Se você é gestor de pessoas, deve saber o poder que há em todas as ações praticadas. Assim como as boas práticas de Gestão de Pessoas são poderosas, a metologia aplicada no coaching podem auxiliar o desenvolvimento profissional individual com foco em melhor performance e por consequência melhorar os resultados da empresa.
Tenho formação nas duas áreas, RH e Coach, e posso lhes afirmar que quando aplicados juntos, o coaching e a gestão de pessoas têm o poder de acelerar e otimizar os resultados individuais e grupais com foco em propiciar a esses colaboradores experiências que o ajudarão a entender e realizar metas.
Eu te convido a acompanhar esse artigo até o final e não só isso, a aplicar o que falarei aqui com sua equipe. Você poderá me dizer depois se o resultado será surpreendente.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Coaching, o que é e como usar?
A primeira coisa que eu escuto sempre quando ministro alguma palestra sobre o assunto é, qualquer pessoa pode ser coach? A resposta é simples, sim! Qualquer pessoa pode ser, desde que tenha feito a formação para que aprenda os processos de coaching. O nome vem do termo em inglês que quer dizer, na tradução literal da palavra, treinador.
Embora o termo tenha se tornado mais conhecido há poucos anos, o a história do coaching tem um pouco mais de tempo do que o que achávamos, na idade média, essa palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram responsáveis em conduzir as carruagens (coche) até seu local de destino.
Conceito coaching
Já o conceito de coaching mais próximo do que conhecemos surgiu por volta de 1830 na universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que tinha como objetivo auxiliar o aluno na preparação para o exame de uma determinada matéria.
Atualmente utilizamos esse conceito quando um profissional, denominado coach, ajuda ao coachees, por meio de perguntas poderosas, a atingir suas metas. Os objetivos dos clientes atendidos nas sessões de coaching podem ser dos mais diversos, pois quem define a meta que quer ser trabalhada é o coachee.
O coaching tem por finalidade geral levar o coachee de um estado atual insatisfatório para o seu estado desejado por meio de sessão, geralmente 10, nas quais o coach aplica determinadas ferramentas de coaching.
Gestão de pessoas, a visão geral da área
A definição desse termo se refere quando utilizamos recursos que viabilizem a administração de recursos humanos, através de um conjunto de habilidades e métodos, técnicas e práticas definidas com os critérios necessários, sempre com o objetivo de valorizar o capital humano e gerir com habilidade os comportamentos internos e alocar competência adequadas as funções necessárias.
O processo de gestão de pessoas vai além da seleção de pessoas ou de qualquer outro subsistema de RH.
A gestão de pessoas envolve expectativas, estratégias, engajamento com o mesmo objetivo, propiciar aos colaboradores das organizações o desenvolvimento contínuo e o orgulho de pertencer, de enxergar valor no trabalho que desempenham.
Coaching e gestão de pessoas
Podemos utilizar o processo de coaching na gestão de pessoas de duas maneiras:
- Pode ser realizada através de um coach profissional que por meio de sessões individuais ou grupais, poderá trabalhar metas e competências essenciais ao desenvolvimento daquele profissional;
- A outra forma é por meio da aplicação de metodologias de coaching dentro da própria organização, pelos gestores de recursos humanos, com a ajuda ou não dos demais líderes da organização.
O Coaching ajuda no engajamento
Além disso, os colaboradores, auxiliados por um coach, aumentarão o seu autoconhecimento, de forma a compreender melhor quais são os seus pontos fortes, que devem ser otimizados no dia a dia de trabalho e também quais são os seus pontos fracos, que devem ser minimizados.
Alinhar as expectativas com a cultura da empresa
Sabe outro ponto importante que acontece com a utilização do coaching? Como os colaboradores que participam serão trabalhados para o seu auto desenvolvimento, existirá um aumento do alinhamento das expectativas individuais com a cultura organizacional da empresa.
Esse alinhamento faz toda a diferença em algo que pouco vemos acontecer. Se fizermos um teste ou observarmos, em grande parte das empresas vemos uma divisão intersetorial e cada um fazendo o seu trabalho sem o entendimento dos impactos. Alinhar coaching com gestão de pessoas trará uma maior sintonia com a missão, visão e valores da empresa.
É importante ressaltar, também, que funcionários que são auxiliados por metodologias de coaching tendem a melhorar muito o seu relacionamento interpessoal.
À medida que os colaboradores passam por sessões ou por aplicações de coaching pelos seus líderes, eles aumentam o seu poder de empatia, de compreensão e de tolerância em relação aos erros e limitações dos seus colegas de trabalho.
Utilizando perguntas poderosas
O Coaching tem como princípio fundamental de que cada um é especialista nele mesmo e todos têm as respostas e soluções para os próprios problemas dentro de si mesmos.
O papel do coach é fazer com que esse coachee tenha insights e consiga acessar as respostas dentro de si mesmo. Então, saber perguntar é fundamental para que o líder extraia o melhor de sua equipe. E isso pode ser experimentado no processo de coaching.
Utilizar as perguntas certas tem o objetivo de “colocar” o liderado na posição de protagonista, fazendo-o assumir a responsabilidade e as consequências de suas decisões e escolhas.
Como essa abordagem ajuda?
- Faz com que o colaborador que participa tenha insights de coisas importantes;
- Faz com que a pessoa seja protagonista na busca por soluções;
- Possibilita que cada um tenha suas próprias verdades;
- Direciona o foco para o futuro, o que precisa ser refeito, e não no passado;
- Ajuda na postura onde quem passa pelo processo saia da posição de “vitima” das circunstâncias e adote a postura de “senhor de seu destino”.
Quais são as perguntas poderosas?
- O que você poderá fazer, de diferente, da próxima vez, para obter melhores resultados?
- O que você quer, realmente, com este comportamento/ação?
- O que você poderia fazer, ao invés disto?
- Quais são as perdas e ganhos que você terá, tomando esta decisão?
- Que outras opções você tem?
- O que depende, exclusivamente, de você, neste processo?
- O que te impede de tomar esta atitude, agora?
- O que você pode fazer, imediatamente, para aproximar-se do seu objetivo?
Coaching é fundamental
Então, que tal buscar conhecer mais sobre esse tema e como ele pode te ajudar em sua empresa? Nos vemos no próximo artigo. Enquanto isso aproveite para saber mais sobre Hard Skill e Soft Skill.