Gestão de pessoas

RH e departamento pessoal: veja como melhorar o fluxo de comunicação

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Escrito por Fortes Tecnologia

Estabelecer um diálogo eficiente entre RH e departamento pessoal permite alinhar a missão, os valores e as metas para o crescimento da empresa. Embora os setores estejam cada dia mais independentes, quando integrados podem trazer diversos benefícios para a organização.

Além de aumentar a transparência no relacionamento com os colaboradores, um processo de comunicação eficaz contribui para o aumento da produtividade e, consequentemente, dos rendimentos de um negócio.

Para ajudar você nessa missão, apresentamos aqui algumas dicas para melhorar o fluxo de comunicação entre RH e departamento pessoal com o uso de diferentes recursos de comunicação interna. Boa leitura!

Qual a importância da comunicação em uma empresa?

Muitos empresários se preocupam em manter o público externo bem informado sobre seus serviços e produtos. No entanto, nem sempre isso acontece dentro de suas empresas. Ou seja, os colaboradores não ficam a par das novidades.

Tenha em mente que é essencial aprimorar constantemente a comunicação interna. Essa é uma ótima forma de deixar o time informado sobre os acontecimentos de um negócio e novos projetos, bem como em consonância com a missão e os valores da organização.

Também podemos dizer que investir nesse aspecto contribui para driblar a insatisfação de uma equipe. Uma boa comunicação faz os funcionários se sentirem, de fato, parte da empresa. Além do mais, é possível dar créditos para eles, informando toda a empresa a respeito daqueles membros que alcançaram objetivos importantes.

Como você pode ver, trata-se de uma maneira eficiente de melhorar os resultados individuais e coletivos do time de colaboradores, aumentar a produtividade e a rentabilidade da sua empresa.

Quais as atribuições de cada setor?

Existem pessoas que ainda confundem as atribuições desses dois setores. Embora tenham uma ligação e precisem estar bem conectados, a verdade é que RH e departamento pessoal desempenham funções diferentes. Entenda:

Departamento Pessoal

Sua principal funcionalidade é tratar das questões burocráticas ligadas à equipe de uma empresa. Sendo assim, é de responsabilidade desse setor gerenciar todas as ações que envolvem:

  • contratação;

  • demissão;

  • pagamento de salários;

  • benefícios;

  • cálculo de férias etc..

Também cabe a esse departamento realizar o controle de horário de entrada e saída, além de administrar as concessões de licenças — como maternidade e afastamento por questões de saúde.

Recursos Humanos

Esse setor é responsável pelo gerenciamento de seu bem maior: o capital humano. Desse modo, a principal função dele é encontrar formas de ajudar os colaboradores a desenvolverem todo o seu potencial em prol da empresa em que trabalham.

Entre as competências ligadas à rotina de um departamento de Recursos Humanos, podemos destacar:

  • definir metas, objetivos e auxiliar em seu processo de conquista;

  • promover integração entre equipes;

  • monitorar o rendimento individual e coletivo;

  • encontrar meios de motivar os colaboradores;

  • organizar dinâmicas;

  • pensar em capacitação.

Esses departamentos exercem funções importantes na rotina empresarial e, para que um negócio tenha mais agilidade nos processos, é fundamental alinhar o diálogo entre eles. Caso mantenham uma comunicação constante, precisa e ágil, os processos se tornarão mais dinâmicos, principalmente os relacionados a contratações e demissões.  

Como melhorar o diálogo entre RH e departamento pessoal?

Agora que você já sabe da importância de aprimorar a comunicação interna da sua empresa, confira algumas dicas de como colocar isso em prática.

Propague informações formalmente

Os empreendimentos que não estabelecem um meio de comunicação interna formal acabam utilizando diversas ferramentas para notificar sua equipe: murais, e-mails, informativos e até mesmo os diálogos pessoais.

O problema de não dispor de um formato preestabelecido para se comunicar com a equipe é que nem sempre todos os colaboradores estarão a par das novidades, pois a informação não se propaga de forma correta.

Portanto, formalize os meios de comunicação interna na sua empresa e veicule sempre os informativos nessas plataformas escolhidas. Assim, seus funcionários saberão onde se informar a respeito das novidades e você evitará ruídos entre eles.

Trace metas e objetivos

Definir metas em comum é muito importante para que exista integração em sua equipe, de modo que todos sigam o mesmo rumo de crescimento. Para obter êxito nessa tarefa, é fundamental disseminar com clareza entre seus funcionários os valores e a missão da sua empresa.

Além de padronizar a produção dentro de uma organização e melhorar a produtividade, propor metas e objetivos coletivos é um ótimo jeito estimular a comunicação e o trabalho em conjunto. A partir daí, o relacionamento entre diferentes setores se torna mais estreito, pois todos querem alcançar um objetivo em comum.

Elimine ruídos de comunicação

Já mencionamos a necessidade de centralizar a comunicação em canais preestabelecidos. Contudo, além desse fato, é essencial que o diálogo seja claro e compreendido por todos aqueles que receberem a mensagem. Caso contrário, ocorre o que chamamos de ruídos de comunicação.

Sempre que uma mensagem é transmitida e um ou mais funcionários não a compreendem, podemos afirmar que houve uma falha na comunicação da empresa. Dessa forma, é imprescindível que as informações sejam passadas de maneira clara e objetiva para evitar interpretações equivocadas.

Além de facilitar o entendimento coletivo dos diálogos, esse cuidado contribui para manter a transparência nas relações empresariais.

Adote um bom software

A tecnologia tornou-se um diferencial para as empresas. O mercado dispõe de inúmeras plataformas que auxiliam nos processos de gestão tanto de pessoas quanto de departamentos. Temos como exemplos o Fortes Pessoal e o Fortes RH, sistemas especializados na gestão de equipes.

Com esse tipo de ferramenta é possível gerar mais integração entre setores, como RH e departamento pessoal. Além de agilizar processos, um software voltado para gestão torna a execução mais precisa, reduzindo a incidência de erros.

Estimule a integração

Promover a integração entre departamentos e até mesmo entre seus colaboradores é um dos grandes pilares de uma comunicação interna bem executada. Primeiramente, é fundamental difundir a missão e os valores de uma organização. Ter um time alinhado com esses pontos faz a comunicação fluir de maneira eficiente.  

Depois, estimule a interação entre seus funcionários. Permita que as equipes se conheçam e interajam com naturalidade. É interessante estreitar os relacionamentos para aumentar a sinergia no ambiente de trabalho e, assim, alinhar os objetivos e romper as barreiras no diálogo.

Uma comunicação eficaz entre setores pode proporcionar uma série de benefícios ao seu negócio. Dentre eles: aumento da produtividade e rentabilidade; melhora no diálogo entre funcionários e empresa; e maior competitividade no mercado. Então, está mais do que provado que integrar RH e departamento pessoal é um excelente investimento!

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