Até mesmo os gestores de RH mais inexperientes do mercado conhecem a importância de se ter um planejamento estratégico detalhado. De modo geral, eles entendem a necessidade de coordenar um plano de ações para alcançar os objetivos esperados. Porém, na hora de fazer tudo isso acontecer, a maioria se perde, pois não adota um modelo adequado, como a metodologia OKR.
Afinal, saber o que precisa ser feito e aonde se quer chegar formam apenas a primeira parte do quebra-cabeças característico da gestão de uma empresa. A segunda, muito mais complexa, está ligada ao modo usado para colocar o negócio na direção dos seus objetivos.
Hoje, vamos mostrar que existe um jeito eficiente de fazer com que um negócio se desenvolva de maneira contínua e tranquila. Acompanhe!
O que é a metodologia OKR e como ela funciona?
Concebida por Andrew Grove, que já foi CEO da Intel, o famoso método OKR vem do inglês Objectives and Key Results. Em uma tradução simplificada e direta para o português, podemos chamá-lo de Objetivos e Resultados-Chave. Na prática, o método ajuda a separar o alvo principal das metas necessárias (resultados-chave) para atingi-lo.
Como ela funciona?
De fato, a nomenclatura serve apenas como referência e está longe de ser o ponto que realmente importa. O que deve mesmo chamar sua atenção é a ciência de que o OKR constitui um dos pilares de transformação (há vários, como uso de sistemas de gestão financeira) de organizações de diferentes portes.
Quer um exemplo? Sem dúvida, o mais emblemático deles é o Google, um negócio que começou como um singelo site de buscas. Já há algum tempo, trata-se de uma das empresas mais bem-sucedidas do planeta e, além disso, atuante em segmentos variados.
O Android e o Google Chrome, que consistem, respectivamente, no sistema operacional e no navegador mais usados do mundo, são provas disso. O papel do OKR nessa trajetória de expansão e diversificação é significativo e pode ser aplicado aí mesmo na sua empresa.
Isso acontece porque o método parte de um objetivo principal e o divide em objetivos secundários, que nada mais são do que os “resultados-chave”. Para simplificar, basta associá-los às chamadas “minimetas”.
Se a ideia é ampliar o faturamento, por exemplo, é preciso pensar nas etapas que precedem o resultado final almejado, como:
- aumentar em 50% o volume de clientes realmente potenciais para o negócio;
- dobrar as vendas de produtos com maior valor agregado;
- investir uma porcentagem maior dos lucros em treinamentos de pessoas.
Quais benefícios ela proporciona à sua empresa?
A partir do momento em que você coloca a metodologia OKR em prática, não deve demorar muito para usufruir de algumas vantagens. Juntas, elas são determinantes no fortalecimento tanto do RH quanto da empresa, pois a deixam organizada e competitiva — inclusive em cenários complexos.
Agilidade
Com metas de curto prazo, é possível concentrar os esforços na execução de etapas sucessivas, o que proporciona um ganho de dinamismo nas atividades a serem executadas.
Além disso, fica mais fácil e rápido identificar eventuais problemas que possam surgir no meio do caminho. Dessa forma, o gestor consegue avaliar a eficácia dos procedimentos adotados até então e o que pode ser feito para melhorá-los.
Em último caso, não fica descartada a possibilidade de substituir processos. O ponto principal é que as medidas a serem tomadas acontecem em menos tempo. Isso ocorre porque elas compreendem um campo de ação compacto, o que acelera a análise.
Engajamento dos colaboradores
Engajar colaboradores e ter excelentes resultados é o sonho de qualquer gestor. No entanto, isso depende, em primeiro lugar, do grau de identificação de cada colaborador com os objetivos traçados. Soma-se a isso a necessidade de se propor metas viáveis e, portanto, alcançáveis.
Por serem mais simples e rápidos de alcançar, os objetivos secundários funcionam como um dispositivo de estímulo para os membros das equipes. Menos dispersos, eles sabem exatamente o que devem fazer especificamente durante dado período (estipulado para a conquista de cada resultado isolado).
Transparência e autonomia
Como a valorização da autonomia é outra característica relevante da presente metodologia, ela também incentiva a colaboração mútua entre departamentos. Além de melhorar o relacionamento entre as pessoas que trabalham na empresa, o método permite que cada uma delas reconheça a significância do trabalho de todos.
Como utilizar a metodologia OKR na empresa?
A aplicação do OKR na empresa é relativamente simples, desde que você siga algumas orientações básicas. Apresentamos as principais delas a seguir.
Defina metas específicas
A intenção da ferramenta de gestão consiste em limpar o caminho a ser percorrido até um dado objetivo final. Logo, os passos tomados nessa direção precisam ser incorporados a metas específicas e de fácil entendimento.
Construa os objetivos em conjunto com as equipes
Em vez de simplesmente repassar objetivos, cada gestor deve reunir-se com suas respectivas equipes, a fim de traçar metas de modo conjunto. Nesse sentido, é fundamental envolver todo mundo na concepção das etapas a serem realizadas para a conquista de algo maior.
Tecnicamente, é aconselhável que os gestores definam cerca de 40% das metas, deixando que as equipes participem da elaboração da porcentagem restante.
Determine ciclos curtos
Outro aspecto essencial se refere aos prazos, que devem ser breves. Lembre-se de que o OKR tem a finalidade de otimizar a eficácia dos processos. Portanto, alvos longos devem ser trocados por ciclos trimestrais — ou intervalos ainda menores, se for o caso.
Mantenha plena transparência quanto ao desdobramento das metas
Igualmente importante é garantir que os resultados parciais das metas estejam acessíveis às equipes. Todas as pessoas participantes precisam atualizar-se quanto ao que já foi finalizado e ao que falta ser concluído.
Acompanhe os resultados de perto
Prática constante de qualquer gestão estratégica e exemplar, o monitoramento das atividades em andamento permanece com a adoção da metodologia OKR. Como sempre, o intuito cumpre o propósito de confirmar se as atividades realizadas exibem a consistência exigida para respeitar os prazos previamente estabelecidos.
Vale ainda destacar que você deve distanciar-se dos erros mais comuns relacionados aos OKRs:
- confundir resultados-chave com listas de tarefas;
- exagerar na quantidade de metas por objetivo — não devem passar de 5;
- estabelecer intervalos longos para a concretização de cada objetivo contemplado pelo OKR;
- deixar de acompanhar o processo.
Como você pôde ver, a metodologia OKR aprimora a gestão de pessoas e ajuda a planejar a busca dos objetivos da empresa de uma forma muito mais organizada e realizável. Ao privilegiar a concretização de todo o processo em etapas, o método facilita a própria definição das tarefas requeridas para o cumprimento de cada meta.
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