Fortes Contábil

Saiba como fazer a configuração do LALUR e LACS

Saiba como fazer a configuração do LALUR e LACS 1
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 31/07/2019 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Serão demonstrados aqui todos os passos para emissão livro contábil LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e do LACS (Livro de Apuração da Contribuição Social) no sistema Fortes Contábil. Seguem a seguir os passos.

1° Passo:

Em Cadastros>LALUR/LACS>Naturezas dos Ajustes (Parte A), verificamos e/ou incluímos as contas para ajuste do lucro líquido (Adições, Exclusões e Compensações), nas contas da Parte A do LALUR e LACS, informando o tipo da tabela dinâmica do ECF que será realizado o De/Para das contas cadastradas.

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Após informado o tipo, deverá ser informado o vinculo com a tabela dinâmica.

natureza dos ajustes

2° Passo:

Em Cadastros > LALUR/LACS > Contas Controladas (Parte B), verificamos e/ou incluímos as contas que irão interferir na determinação do lucro real de exercícios futuros, informando o tipo da tabela dinâmica do ECF que será realizado o De/Para das contas cadastradas. Após informado o tipo, deverá ser informado o vinculo com a tabela dinâmica.
LALUR1

3° Passo:

Em Cadastros >Plano de Contas, configuramos quais as contas (analíticas) dos grupos de Receitas/Despesas estarão vinculando, seus saldos, às contas de Adição e Exclusão (Parte A do LALUR e LACS), editando-as e indo na aba “LALUR/LACS”:
LALUR2

 Na aba LALUR/LACS, o campo “Lançamentos representam ajustes do lucro líquido?”, selecionamos a opção:

“Sempre” – para que todos os lançamentos que neles contenham esta conta como contrapartida, no período que o LALUR/LACS esteja sendo feito, sejam todos eles, sem exceção e sem possibilidade de deixar de fora, nenhum destes lançamentos.

“As vezes” – no momento em que o sistema for processar os lançamentos de ajustes (de acordo com o período processado), existe a possibilidade de selecionar quais lançamentos efetuados com esta conta o usuário deseje que entre para o ajuste do LALUR/LACS.

“Natureza do Ajuste”
, selecione qual a conta você queira vincular o saldo desta que está sendo alterada neste momento, para a conta de ajuste da Parte A do LALUR/LACS.

4° Passo:

1) Em Movimentos>LALUR/LACS> Apurações do Lucro Real, deveremos criar a apuração do período desejado, digitando o período, o valor do Resultado Antes da Contribuição Social, informando se este valor é Lucro ou Prejuízo e o valor da Contribuição Social antes do LAIR.

2) Em seguida, o sistema apresentará a seguinte tela:
Apuração 2

Nessa tela, serão processados todos os ajustes (Adições/Exclusões) de forma automática, de acordo com as configurações descritas no 3º passo e também de forma manual, já que há a possibilidade de se fazer isto após o processamento dos ajustes automáticos.

3) Para isso, clicamos em “Ajustes” e em seguida confirmamos, clicando em “Sim”. Caso desejemos gerar também ajuste para CSLL, basta marcar e informar o valor no campo:

Lucro Liquido

4) Ao passar desta tela acima, o sistema irá apresentar uma outra tela, chamada “Gerar Ajustes a partir de Lançamentos Contábeis”, com todos os valores de lançamentos das contas vinculadas, sendo estes realizados no 3º passo, com a opção “Sempre” selecionada.

5) Então, é necessário que marquemos os lançamentos que desejarmos, caso sejam todos eles, basta marcar a opção no canto inferior da tela “Marcar todos”.

Apuração 2

6) Na tela a seguir, serão mostrados todos os lançamentos de ajustes gerados automaticamente pelo sistema, sendo possível, também nesta mesma tela, serem incluídos lançamentos de forma manual.

Ajustes

7) Após gerados os ajustes, na tela a seguir pode-se informar valores de Prejuízos Fiscais de Exercícios Anteriores e valor de Compensação de Prejuízos Fiscais, conforme explicação na figura a seguir:

Saiba como fazer a configuração do LALUR e LACS 2

8) Caso seja necessário, por exemplo, ser informado o valor de Base de Cálculo negativa da CSLL, devemos ir na opção de Movimentos>>LALUR>>Lançamentos das Contas Controladas, selecionando a conta e fazendo o lançamento, conforme exemplo:

Saiba como fazer a configuração do LALUR e LACS 2

5° Passo:

Para a emissão do relatório do Livro LALUR e LACS, deveremos ir em Relatórios > LALUR/LACS, marcamos as opções da Parte A e B e informamos o período de apuração gerado, nº do Livro, nº para 1ª página e as outras opções que desejar.

Existe ainda a possibilidade de se imprimir os termos de Abertura e Encerramento, para isto, marcamos a opção Emitir Termos e preencher as informações que serão solicitadas.

LALUR
Confira abaixo nosso vídeo explicando como fazer a configuração do LALUR!

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

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