Sucesso profissional: existe segredo?

Sucesso profissional: existe segredo?
4 minutos de leitura

Neste dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, muitos se questionam sobre o que é sucesso profissional e como obtê-lo.

Pensando nisso, vou compartilhar um pouco da minha história profissional e tentar ajudá-lo com a tão sonhada realização profissional a partir da minha experiência. 

Como muitos brasileiros, vim da periferia da minha cidade e vivenciei muitas privações, inclusive, da falta de alimentos. Além disso, a violência também estava presente ali. Vi muitas coisas acontecerem e o sentimento era de total impotência.

Depois de muita perseverança e alguns vários percalços, aqui estou com 13 anos de experiência profissional, atuando como palestrante, autora de diversos artigos voltados para área trabalhista, entre outras atividades. E, claro, não pretendo parar por aqui!

Pensando em como poderia ajudar outras pessoas, preparei algumas dicas que aprendi vivenciando cada experiência positiva e negativa durante essa jornada que ainda não terminou. A sua caminhada não precisa ser longa se conseguir captar algumas das minhas dicas. Veja só:

Afinal de contas, o que é o sucesso profissional?

Antes de tudo, você precisa identificar o que realmente deseja, mas você não precisa, necessariamente, ter um plano traçado, porém um objetivo básico a ser atingido. Pode começar pensando no que gosta de fazer.

O sucesso profissional não está ligado a uma posição hierárquica superior e não só a estabilidade financeira, mas ao seu nível de felicidade e realização com o trabalho que desempenha.

Seu desejo é ser um grande executivo de empresa? Ou sua felicidade está em cuidar de pessoas com dedicação, trabalhando como enfermeiro?

Sempre tenha em mente: o que te traz satisfação? Minha mãe costumava dizer que seu sonho era ver a filha trabalhando na caneta. Esse era o seu desejo e motivo de felicidade. Mas, ela jamais poderia imaginar que eu iria além.

“O mercado de trabalho é feroz e não se satisfaz apenas com diplomas e experiência.”

Após refletir sobre o que deseja, é preciso ter em mente que, provavelmente, não será tão fácil conquistar seus objetivos. Se você deseja voar mais alto, precisa estar preparado!

Não se engane! No atual cenário, um diploma ou apenas experiência não são suficientes. Pense no que seria um diferencial e não esqueça de ter um bom relacionamento com pessoas que trabalham com você. Isso é fundamental, acredite! Esteja sempre curioso, disposto a descobrir e aprender coisas novas. Mostre empatia!

Crie oportunidades

As oportunidades, quando surgem, precisam ser aproveitadas, porém você também pode criar muitas delas. Afinal, só você sabe do seu objetivo, portanto, trilhe para chegar lá!

A Fortes Tecnologia, por exemplo, abriu-me muitas portas. Porém, antes de chegar às experiências que tenho atualmente, vivi um dia de cada vez, variando de emprego e passando por muitos constrangimentos e assédios.

Diante de tudo isso, fiz uma reflexão: “não tenho experiência e nem formação alguma. Então, vou me oferecer para trabalhar voluntariamente”. E foi isso mesmo que fiz.

Tinha de me reportar a um estagiário, mas dessa forma iria adquirir experiência que, naquela ocasião, já era um bom começo. Então, mantive meu foco como uma prioridade vital para o sucesso profissional.

Se disponibilize! Aprender coisas novas é fundamental

Veja que criei a oportunidade, pois na ocasião trabalhei com o sistema da Fortes em um escritório de contabilidade e, posteriormente, fui selecionada para trabalhar no suporte da Fortes Tecnologia.

Logo que entrei para a Fortes, no início da minha vida profissional, sempre tive o hábito de observar onde eu poderia contribuir, inclusive, em outros setores. Sempre me disponibilizava para outras atividades, pois tinha sede em aprender! 

Apesar de trabalhar no suporte ao cliente, procurava estar envolvida com nos setores do marketing, comercial, treinamentos, desenvolvimento, entre outros. A partir daí, outras oportunidades sugiram como dar treinamento para as equipes do suporte, clientes, vídeo aulas e assim por diante.

Valorize as oportunidades e as pessoas

Se a oportunidade surgiu, abrace-a! Você nunca saberá se vai dar certo, se não tentar. Se não der certo, você vai saber que cumpriu a sua missão de pelo menos ter tentado.

Lembre-se que, apesar de tudo isso, as pessoas podem contribuir para o seu sucesso. Por isso, ter respeito e carinho, desde o diretor à equipe de serviços gerais é primordial. Todos tem sua relevância, experiência e algo a contribuir.

Seja disciplinado e não confunda amizade com liberdade

Um erro muito comum em pessoas que se sentem frustradas profissionalmente é achar que amizade resolve todos os problemas. Seu chefe é seu parente ou seu melhor amigo? Então é necessário administrar essa situação e provar ainda mais sua imparcialidade.

Por isso, não se aproveite dessa relação para chegar atrasado no trabalho, faltar sem justificativa, apenas confiando nas pessoas que conhecem da empresa. Por achar que esse é um “atalho” para o seu caminho, na verdade é extremamente prejudicial para quem deseja ter sucesso.

E vou além! O seu nível de profissionalismo, quando trabalha com alguém que tenha vínculo pessoal, deve ser ainda mais elevado do que qualquer outra pessoa para que justifique sua posição.

Compartilhe conhecimento

Não tenha medo de compartilhar seu conhecimento e experiências. Compartilhar conhecimento é a melhor forma de aprender e se manter atualizado, além de ajudar outras pessoas que precisam também de oportunidades.

Temos, por exemplo, alguns conceitos e tendências para o futuro do profissional da contabilidade

Acredite em você mesmo

Se você não acreditar em si mesmo, ninguém mais vai. Durante a minha jornada na busca do meu lugar ao mundo corporativo, percebi que cometi um grande erro – mesmo com muita sede de aprender e muita dedicação: tinha medo de ingressar em um curso superior.

Pensava, erroneamente, que não teria capacidade por ter deficiências de aprendizagem oriundas da má qualidade do ensino público. Demorei um tempo para entender que eu estava errada.

Se poder dar uma dica fundamental, seria essa: para chegar ao seu objetivo profissional, cave suas oportunidades e adquira ainda mais conhecimento. Prove que é “expert” e que domina o assunto que deseja.

Boa sorte e tenha o sucesso que você deseja

A ideia com esse artigo foi ajudar você a se encontrar e não, necessariamente, apresentar um método com metas e planos para o sucesso. Saiba que ter estratégias traçadas é extremamente importante.  

Agora é com você! Tenha sonhos, motive-se, busque conhecimento e vá a luta, pois seu sucesso profissional só depende de você.

Boa sorte!

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Super Kit Financeiro
ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!