Fortes Fiscal

Trabalha com revenda de veículos usados? Veja como fazer a apuração dos tributos

Trabalha com revenda de veículos usados? Veja como fazer a apuração dos tributos 1
Escrito por Sherman Alcantara
Atualizado em: 14/07/2017 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

A revenda de veículos usados possui uma sistemática diferenciada para apuração dos tributos, onde para determinação da base de cálculo, será computada a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado foi alienado, constante da Nota Fiscal de Venda, e o seu custo de aquisição, constante da Nota Fiscal de Entrada.

O mesmo entendimento encontra-se previsto no artigo 10, § 5º, da Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de novembro de 2.002.

Como exemplo do que determina a legislação, o PIS e a COFINS nas operações de veículos usados, serão calculadas à alíquota 0,65% e 3,0% (regime cumulativo obrigatório) sobre a diferença entre a compra e a venda:

  • Compra: 30.000,00
  • Venda: 35.000,00
  • Base: 5.000,00
  • PIS 5.000,00 x 0,65% = 32,50 (Valor do PIS)
  • COFINS 5.000,00 X 3% = 150,00 (Valor da COFINS)

 

E no Fortes Fiscal, como funciona?

No sistema, acesse o menu de cadastros – empresas e basta editar a empresa. No estabelecimento, marque a opção de “Revendedor de Veículos Usados” como mostra a imagem a seguir:

Trabalha com revenda de veículos usados? Veja como fazer a apuração dos tributos 2

Em seguida, ainda no menu de cadastros, acesse o cadastro de produtos onde será habilitado um campo para que seja informado o custo de aquisição do veículo:

Trabalha com revenda de veículos usados? Veja como fazer a apuração dos tributos 3

Após informado o custo no item no lançamento da nota fiscal, o sistema fará o cálculo do tributo com base no valor de venda menos o custo de aquisição. Veja na imagem abaixo:

Trabalha com revenda de veículos usados? Veja como fazer a apuração dos tributos 4

É simples e fácil. Gostou da dica? Acompanhe nosso blog e esteja sempre atualizado. Se precisar de alguma ajuda, conte com o nosso suporte.

Sobre o autor

Sherman Alcantara

Formado em Contabilidade e Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Foi Analista fiscal na empresa Gênesis Contabilidade. Atualmente é Consultor Técnico da Fortes Tecnologia, onde há mais de 5 anos ministra treinamentos sobre o Tema SPED Contribuições em parceria com o CRCCE.

1 comentário

Deixar comentário.

Compartilhar