Gestão de pessoas

Retenção de talento: conheça as técnicas de crescimento das empresas

fortes-tecnologia-cultura-organizacional-da-nike-aprendizados-para-sua-empresa
Escrito por Isabel Holanda
Atualizado em: 24/12/2018 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na Era da Informação, empresas que conseguirem atrair, reter e multiplicar seus talentos serão bem sucedidas e diferenciadas da grande maioria. Descubra como a sua empresa pode reter talentos.

Na nossa Era da Informação, as empresas que conseguem fazer uma boa estratégia de retenção de talento, além de atração e multiplicação, são bem sucedidas e diferenciadas da grande maioria.

Por conta disso, a seleção desses colaboradores devem contar com competências técnicas e intelectuais que tenham ampla cultura geral, demostrando interesse pelo seu trabalho e pela empresa. Além disso, procura-se sempre por líderes carismáticos que tenham capacidade de adaptação rápida e flexível e, o mais importante, saibam lidar com gente.

Essas virtudes e habilidades são buscadas de forma incessantes entre as empresas, como uma mina de ouro entre os vários talento. Nesta vertente, encontrá-los está cada vez mais difícil e, por esse motivo, se faz ainda mais importante fazê-los com que fiquem “dentro de casa”.

Por isso, veja como descobrir como a sua empresa pode reter talentos no post de hoje!

Como garantir a retenção de talento?

Identificar, desenvolver e manter talentos é agora uma das prioridades para as organizações que buscam a sustentabilidade. A busca pela sobrevivência tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento.

A retenção de talentos torna-se um fator de extrema importância para a sobrevivência e o crescimento das organizações e a permanência delas no mercado. A prática de reter talentos requer mecanismos internos eficientes que proporcionem aos funcionários uma visão de oportunidades concretas de ascensão profissional.

A retenção de um funcionário está associada principalmente se a empresa é uma boa empregadora. Por isso, é importante que exista um alinhamento entre o que a empresa tem a oferecer e o que o colaborador busca para sua carreira.

Quais as vantagens você está entregando para retenção de talentos?

Para ter uma boa imagem no mercado de trabalho – atrair e reter talentos – as empresas devem procurar oferecer novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, remuneração justa e benefícios compatíveis com o mercado.

Esses fatores influenciam muito na permanência de um funcionário. O profissional precisa sentir que tem futuro no lugar onde trabalha.

É fundamental implantar um modelo de gestão que permita que os colaboradores estejam sempre próximos do negócio da empresa. Também é muito importante que os gestores estejam atentos às oportunidades do mercado de trabalho e procurem sempre oferecer vantagens mais atrativas do que a concorrência.

Enquanto muitas empresas focam apenas no curto prazo, as organizações de ponta se esforçam para manter os melhores talentos distantes do assédio das adversárias.

Ter um sistema automatizado ajuda sim!

Possuir um sistema de gestão de talentos eficaz, que proporcione informações para a tomada de decisão sobre desenvolvimento, alternativas de carreira, mobilidade, sucessão e remuneração é o grande desafio para os CEOs e RHs.

Além disso, uma boa alternativa para a retenção de talentos é promover oportunidades internamente, divulgando vagas dentro da própria empresa. Isso faz com que os colaboradores se sintam prestigiados, visto que a empresa oferece primeiramente a chance a quem já está trabalhando na organização.

A tarefa de atrair e reter profissionais devem ser encarada como um negócio estratégico pela empresa, pois é por meio dessa ferramenta de gestão que pode ser definido o sucesso da empresa.

Retenção de talento: conheça as técnicas de crescimento das empresas 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Isabel Holanda

Há mais 10 anos atuando na área de gestão de pessoas, atualmente, é gerente de conteúdo na Fortes Tecnologia. Graduada em Pedagogia pela UFC, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia e Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Além disso, é palestrante de temas relacionados aos subsistemas de RH com foco em liderança e desenvolvimento de equipes.

2 comentários

Deixar comentário.

Compartilhar