Rubricas do eSocial: evite erros com a duplicidade de eventos na folha de pagamento

Rubricas do eSocial: evite erros com a duplicidade de eventos na folha de pagamento
6 minutos de leitura

ESTÁ SEM TEMPO PARA LER? CLIQUE NO PLAYER ABAIXO E OUÇA TODO O CONTEÚDO DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA!

A parametrização das rubricas no eSocial é muito importante para o devido cálculo das verbas trabalhistas e dos encargos incidentes sobre a folha de pagamento das empresas.

Com ela, os eventos utilizados no recibo de pagamento serão mapeados com a natureza do eSocial e suas respectivas incidências tributárias, relacionadas ao INSS, FGTS, IRRF e Contribuição Sindical. É o chamado “de” “para” dos eventos da folha com a tabela 03 – natureza das rubricas da folha de pagamento.

Certamente você já se deparou conferindo a listagem da folha de pagamento e de repente, verificou que constam proventos ou descontos que não deveriam estar para seu colaborador? Essa situação é muito comum, sabia?

Antes era possível “arrumar” sua folha e, posteriormente, investigar com a pessoa responsável pelo ponto, conferindo um a um os eventos daquele colaborador. Ou seja, você tinha que dedicar mais tempo a uma ação totalmente operacional. Conferir esses erros “no olho” não é a opção mais confiável.

Entenda como fazer o mapeamento das rubricas no eSocial

Saiba como mapear evento x natureza e incidências, acesse o vídeo a seguir, onde explicamos de forma mais detalhada para você.

Sobre os eventos não periódicos e a folha de pagamento

Sabemos que o eSocial dividiu o projeto em vários fases, mas para te contextualizar melhor irei falar sobre as fases que estão em andamento atualmente:
1ª  Fase: enviar os dados da empresa e os eventos de tabela;

2ª Fase: o envio dos eventos não periódicos (admissões, afastamentos, desligamento, dentre outros);

3ª Fase: que achamos uma das mais críticas, será o envio da folha de pagamento.Quando estamos falando de folha de pagamento nos referimos a todos os pagamentos do trabalhador. Isso inclui além da folha, as férias, o décimo terceiro salário, entre outros.

Ou seja, com o eSocial, todos os pagamentos do trabalhador serão centralizados em um único registro que será enviado até o dia 7 do mês subsequente.

Dicas importantes sobre a folha de pagamento e seus prazos

Até aí parece fácil não é mesmo? Mas, vou te dar uma dica muito importante que pode evitar futuras dores de cabeça: mesmo com o prazo fixado até o dia 7 do mês subsequente, não deixe para enviar as informações em cima da hora. Tenha esse dia como a data limite e estabeleça um prazo, como por exemplo, o primeiro dia útil do mês para realizar esse processo.

O prazo para recolhimento do FGTS também é dia 7, ou seja, o ideal é você enviar os pagamentos com o máximo de antecedência possível para garantir que as informações sejam devidamente processadas pelo o eSocial, e a partir daí você possa emitir a guia do FGTS e realizar o recolhimento.

Entenda mais sobre os impactos da folha de pagamento com o eSocial, como organizar os processos relacionados aos pagamentos dos seus trabalhadores e evitar penalidades desnecessárias. 

Entenda sobre o Perfil de Eventos no Fortes Ponto

O Perfil de Eventos é a ferramenta na qual será definido onde e o que será pago em relação as movimentações de proventos, como por exemplo, Horas Extras, Adicional Noturno, Descontos de Faltas, Atrasos, e também eventos de informação que podem ser de Saldo do Banco de Horas ou outros.

Com a transmissão da folha de pagamento, que passou a ser enviada para o eSocial, pelas grandes empresas, desde a competência de maio/2018, faz-se necessário que você fique atento quanto as rubricas e suas respectivas naturezas. É importante verificar o cadastro do Perfil de Eventos do Fortes Ponto e se os eventos se repetem, ou seja, se estão duplicados.

Vamos então analisar as rubricas com naturezas voltadas para Provento, Desconto e eventos de Informação.

Dentro da ferramenta Perfil de Eventos, nas abas Proventos, Descontos e Informações verifique se os eventos informados estão associados a natureza correta para esta rubrica. Caso você perceba que será necessária qualquer correção, esta deve ser realizada através do sistema Fortes Pessoal. Você precisa rever esse processo para todos os demais eventos marcados dentro do perfil.

Outro cadastro onde encontraremos rubricas associadas para pagamento na folha, é o cadastro de Regras de Hora-Extra e Banco de Horas.

Se a aba Padrão do Dia estiver marcada como Banco de Horas, veja as rubricas e suas naturezas informadas no campo Evento de Conversão.

Dependendo de sua configuração, pode ser que seja computado acréscimo de Hora Extra no saldo do banco de horas, sendo assim, também observe o campo” Percentual da Hora-Extra”.

Na aba Padrão do Dia, se marcado como Hora-Extra, apenas confira o campo “Percentual da Hora-Extra”. Lembre-se de checar cada percentual cadastrado, como por exemplo, rubricas de 50%, 100%, 60%, ou outro percentual que tenha em seu cadastro.

Certifique-se também de que os eventos na aba Outros estejam com as naturezas devidamente associadas.

Ah! Como para toda regra podem existir exceções, não deixe de conferir as rubricas em sua Exceção por Faixa ou Exceção por Quantidade

Lembrando que trabalhar com exceções te dá infinitas possibilidades de controlar diversas situações, como por exemplo definir uma faixa de horário para gerar Horas Extras ou Banco de Horas, assim como definir uma quantidade de tempo que será computado Hora Extra ou Banco de Horas com percentual diferenciado.
Imagine que o empregado tem previsão de iniciar a jornada as 8h, porém registrou sua batida as 6h. O que ele trabalhou entre 6h às 8h deveria ser computado percentual de HE diferenciado do padrão. Neste caso temos uma regra por Faixa.

Como fazer quando integrado via arquivo TXT com o sistema Fortes Pessoal

Quando não houver integração com o Fortes Pessoal ou a integração for via arquivo TXT, permanece apenas informando o código da rubrica no cadastro do perfil de eventos. Neste caso, verifique se os eventos informados estão associados a natureza correta para esta rubrica dentro do Fortes Pessoal.

Nova Implementação – Alerta de duplicidade

A partir da versão 3.224.352 , o sistema Fortes Ponto ao concluir um novo ou editar o cadastro de Perfil de Eventos ou Regras de Hora Extra e Banco de Horas, será apresentado um alerta de inconsistência se houver rubricas que se repetem em outros proventos, descontos ou informações.

O alerta não impedirá a conclusão da edição ou inclusão do perfil de eventos, você pode realizar os ajustes necessários posteriormente no Fortes Ponto.

Clique no botão Visualizar para ter acesso a listagem dos eventos duplicados. É importante que realize todos os ajustes para exportação da folha de pagamento.

Exportando para a folha de pagamento

Ao exportar as movimentações para a folha de pagamento você também será alertado sobre as inconsistências referentes as rubricas duplicadas.

Neste alerta, será visualizado quem é o empregado e qual perfil de eventos está associado em sua Situação de Empregado. O alerta também não impedirá a conclusão da exportação para folha de pagamento, você pode realizar os ajustes necessários posteriormente no Fortes Ponto.
Clique no botão Visualizar para ter acesso a listagem dos eventos duplicados.

 Caso a exportação já tenha sido realizada e for percebido algum erro após a exportação, o usuário deverá realizar a correção no Fortes Ponto e gerar novamente o arquivo de  exportação para o Fortes Pessoal.

Agora que você já fez a conferência e exportação das rubricas associadas no Fortes Ponto, os dados poderão ser transmitidos corretamente para o esocial a partir do nosso sistema de folha, o Fortes Pessoal.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!