eSocial

Prorrogação do eSocial: Governo adia prazo da 1ª fase para empresas do 2º grupo

cadastro-esocial-governo-libera-novo-cronograma
Escrito por Isabel Holanda
Publicado em: 31/08/2018 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Foi divulgado, nesta sexta-feira (31), na página oficial do Governo Federal, a nota sobre a prorrogação do eSocial. Ou seja, as empresas que fazem parte do 2º grupo – com faturamento inferior a R$ 78 milhões em 2016 – podem agora enviar seus dados referentes a 1ª fase até final de setembro.

Entenda a prorrogação do eSocial

Com a data antes proposta, todas as empresas do 2º grupo, que ainda não haviam enviado os dados para o eSocial, corriam para cumprir o prazo final no dia 31 de agosto de 2018. Na 1ª fase, as empresas devem enviar os dados correspondentes a carga inicial das informações (nome da empresa, estabelecimento, rubricas, cargos, função, horários, lotação tributárias e processos judiciais).

O que isso significa?

1ª Fase

As empresas que ainda não tinham enviado os dados da 1ª fase ganham um novo prazo: até setembro de 2018.

2ª Fase

Já para a 2ª fase – que teria início em Setembro de 2018 – passa então a ter obrigatoriedade de envio para o mês de outubro: no dia 10 de outubro de 2018.

E agora, o que devo fazer? 

As empresas que, por ventura, já enviaram as informações não terão problemas. Agora, elas precisam se preparar para a 2ª fase. Nesta etapa, será enviado os dados dos trabalhadores  e seus vínculos com empresas, os ditos eventos não periódicos.

Já para as empresas que ainda estão em processo de envio, não deixem para última hora e evitem possíveis autuações. Os imprevistos com o ambiente podem acontecer, além dos problemas que podem ter com seus processos internos.

Mais informações, vamos atualizando neste artigo.

 

Prorrogação do eSocial: Governo adia prazo da 1ª fase para empresas do 2º grupo 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Isabel Holanda

Há mais 10 anos atuando na área de gestão de pessoas, atualmente, é gerente de conteúdo na Fortes Tecnologia. Graduada em Pedagogia pela UFC, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia e Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Além disso, é palestrante de temas relacionados aos subsistemas de RH com foco em liderança e desenvolvimento de equipes.

4 comentários

    • Oi Ju, tudo bem!

      Essa notícia foi publicada hoje no portal do eSocial, mas após a publicação o portal ficou “fora do ar”. O endereço da fonte para que você confira é esse daqui portal.esocial.gov.br/. 😉

      • Olá Isabel!
        Estamos com um erro por causa do adiamento das empresas do 2º grupo e já estamos em produção.
        O erro é o seguinte: “Enquanto houver registros não validados pelo e-social não será possível efetivar nenhuma outra operação”. Por nos ajudem não conseguimos atendimento com o suporte da FORTES.

        • Olá Ilana tudo bem!

          Vou tentar te ajudar sim, mas da forma como entendi pode ser algumas coisas, você pode estar tentando aderir,tendo ambiente distribuído e não marcou no sistema no momento de aderir que tem essa realidade como pode ser outra coisas. Preciso saber qual mensagem aparece. Poderia nos encaminhar mais detalhes para o email pessoal@suportefortes.com.br para podermos te ajudar de forma mais assertiva!?

          grande abraço

Deixar comentário.

Compartilhar