Gestão contábil

SPED Contábil 2020: novo prazo de entrega da ECD

fortes-tecnologia-sped-contabil-2020
Escrito por Eliane César
Publicado em: 28/05/2020 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Você está por dentro das novidades do SPED Contábil 2020? Já ficou sabendo que o prazo da entrega da ECD mudou? Se você ainda não sabia dessa mudança ou ainda tem dúvidas sobre o que é a ECD, continue lendo para entender melhor.

A ECD (Escrituração Contábil Digital) surgiu como um projeto do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) no ano de 2008, relativo à entrega de informações contábeis por algumas empresas, e hoje substitui a escrituração em papel transmitida ao Fisco por todas as sociedades empresárias tributadas. 

Apesar de ser uma obrigação existente a mais de 10 anos, ainda assim ainda gera muitas dúvidas. Isso ocorre porque a cada ano a Receita Federal implementa atualizações no leiaute do arquivo, com novas regras e validações, o que tende a gerar muitas dúvidas na hora da entrega.

Série de conteúdos sobre SPED Contábil

Por acompanhar os contadores e empresas nesse momento de entrega de SPED Contábil há mais de 10 anos, percebi que as dificuldades continuam a existir, por isso, pensei em fazer uma série de posts para ajudar ainda mais na compreensão do assunto.

Então, se você ainda tem dúvidas sobre a obrigatoriedade do ano-calendário 2019 e a entrega 2020, confira daqui pra frente os nossos conteúdos sobre o tema, basta continuar acompanhando nosso blog.

Para começar a nossa série de posts sobre o SPED Contábil 2020, vamos falar sobre a data de entrega.

Você sabia que o prazo de entrega da obrigação acessória ECD mudou?

O prazo de entrega para a ECD ano-base 2019, estava previsto para encerrar na sexta-feira, dia 29 de maio de 2020. No entanto, tivemos no dia 12/05/2020 a publicação da IN RFB nº 1.950/2020, prorrogando o prazo de entrega para o último dia útil do mês de julho, ou seja dia 31 de julho de 2020.

Vale destacar, que fica prorrogado, em caráter excepcional, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial da pessoa jurídica.

Em meio ao novo cenário, a prorrogação do prazo, traz mais tempo para sua empresa ou escritório contábil se preparar para a entrega. Mas, não deixe para se organizar na última hora. Principalmente porque tivemos outras prorrogações de obrigações e o planejamento das entregas nesse momento é fundamental.

Não perca os prazos do SPED Contábil 2020

Apesar de contar com uma janela de tempo considerável, é fundamental entender que a ECD é uma obrigação acessória que requer muita atenção ao envolver muitos detalhes, e portanto, pode ser considerada bem trabalhosa, pois envolve inúmeros fatores. 

Por enquanto apenas o prazo da ECD foi prorrogado, ainda não existe publicação oficial sobre a alteração no prazo da ECF 2020, mas vamos acompanhar e manteremos nossas comunicações atualizadas.

Configurando no sistema Fortes Contábil

O Fortes Contábil é um dos módulos da solução completa da Fortes Tecnologias para os escritórios contábeis, o Total Contador.

Para entender como é feita a configuração para geração da ECD no Fortes Contábil, fizemos um vídeo explicativo e prático. Confira!

Gerando a ECD no Fortes Contábil

Agora se você já fez a configuração, mas ainda tem dúvidas de como gerar a ECD no Fortes Contábil. Não tem problema! Também fizemos um vídeo que vai te ajudar nessa tarefa. Confira!

Espero que este post tenha lhe ajudado a se informar mais sobre a ECD (Escrituração Contábil Digital). Tem outras dúvidas diferentes sobre o SPED Contábil 2020? Deixe nos comentários para que nós da Fortes Tecnologia, possamos fazer outros conteúdos para você!

Até mais!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Você também vai gostar destes conteúdos
👉 O que é ECF? Esclareça as principais dúvidas
👉 SPED ECD e SPED ECF: quais as diferenças?

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

Deixar comentário.

Compartilhar