O que acontece quando a empresa atrasa o pagamento de impostos?

O que acontece quando a empresa atrasa o pagamento de impostos?
2 minutos de leitura

Uma vez, Benjamin Franklin disse: “Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos”. Esta é, certamente, uma das frases mais verdadeiras ditas por um homem. Afinal, nem a população e nem as empresas estão completamente livres dos impostos. O pagamento dos impostos é fundamental para o governo investir em saúde, educação, infraestrutura, turismo, defesa e muitas outras áreas importantes para a manutenção da sociedade.

E assim como parte da população, as empresas também não podem atrasar o pagamento dos impostos sob pena de sofrer punições estabelecidas pela Receita Federal, que hoje conta com sistemas modernos, capazes de identificar qualquer descumprimento das obrigações tributárias por parte do contribuinte.

Mas você sabe quais os problemas que o pagamento em atraso gera para as empresas?

Como a empresa é penalizada?

Se a empresa atrasar o pagamento, quer por esquecimento, quer por vontade própria, ela precisará pagar acréscimos legais que incidem sobre o valor do tributo ou contribuição. Estes acréscimos se referem às multas e aos juros de mora, e servem para desestimular o pagamento fora do prazo e compensar a perda monetária do órgão arrecadador. No caso da multa, o percentual acrescido é de 0,33% por dia de atraso, limitado a 20%.

Já os juros são calculados com base na soma da taxa Selic desde a do mês seguinte ao do vencimento até a do mês anterior ao do pagamento.

E a esta soma, acrescenta-se 1% referente ao mês de pagamento. Além de aumentarem significativamente o valor dos impostos que incidem sobre a empresa e impactarem negativamente o seu caixa, estas multas e juros podem:

  • Impossibilitar a emissão de certidões negativas.

  • Fazer com que o negócio perca a confiança de investidores e parceiros.

  • Levar a organização a ser negativada com protesto em cartório.

  • Impedir o crescimento do negócio no mercado.

O que fazer para evitar atrasos?

Os atrasos são geralmente resultados de esquecimentos por parte dos contadores. E estes esquecimentos são consequência da falta de controle das obrigações a serem cumpridas. Em muitas empresas, os contadores ainda usam planilhas físicas ou eletrônicas para gerenciá-las, mas o ideal seria utilizar um software contábil, que possibilita um melhor gerenciamento das obrigações e de seus respectivos prazos.

Este software também pode enviar alertas sobre prazos que estão próximos de vencer. Assim, as chances de o departamento contábil se esquecer de pagar os impostos se tornam mínimas.

Outro fator que pode impedir o pagamento em dia é o descontrole do fluxo de caixa. É fundamental que o gestor o controle adequadamente, para fazer previsões e saber se o negócio terá recursos para cumprir com as suas obrigações.

Papel do Contador

Também é essencial contar com o apoio de contadores confiáveis e qualificados, que realmente entendam a importância da empresa não atrasar o pagamento dos impostos. E se por motivos de força maior o negócio atrasar o pagamento, recomenda-se que os responsáveis o efetuem o quanto antes.

À medida que o tempo passa, mais as multas e os juros sobem, e a empresa poderá ter seu caixa drasticamente impactado.

Viu só o quão importante é pagar os impostos da empresa em dia? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre este assunto, ou quiser relatar a sua experiência, aproveite o campo de comentários!

Super Kit Financeiro
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!