Robotização na contabilidade: entenda o impacto da robotização dos softwares

Robotização na contabilidade: entenda o impacto da robotização dos softwares
4 minutos de leitura

Desde a aceleração das transformações tecnológicas, vinculadas ao pleno desenvolvimento da inteligência artificial, o mercado de trabalho nunca mais foi o mesmo. O impacto dessas mudanças se reflete nas mais diversas áreas, mas algumas delas se destacam. Um ótimo exemplo é a implantação da robotização na contabilidade, capaz de ditar um ritmo de trabalho muito mais dinâmico e efetivo ao escritório contábil.

Apesar de haver certo receio devido à chegada dessas inovações tecnológicas, os contadores precisam enxergar tais ferramentas como uma importante solução. Afinal, elas são decisivas para impulsionar o crescimento de qualquer organização.

Quer saber mais detalhes e o que exatamente seu escritório contábil tem a ganhar com a adoção de novas tecnologias na rotina de trabalho? Continue com a gente a seguir!

O que é a robotização na contabilidade e como ela é feita?

Assim como em outras áreas, a robotização empregada no ramo contábil visa automatizar a realização de determinado conjunto de tarefas. Geralmente, trata-se de procedimentos mecanizados que, além de cansativos, ficam sujeitos a constantes falhas humanas. Afinal, uma hora ou outra, o elevado grau de repetição de uma atividade culminará em erro.

Para que a robotização aconteça, basta que seu escritório comece a utilizar um software contábil ou — melhor ainda — um sistema com soluções integradas. Quanto maior a oferta e a qualidade das ferramentas disponíveis, maior será o grupo de tarefas concretizadas automaticamente, como:

  • importação de arquivos de integração;
  • conciliação bancária;
  • lançamentos de dados contábeis;
  • planejamento orçamentário;
  • finalização das contas de resultado do exercício.

Quais as vantagens da robotização na contabilidade?

blog-fortes-tecnologia-robotizacao-na-contabilidade

A grande prova de que o preenchimento de planilhas é algo relegado ao passado das rotinas contábeis é o número de vantagens proporcionadas pela robotização de processos. Eis alguns desses benefícios.

Aumento da produtividade

Esse ganho está intimamente relacionado à melhoria da gestão do tempo por parte de cada funcionário do escritório. A automatização dos serviços do escritório contábil faz com que as atividades sejam concluídas rapidamente. Para ser mais preciso, a diminuição do tempo usado em cada tarefa cai em até 85%.

Observe, entretanto, que o aumento da produtividade não para por aí, pois existem diferentes maneiras de um funcionário se mostrar produtivo para o negócio. Como não precisam se preocupar com a concretização de rotinas repetitivas e lentas, os colaboradores podem se redirecionar àquelas realmente determinantes para o sucesso da empresa.

Diminuição do índice de falha humana

No meio empresarial existe uma linha muito tênue entre erro e prejuízo, que geralmente aparece após um período de médio ou longo prazo. A robotização dos processos elimina esse problema de uma maneira incrivelmente simples.

Como você sabe, o dia a dia de um escritório contábil é caracterizado pelo registro de diferentes informações, cada qual com suas particularidades. Basta um único e sutil desvio para que a empresa passe a ter de lidar com um evento crítico.

Só um contador que já precisou explicar um erro ao cliente sabe como é difícil contornar esse tipo de situação. Aos olhos de quem contratou e pagou pelo serviço, uma falha é sinal de imprecisão ou inabilidade profissional. Na maior parte das vezes, o cliente envolvido ficará com medo de manter a parceria. Pior ainda se os erros se tornarem tão repetitivos quanto a rotina do escritório.

A boa notícia é que a automatização mantém sua empresa longe do risco de sofrer adversidades oriundas de falhas humanas. Assim, você tem a certeza que a reputação do negócio será mantida. Isso é fundamental não só na hora de transmitir confiança aos clientes de longa data, mas igualmente no momento de comprovar a eficácia do escritório para os recém-chegados.

Redução de custos

Sem dúvida, um dos efeitos imediatos da adoção de tecnologias de automatização nas empresas consiste na economia de recursos financeiros. Na prática, isso significa uma considerável redução dos valores expressos na folha de pagamento da organização. O dinheiro que sobrar pode ser reinvestido no próprio negócio, inclusive por meio da introdução de outras inovações tecnológicas.

Ampliação da carteira de clientes

Além de economizar, a empresa também pode aproveitar o fôlego financeiro para, eventualmente, expandir a abrangência de suas operações. Com a rapidez e eficácia propiciada pela robotização, a chegada de novos clientes dependerá, basicamente, de um bom planejamento de marketing. Tudo, é claro, precisa estar devidamente integrado a um planejamento estratégico delineado em detalhes.

Aperfeiçoamento dos relatórios

O uso de um sistema contábil completo também favorece o agrupamento e cruzamento dos dados gerados pelo escritório. Isso é primordial para que esses mesmos dados se convertam em informações valiosas, utilizadas durante o processo de análise e posterior tomada de decisão.

Produzir enormes volumes de dados é comum atualmente. A dificuldade frequente das empresas reside em aproveitá-los como deveriam, o que também é facilitado pela utilização de um sistema contábil perfeitamente integrado.

No fim, o resultado será visualizado por meio de relatórios precisos. Evidentemente, o grau de precisão cresce à medida que todos os departamentos da empresa usufruem de soluções que interajam entre si.

Maior cuidado com o sucesso do cliente

Mencionamos que o ganho de tempo relacionado às atividades dos funcionários os deixariam livres para a realização de tarefas importantes. Isso quer dizer que eles ficam disponíveis para desempenhar funções conectadas ao que, de fato, gera lucro ao negócio.

Nesse sentido, uma das possibilidades é cuidar melhor do sucesso do cliente. A concorrência leva as empresas a desenvolverem formas de se aproximarem dos clientes. Ter atenção ao sucesso do cliente garante que ele receberá um acompanhamento contínuo durante as variadas etapas associadas aos serviços prestados.

Dessa maneira, você maximiza o nível de satisfação das pessoas que depositaram confiança no seu escritório. Depois de fechar o contrato, tudo o que o cliente espera é que as promessas sejam cumpridas. Trata-se de algo totalmente realizável, desde que seu negócio tenha como base uma infraestrutura contábil sólida e tecnológica.

Existem ainda muitas outras vantagens atreladas à implantação da robotização na contabilidade. Juntas, elas proporcionam todas as condições para que seu escritório contábil tenha o diferencial competitivo indispensável para crescer conforme planejado. Importante dizer que o sucesso está ligado à capacidade de adaptação da empresa às mudanças tecnológicas.

Últimos posts ????

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!