Manter o foco é uma prioridade vital para o sucesso de qualquer profissional, tanto no início quanto ao longo da sua carreira.
Mas, essa tarefa não é realizada tão facilmente. Nós, por mais que sejamos racionais, não temos a tendência em manter o foco por muito tempo, principalmente quando estamos sobrecarregado com distrações diárias e vários projetos que nos exige muita atenção.
Todo tempo há possíveis distrações, imprevistos e incêndios para apagar. No início da carreira profissional não é nada fácil se adaptar com isso.
Agora, queria te fazer duas perguntas: quando foi a última vez que você teve um dia de trabalho focado, daquele que ao fim do expediente você tem a sensação que o dia foi produtivo? Qual dia você desejou ter mais duas horas para conseguir realizar todas as atividades?
5 dicas para manter o foco
Um dos princípios para conseguir ter sucesso no mercado profissional é a capacidade de manter o foco no resultado. Hoje, vou te dar cinco dicas que vão te ajudar a manter o foco em diversas situações. Vamos lá?
1. Autodisciplina
Pensar como um atleta ajuda muito, pois a autodisciplina é uma característica muito comum em pessoas que têm uma carreira de sucesso.
É fácil respeitar prazos e atingir melhores resultados, não porque são gênios, mas porque tem uma organização acima da média.
2. Concentração
Seja um exemplo e esteja por inteiro nas tarefas do dia a dia. Quando fazemos várias atividades ao mesmo tempo, ás vezes não as realizamos com a qualidade necessária.
Não acumule projetos, pois há uma grande chance de você não conseguir terminá-los. Hoje, vivemos em um mundo dominado pelo sentimento de urgência.
Estabeleça limites e aprenda a diferenciar o que é prioridade do que é urgente. Com isso, você vai conseguir aumentar sua produtividade, além de estimular o seu desenvolvimento profissional.
Para você ser bem sucedido no mercado é preciso ter prioridades bem estabelecidas. Concentração no que se quer e ação para atingir os seus objetivos.
E vença etapas, degrau por degrau. Com uma base bem construída fica muito mais fácil alcançar os seus objetivos e se desenvolver profissionalmente.
3. Complete o Ciclo
Toda atividade conta com começo, meio e fim, procure planejar mentalmente essas etapas.
Um profissional de sucesso, sem dúvida, tem em mente todo o ciclo para não gerar procrastinação, concluindo toda a atividade antes de iniciar outras, principalmente quando estas demandam mais tempo.
4. Gestão do Tempo
Mensure suas demandas de acordo com sua carga horária de trabalho, assim você começa a entender melhor o que é prioridade e o que é urgente.
Temos a intuição de nomear todas as atividades como “urgência” ou não saber diferenciar o que realmente é prioridade. Não se esqueça que as atividades de rotina são tão importantes quanto as atividades pontuais.
5. Resiliência
No inicio da carreira, as dificuldades para conseguir a primeira oportunidade são inúmeras, mas não pense que isso vai acabar quando você tiver mais experiência de mercado. Os desafios ficam ainda maiores e são eles que constróem um bom profissional.
Mas, não se preocupe! Isso tende a ser muito espontâneo. A cada degrau que você subir vão te exigir mais capacitação e inovação nos processos.
Tenha sede de conhecimento e além disso, seja flexível, no mercado atual as empresas tem a dificuldade de encontrar profissionais que vistam a camisa da empresa de verdade. Então, se você se permitir ter esse sentimento de dono do negócio isso te diferenciará dos demais e ficará mais claro a importância que você dá para a empresa onde trabalha.
Então, espero ter te ajudado com essas dicas. Melhor que consumir esse conhecimento é colocá-lo em prática. Fique de olho no nosso blog, pois teremos mais conteúdos voltados para o início da carreira profissional.
Se ficou alguma dúvida não deixe de escrever nos nossos comentários. Até mais!