Saiba como realizar uma ordem de serviço

Saiba como realizar uma ordem de serviço
2 minutos de leitura

A Ordens de Serviço é um documento onde é formalizado o trabalho a ser feito dentro da empresa, servindo para o empregado conhecer os riscos inerentes às atividades e evitar acidentes na organização. A Ordens de Serviço tem a missão de informar ao funcionário sobre os riscos do ambiente.

A partir do momento da assinatura do documento, o funcionário não tem mais como alegar que não conhecia o risco do trabalho. A NR 1 menciona no item 1.7, letra “B”, que o empregador deve elaborar Ordens de Serviço dando ciência aos funcionários a respeito dos riscos no ambiente.

Quando o empregador emite a ordem de serviço, está documentando que sabe dos riscos que o seu funcionário está exposto. Se ele não fizer nada para minimizar os riscos, essa mesma ordem de serviço pode ser usada contra ele em uma ação na justiça.

Cada função tem seu risco específico, mesmo as pessoas que trabalham no mesmo ambiente podem estar expostas a riscos diferentes por fazerem funções distintas e movimentos diferentes. Por isso cada função deve ter sua ordem de serviço específica e sejam documentados. 

Para realizarmos o cadastro da função, devemos acessar o módulo: Sesmt> Cadastro> Funções>Inserir, onde as informações inclusas abaixo serão apresentadas na ordem de serviço:

  • Atividades desenvolvidas
  • Risco na operação
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) – Uso obrigatório
  • Medidas Preventivas
  • Treinamentos Necessários
  • Normas Internas

Para vincularmos a função do colaborador, vamos acessar o menu através dos seguintes itens: Info. Funcionais> cadastro> Colaborador> Visualizar progressão> Inserir. O sistema apresentará a seguinte tela onde deve ser informado a função do colaborador.

O sistema permite patronizar as informações abaixo, para que no momento da inclusão da ordem de serviço não seja preciso o preenchimento, para configuramos devemos acessar o módulo: Utilitários> Cadastro> Empresas.

  • Procedimento em caso de acidente de trabalho
  • Termo de Responsabilidade

Para finalizar a inclusão da ordem de serviço e imprimi-la o usuário deve acessar o módulo de Sesmt> Movimentações> Gerenciamento de ordem de serviço> Ordens de serviços (OS)> Inserir

Os campos serão apresentados preenchidos de acordo com a função colaborador e configuração da empresa, caso deseje acrescentar algo, preencha no campo Informações Adicionais e clique em gravar, posteriormente sistema apresentar uma nova tela onde pode ser feita a impressão do documento.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!