Sistema financeiro empresarial: faça o controle de forma eficiente

Sistema financeiro empresarial: faça o controle de forma eficiente
3 minutos de leitura

Sabemos que o coração de uma empresa, por qualquer que seja o seu segmento e matéria prima, é o setor financeiro e ter o devido cuidado com tudo o que envolve as finanças de uma empresa é essencial para garantir sua segurança e competitividade.

É bem comum ver companhias com problemas de controle financeiro e colaboradores sobrecarregados sem ter a possibilidade de desenvolver uma gestão estratégica.

A falta de controles gerenciais e de informações adequadas para lidar com questões de capital de giro não é raro de acontecer nas empresas com grande potencial de crescimento.

Nesse post, vamos te mostrar os benefícios de ter um controle financeiro eficiente, algumas ferramentas que te auxiliarão na transformação da sua empresa.

Por que o controle financeiro empresarial é tão importante?

Através de um bom controle é possível ter uma série de benefícios, como:

1) Organização de processos

Os processos relacionados às finanças e à contabilidade de sua empresa se tornam muito mais eficientes, ágeis e precisos quando automatizados através de um ERP de controle financeiro.

2) Otimização do tempo

A falta de otimização do tempo são um dos principais fatores internos que podem comprometer uma operação comercial, mas infelizmente elas têm que ser consideradas em seu planejamento estratégico, afinal, todos estamos sujeitos a cometer falhas.

3) Aumento da produtividade

O software de gestão financeira permite que outros departamentos da empresa sejam integrados ao mesmo sistema, fazendo com que a produtividade seja elevada de forma significativa e evitando a divergência de informações entre setores.

4) Definição de indicadores estratégicos

Relatórios de desempenho possuem uma participação determinante na hora de tomar decisões estratégicas para a sua empresa. Através de um software de gestão financeira eficiente é possível ter acesso aos resultados que o seu negócio está apresentando em qualquer momento.

5) Informações mais rápidas e fáceis

O sistema de planejamento financeiro permite que você tenha acesso a informações detalhadas sobre o seu negócio, o que permite que se saiba exatamente qual a situação real da empresa. Além disso, é possível ter acesso a relatórios que mostram o desempenho financeiro mensal, semestral ou anual do seu empreendimento.

6) Controlar o volume de dados

O software de gestão financeira permite que outros departamentos da empresa sejam integrados ao mesmo sistema, fazendo com que a produtividade seja elevada de forma significativa e evitando a divergência de informações entre setores.

7) Redução de erros

Um sistema de gestão financeira permite que as falhas sejam detectadas de forma mais precisa, evitando que a operação sofra danos irreversíveis. Com isso, processos repetitivos ou que são feitas erradas, em consequência de falhas humanas, são totalmente prejudiciais ao andamento do trabalho. 

3 práticas para um sistema financeiro de controle eficiente

Aqui você pode conferir 3 das 7 práticas para ter um controle financeiro eficiente que contém no nosso eBook. Ao final desse post vamos disponibilizar o link para download. Então, vamos lá: 

Atenção ao Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é extremamente fundamental para a realização de um devido controle financeiro. É preciso, tanto quanto registrar com clareza cada movimentação, seja de entrada ou saída da empresa, também desenvolver o hábito de analisar minuciosamente os resultados do fluxo de caixa, ao menos uma vez por semana.

Dessa maneira, é possível garantir que os pagamentos previstos estão acontecendo dentro do esperado e que os recebimentos atendem às expectativas, entre outros benefícios.

Aposte em um sistema de controle financeiro

É aqui que a tecnologia precisa ser compreendida como um diferencial dentro do seu negócio. 

Quando você faz uso de sistemas manuais, acaba precisando de muito tempo para colocar tudo em ordem, o que torna mais burocrática a sua ação no dia a dia. Isso sem falar da incidência de erros.

Sendo assim, nada melhor do que investir em sistema de controle financeiro capaz de gerenciar com qualidade as finanças empresariais.

Entre as opções disponíveis no mercado, valorize aquelas que garantam segurança para as informações, trabalhando com recursos como criptografia.

Faça projeções a longo prazo

Para que a empresa tenha como se posicionar é fundamental se planejar considerando o longo prazo. Isso diz respeito não somente aos seus resultados, mas também ao mercado e suas tendências. 

É preciso ter em mente que o seu negócio é realmente viável e que existe espaço para que o projeto se desenvolva.

Assim, é possível fazer com que o faturamento obtido seja o necessário para que a atividade siga fluindo bem, sem riscos. 

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!