Autora do artigo: Marta Chaves – Coordenadora Acadêmica na Processa Contabilidade.
Vamos começar compreendo o que é Pesquisa Científica. A pesquisa científica é a forma prática de produzir conhecimento, devido estar direcionada a atender as necessidades de informações da sociedade em suas mais diversas esferas, cultural, política, econômica, ambiental, filosófica e sociológica.
Quando se refere a pesquisa realizada dentro das Instituições de Ensino Superior por acadêmicos, conhecida como Pesquisa Acadêmica, tem como propósito provocar no estudante seu interesse pela investigação científica e desenvolver seu senso crítico e analítico através de todo o processo da pesquisa, desde a concepção do projeto até o desenvolvimento de um artigo ou monografia.
Conforme Campoy (2018 p.34) em seu livro Metodología de La Investigación Científica. “O que distingue a pesquisa científica de outras formas de conhecimento é o modo de proceder e o tipo de conhecimento buscado. O procedimento de ação utilizado na pesquisa científica é o método científico.”
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
8 elementos para a estrutura de pesquisa
A pesquisa é como a construção de uma casa, precisa de um alicerce bem estruturado para dar sustentação as teorias e os resultados em que embasam a investigação científica. Para alicerçar esta estrutura, precisamos de 8 elementos: Tema; Delimitação do Tema; Problemática; Hipótese; Objetivo Geral; Objetivos específicos; Justificativa e os Procedimentos Metodológicos.
Vamos começar esta série de postagens falando do Tema e Delimitação do Tema.
Cenário da Pesquisa
Quando estamos iniciando um processo de desenvolvimento de pesquisa, temos que criar em nossa mente o que eu chamo de Cenário da Pesquisa, ou seja, pensar a área que queremos nos debruçar para realizar a revisão da literatura, os dados a serem coletados e resultados a serem apresentados.
Precisamos abordar uma área de conhecimento e já direcionar para dentro daquela área qual assunto especificamente queremos abordar. Se há um período temporal a ser abordado, um segmento em particular e já ter em mente onde encontrar as informações necessárias para a construção da pesquisa.
A primeira coisa que você deve saber sobre a concepção de um tema é seguir as regras abaixo:
Escolha do tema
A escolha do tema é do estudante em comum acordo com o orientador. Lembre-se, o real pesquisador no processo de investigação é o orientando.
Gosto técnico e literário
O pesquisador deve escolher um tema que seja de seu gosto técnico e literário, afinal, terá que ler bastante sobre ele durante um bom período. Estas leituras e coleta de informações deve ser prazerosa, para que possa tirar o máximo de teorias e resultados para a pesquisa.
Conhecimento prático
Se possível, alinhar o gosto pela área temática ao conhecimento prático, desta forma o pesquisador tem um domínio completo da pesquisa, ao buscar a base teórica aplicada na prática, corroborando todos os dados coletados e os resultados encontrados pela pesquisa.
Artigos já publicados
Antes de iniciar a caminhada da pesquisa busque em revistas técnicas, acadêmicas, periódicos e no google acadêmico, artigos já publicados na temática escolhida. Leia o artigo e faça um fichamento destacando o tema, delimitação do tema, problema, hipótese, objetivo geral e específicos, justificativa e metodologia. Pode fazer isto utilizando uma planilha que servirá como material para o desenvolvimento da pesquisa.
Todo tema é relevante
ATENÇÃO! Todo tema é relevante, importante e pode ser pesquisado, o que vai definir seu grau de contribuição acadêmica para a sociedade é como ele será aplicado, ou seja, a Delimitação do Tema.
A pesquisa precisa estar alinhada aos conhecimentos e vivências adquiridos durante a sua formação acadêmica. Você pode trabalhar qualquer tema, desde que este tenha inferência a áreas de conhecimento de sua formação.
Delimitação do tema
Estabeleça a partir da escolha do tema, a conexão com a área de concentração, a linha de pesquisa, as disciplinas e a bibliografia do programa e os marcos teóricos desenvolvidos ao longo do curso.
Para definir a Delimitação do Tema, sabendo que esta é um recorte do tema, deve-se ter atenção na conexão com a linha de pesquisa escolhida. Escolha um assunto que seja plausível e objetivo, que você tenha acesso as informações e dados necessários para a construção da pesquisa.
Defina o período
Escolha em que período sobre esse tema você irá focar. É hora de determinar período e o tempo em que irá pesquisar. Pegue um assunto e vá diminuindo-o até chegar a um ponto que seja possível pesquisar e trabalhar nele, todos os mínimos detalhes.
Imagine a seguinte situação: Você quer escrever sobre “Sustentabilidade”, porém ao pesquisar sobre este tema temos um compêndio de assuntos que o cercam: Desenvolvimento Sustentável; Gestão Sustentável; Riscos e Vulnerabilidade Socioambientais; Educação Ambiental; Contabilidade Ambiental e etc.
Então, se você se propõe a pesquisar sobre Sustentabilidade, você precisa abordar todos os aspectos inerentes ao tema, ou seja, dá para escrever uma coletânea.
Seja para uma pesquisa que dê origem a uma monografia ou trabalho de conclusão de curso-TCC que possuem um número máximo de paginas a serem utilizadas, se faz necessário escolher um assunto.
Exemplo prático
Tema: Sustentabilidade
Delimitação do Tema: Análise de Sustentabilidade Ambiental no município de Trairi-Ceará com a implantação dos parques de energia eólica no período de 2015 a 2018.
Perceba que além de escolher o assunto, defini o local da pesquisa, segmento e período.
Principais fontes de pesquisa científica
Busque fazer pesquisa no Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes em artigos, dissertações e teses que abordem o tema. É importante fazer um levantamento das referências bibliográficas utilizadas que ajudaram a construir as suas referências. Você precisará delas para finalizar a apresentação da sua pesquisa.
Cuidado com alguns temas
Procure fugir de temas que sejam subjetivos. Sempre que se propõe a falar em “IMPORTÂNCIA”, fico resistente, pois uma certa vez em uma banca de defesa, vi um examinador discordar com a autora sobre a “importância” que ela queria evidenciar.
Ele não conseguia na visão de examinador, ter a mesma percepção da “importância” que os pesquisadores tinham. Sempre oriento a não abordar esta temática, pois gera conflito de opiniões.
Você quer saber mais sobre como fazer uma pesquisa? Conheça meu LinkedIn e tire suas dúvidas, prometo que assim que for possível irei responder.
Aproveite e leia também esse artigo sobre os principais erros de português e saiba como evitá-los!