Gestão financeira

Alerta para quando houver vencimentos a pagar em aberto. Veja o que fazer!

Alerta-para-quando-houver-vencimentos-a-pagar-em-aberto-Veja-o-que-fazer.

Gerenciar os vencimentos a pagar é uma tarefa fundamental no cotidiano financeiro das empresas. Quando esse departamento se mantém organizado, é possível melhorar a saúde financeira do negócio, controlando as contas a pagar e também evitando eventuais problemas trabalhistas.

Neste artigo, explicaremos o que são os vencimentos a pagar e qual sua diferença da remuneração. Além disso, entenda sua importância no dia a dia de uma empresa e conheça uma dica de sistema para gerenciar essas demandas. Boa leitura!

O que são os vencimentos a pagar?

Também conhecido como vencimento base, o conceito está descrito de acordo com o artigo 40 da Lei nº 8.112/90.

Na esfera privada, os salários de colaboradores também são conhecidos como vencimentos e dizem respeito ao pagamento pelo desempenho de determinado cargo dentro de uma empresa. Dessa forma, os vencimentos são os valores recebidos por funcionários e se referem aos seus respectivos cargos.

No caso do funcionalismo público, esses pagamentos estão previstos por lei e não correspondem a valores adicionais. No acréscimo das chamadas vantagens pecuniárias, os vencimentos passam a ser chamados de remuneração.

Essa modalidade compreende funcionários públicos dos âmbitos municipal, estadual e federal. Também estão incluídos nessas categorias juízes e militares.

Por que é importante gerenciar os vencimentos?

Realizar um gerenciamento eficiente dos vencimentos é essencial para manter uma boa saúde financeiradentro de um negócio. Isso acontece, pois o não pagamento desses valores pode desequilibrar o setor de finanças, tornando cada vez mais difícil regularizar essas pendências.

Outras complicações comuns são as de ordem trabalhista, pois a maneira como os vencimentos devem ser pagos aos trabalhadores é regulamentada por lei. Contudo, é muito comum nos depararmos com empregadores que desrespeitam esses pontos descritos na CLT, ficando sujeitos a penalizações e processos de ordem trabalhista.

Para evitar complicações dessa espécie, o ideal é contar com um sistema de gestão que também ofereça ferramentas para manter os vencimentos empresariais sempre em dia. Um exemplo disso são as soluções da Fortes Tecnologia, que auxiliam os departamentos financeiros a organizarem os pagamentos.

Quais são as vantagens do sistema da Fortes Tecnologia?

Pensando em tornar os processos de gerenciamento mais dinâmicos e eficientes, o sistema da Fortes Tecnologia oferece uma configuração que notifica os usuários no momento do login sobre a existência de vencimentos em aberto naquela data.

Para usufruir dessa funcionalidade, é necessário ativar a função “Exibir alerta de Título(s) com vencimento na data atual”. Esse campo encontra-se nas páginas Contas a Pagar e na aba Vencimentos.

Após selecionar essa função, o sistema notificará os usuários caso existam débitos para a data. E acessando a tela que corresponde os vencimentos a pagar, é possível baixar todas as contas em aberto.

Com a ajuda da tecnologia, é possível gerenciar de maneira ainda mais eficaz as contas da empresa, mantendo esses processos mais organizados e evitando as contas em atraso.

Em muitos casos, os vencimentos a pagar correspondem a um grande montante financeiro das empresas. Por isso, devem ser gerenciados de maneira eficiente. Para evitar contratempos, como processos trabalhistas desnecessários, pagamento de juros e multa aos fornecedores, adotar um sistema que facilita essa gestão ajudará a melhorar cada vez mais a saúde financeira da sua empresa!

E você, gostou dessas dicas? Baixe o nosso e-book e aprenda o que é e qual a importância do controle financeiro nas empresas!

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_Caixa

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 13 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar