O Governo Federal liberou, nesta quinta-feira (28), a ferramenta “eSocialBX” que possibilita o empregador recuperar arquivos já enviados ao eSocial. A liberação dessa nova ferramenta veio facilitar a vida dos empregadores em seus sistemas de folha na recuperação de dados.
O que é o eSocialBX e para que serve?
O eSocialBX é uma ferramenta que tem por objetivo baixar alguns arquivos enviados ao eSocial, recuperando os dados e facilitando a sincronização de informações registradas em seu sistema de folha e o ambiente do eSocial.
Como recuperar arquivos já envidados ao e Social?
Essa solicitação deve ser feita diretamente do seu sistema de folha de pagamento. Para isso, basta que a empresa tenha o número do recibo ou mesmo o número identificador do arquivo que deseja recuperar.
Com o eSocialBX, tenho a possibilidade de baixar o backup da empresa a partir do eSocial?
Não! A ideia é que a empresa possa recuperar apenas alguns arquivos do ambiente nacional e recepcioná-los direto ao seu sistema de folha. Ou seja, não é possível recuperar toda a base de dados da sua empresa como ocorre, normalmente, na restauração dos backups.
Exemplo: A empresa perdeu a informação de determinado empregado no sistema de folha. O que fazer?
Neste caso, não há necessidade de cadastrar o trabalhador novamente. Basta baixar o arquivo da admissão do trabalhador por meio da solicitação que é realizada pelo seu sistema.
Enviei informações direto no eSocial Web Geral. Posso baixá-los para meu sistema de folha?
Sim. Se a empresa entrou em produção utilizando o eSocial Web Geral, e quer passar a utilizar um software, basta recuperar os arquivos já enviados e sincroniza-los com o sistema de folha.
Posso baixar os arquivos a qualquer momento?
Não. Os arquivos não poderão ser recuperados apenas entre os dias 1 e 7 de cada mês.
Mais de um empregador pode baixar os mesmos arquivos?
Cada empregador só pode baixar um arquivo por vez e realizar, no máximo, 10 solicitações por dia, com retorno dos 50 primeiros solicitados que atendam ao filtro informado em cada solicitação.
Vale lembrar que, antes de baixar os dados, a empresa pode realizar uma pesquisa dos arquivos que deseja recuperar em seu sistema, porém a pesquisa se restringe ao período máximo de 31 dias.