Fortes Pessoal

Tipos de afastamentos no eSocial: como fazer as adequações do cadastro?

Tipos de afastamentos no eSocial: como fazer as adequações do cadastro? 1
Atualizado em: 02/01/2019 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Os variados tipos de afastamentos no eSocial tem trazido uma série de dúvidas entre os que precisam enviar esses dados a nova obrigação.

Atualmente, os motivos de afastamentos como licença doença, acidente de trabalho, entre outros, são definidos de acordo com as parametrizações do SEFIP e HomologNet. Entretanto, com a implantação do eSocial será necessária a utilização da tabela definida pelo eSocial.

Como vai funcionar no Fortes Pessoal?

Logo, no Fortes Pessoal teremos também, a tabela de afastamentos padronizada pelo eSocial, no cadastro de Tipos de Licenças/Afastamentos. Acompanhe:

Menu Cadastros>Tipos de Licença/Afastamentos

afatsamento2

 

Pontos importantes

No momento da atualização do Fortes Pessoal, todos os tipos de afastamentos existentes (Tabela Padrão), terão o campo “Código de Motivo de Licença/Afastamento eSocial” preenchido automaticamente, de acordo os códigos de movimentação GFIP/HomologNet, como mostra o exemplo a cima.

Lembrando que os tipos de afastamentos criados pelo o usuário também terão o código de afastamento do eSocial sugerido pelo Fortes Pessoal, com exceção dos afastamentos com o código de movimentação Y (Código de Movimentação GFIP). Estes deverão ser atualizados pelo usuário.

Temos ainda a opção de “Transmitir para o eSocial” que virá marcada em todos os afastamentos de forma automática. 

afatsamento22

 

E não esqueça! É suma importância a conferência do cadastro de todos os tipos de licença/afastamento para o correto envio para o eSocial.

Curtiu nosso conteúdo? Somos referência no mercado e se precisar de ajuda para otimizar os resultados na sua empresa, você pode contar com a gente. Pense grande e solicite uma proposta comercial!

 

Sobre o autor

Patrícia Capistrano

Há 14 anos na área trabalhista, atualmente como Consultora de Relacionamento da Fortes Tecnologia, membro da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas às Áreas Trabalhistas e Previdenciária do CRC-CE, graduanda em Direito pela FANOR. Atuou como consultora e coordenadora no suporte de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia. É instrutora e palestrante do Programa de Apoio ao Estudante (PAE); Fortes na Prática (FNP); professora da Fortes Treinamentos e Simples Treinamentos com cursos voltados para área trabalhista e atualmente é destaque com palestras sobre eSocial e Reforma Trabalhista em diversas regiões do País.

Deixar comentário.

Compartilhar