Software na universidade: mais capacitação profissional para os alunos

Software na universidade: mais capacitação profissional para os alunos
4 minutos de leitura

As universidades estão cada vez mais promovendo experiências do mercado de trabalho para os seus alunos. As aulas práticas não são mais suficientes para mostrar como a teoria vista na sala de aula é aplicada nas empresas. O software na universidade tem sido aplicado como uma forma de ampliar essa imersão nas corporações. 

Uma das formas de trazer essa experiência é disponibilizando softwares utilizados pelos profissionais, seja na área contábil, fiscal, departamento pessoal e tantos outros. O uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais presente no meio acadêmico e ainda mais nos escritórios.

Como inserir o software na universidade?

Em um mercado de trabalho tão concorrido é necessário proporcionar a vivência real do que os alunos encontrarão em sua rotina profissional. Isso se torna um diferencial das instituições de ensino que utilizam essa prática tornando as aulas mais atraentes e eficazes.

Uma prática bem comum é a parceria entre as empresas de software e as Instituições de Ensino, onde o aplicativo é disponibilizado, de forma gratuita, e  o aluno tem acesso ao sistema com todo o suporte necessário para utilizá-lo. 

Vantagens do uso do software para os alunos

Ao utilizar um software na universidade, o aluno tem a oportunidade de transformar em prática toda sua bagagem teórica, sendo o professor apenas o mediador no processo ensino-aprendizagem. Assim, o aluno pode explorar novas possibilidades de aprendizagem tendo o professor como guia em seu percurso de conhecimento.

Além disso, o seu uso faz com que o aluno saia da faculdade com conhecimento no sistema, facilitando em uma futura entrevista de emprego onde o pré-requisito ou diferencial seja experiência com determinada ferramenta.

Outra vantagem é que os alunos se deparam com problemas comuns nas rotinas dos profissionais e vêem na prática, por exemplo, o que um erro na alimentação de dados pode impactar no setor e até mesmo no planejamento geral de uma empresa.

Como as empresas de desenvolvimento de software podem facilitar essa parceria?

Atualmente, algumas empresas estão investindo em softwares na nuvem, considerado uma grande mudança na vida dos usuários, pois tem como principais benefícios: o acesso de qualquer lugar com conexão a internet, linguagem intuitiva e fácil entendimento do usuário sobre cada campo do sistema. Além disso, como os dados são salvos na nuvem, não há necessidade de backup. 

Ao perceber essa oportunidade dentro das universidades, algumas empresas começaram a disponibilizar gratuitamente a ferramenta em formato web, facilitando a inclusão dessa prática nas instituições de ensino.

Com isso os alunos entrariam no mercado mais preparados e com conhecimento amplo na utilização dos softwares, facilitando sua adequação às rotinas da empresa.

Por parte das universidades é necessário verificar se o software já é conhecido no mercado, e se um grande número de empresas já estão adequadas ao seu uso. E não é só isso, é preciso avaliar a eficácia e vantagens dessa ferramenta na rotina do profissional. Assim, o aluno terá conhecimento e propriedade para sugerir novos sistemas que automatizem ainda mais as atividades na empresa em que forem trabalhar.

Busca de conhecimento na contabilidade

Nos últimos anos, você deve ter reparado o quanto a tecnologia está avançando com seus estudos em robôs, machine learning (maquinas de apredizado), inteligência artificial de todos os tipos e em diversas aplicações. Tanto para contribuir dentro das indústrias, universidades, empresas, escritórios contábeis, entre outros.

Toda esta evolução tecnológica está afetando de forma direta também as profissões, não apenas auxiliando os trabalhadores a desenvolver suas atividades, mas em alguns casos, fazendo o trabalho por eles.

Conhecimento geral que o software levará aos alunos

Além de aprender sobre o funcionamento dos sistemas, os alunos terão a oportunidade de conhecer atividades relevantes e essenciais para se tornarem bons profissionais, como:

  • Segurança das Informações: a perda de arquivos importantes, proteção de dados, vazamento de informações e outros  pontos relacionados a segurança da informação são aspectos importantes que merecem ser abordados dentro da sala de aula. Com a utilização do software, o facilitador poderá abordar esse tema mostrando como a escolha de uma ferramenta com essa característica é extremamente essencial.
  • Diminuição de Retrabalho: entender os motivos que causam o retrabalho e como evitá-lo também é uma forma de capacitação profissional. Um sistema que integra informações também pode ajudar nesse ponto. Um exemplo disso é na área contábil, se uma nota fiscal for utilizada em dois processos diferentes ela não precisará ser lançada duas vezes, caso o software tenha essa integração.
  • Análise de Resultados: os alunos precisam perceber a importância da construção de relatórios e análise de resultados, pelo qual a gerência acompanhará o crescimento da empresa.  Saber extrair esses dados no sistema e qual tipo de análise deve ser feita cria mais um diferencial na preparação para o mercado. 

Como posso trazer a tecnologia para o ensino prático?

De forma geral, essa parceria entre empresas de desenvolvimento de software e instituições de ensino traz inúmeros benefícios, principalmente para o mercado de trabalho, capacitando cada vez mais os alunos ou recém-formados.

Se você é aluno e sua universidade ainda não faz o uso dessa tecnologia, entre em contato com o coordenador do seu curso e mostre a possibilidade e as vantagens que essa ação proporcionará a sua turma e à instituição. 

Imagina ter ser serviço automatizado, completo e na nuvem? Acessar de onde quiser, além de ter todos os seus dados contábeis resguardados no maior banco de dados do mundo. Conheça a solução contábil web que vai facilitar a rotina de serviços.

Quer saber mais sobre características essenciais de um software? Conheça as 7 características essenciais em um software contábil e saiba como gerar ainda mais resultados em seu trabalho.

Espero ter ajudado com esse conteúdo e qualquer dúvida ou sugestão fique a vontade para escrever em nossos comentários.

 

 

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!