Gestão de pessoas

Profissional ideal: como identificar as principais habilidades e características

fortes-tecnologia-blitzscaling-como-alavancar-uma-microempresa-ou-pequena-empresa.jpeg
Escrito por Karina Souza
Atualizado em: 21/12/2018 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Antes de qualquer coisa é importante frisar que selecionar o profissional ideal para a empresa costuma ser uma tarefa que demanda planejamento, tempo e dinheiro. Além disso, é preciso muita sensibilidade para escolher o profissional adequado para a vaga, cujo perfil seja formado pelas habilidades e características exigidas pelo cargo.

Nesse caso, não basta que o candidato seja um profissional competente e experiente. É indispensável que ele atenda às necessidades da empresa, esteja preparado ou tenha potencial para realizar. Saiba mais no post de hoje!

Quem você procura?

Saber identificar se o candidato tem o perfil da vaga nos processos seletivos, torna a seleção mais simples e eficiente. É importante que a gestão envolvida de recursos humanos, no processo de contratação, repasse ao RH o perfil que se faz necessário para o preenchimento da mesma. É uma das fases mais importantes, pois aumenta a possibilidade de assertividade do recrutador.

O recrutamento

Antes de entrarmos diretamente na parte de escolha dos candidatos a qualquer cargo, é preciso encontrar estes voluntários. A parte inicial do processo começa, então, com o recrutamento que consiste em buscar pessoas relacionadas com a posição em aberto.

Estes profissionais precisam ser o mais próximo do ideal, de maneira que uma seleção vai dizer qual candidato se enquadra melhor na vaga. Esta fase é crucial para determinar o sucesso do preenchimento da vaga. Se você não conseguir atrair os candidatos certos, pode acabar não contratando ninguém ou mesmo trazendo a bordo algum profissional que não tem o perfil adequado.

Para ter sucesso é necessário saber onde procurar, mesmo que se trate de um contrato de experiência. Um ponto importante é identificar as fontes mais produtivas de acordo com cada caso e fazer uma boa divulgação da oportunidade, garantindo, assim, bons candidatos.

Triagem de currículos

A análise curricular funciona como uma espécie de peneira, no qual o recrutador descarta apenas os candidatos que não apresentam afinidade com a área ou que não possuem consistência para assumir o posto oferecido pela empresa contratante.

O currículo não é tudo, sendo fundamental o contato presencial para que seja feita uma análise comportamental do que está escrito e do que o candidato diz possuir ser um bom profissional.

Testes práticos são importantes

Para identificar se o candidato tem o perfil para ocupar a vaga, é necessário se assegurar que ele está pronto para cumprir as atribuições da função. Algumas profissões envolvem muita responsabilidade, técnica e experiência que a empresa busca.

Nesse caso, as informações apresentadas na teoria devem ser confirmadas através da prática. Com testes específicos que são capazes de mensurar o conhecimento facilitando na hora da decisão.

Tomada de decisão: a contratação!

Não adianta encontrar um tipo de profissional que preencha todos os requisitos técnicos, deixando de lado as questões psicológicas e comportamentais. Para avaliar se o candidato tem o perfil completo, podemos apostar nas dinâmicas de grupo, entrevistas técnicas e comportamentais e na busca de referências externas.

Qualificação e preparação

Por fim, precisamos sempre conquistar e manter o cliente em nossa empresa. Por isso, resultado de uma empresa está focado no que os colaboradores estão entregando. A qualificação e preparação são fundamentais para que as entregas sejam mais eficientes,  fazendo com que os objetivos da organização sejam alcançados.

O resultado está totalmente ligado na preparação contínua dos profissionais. As pessoas são partes fundamentais e de grande valor para a empresa.

Curtiu nosso conteúdo? Somos referência no mercado e se precisar de ajuda para otimizar os resultados na sua empresa, você pode contar com a gente. Pense grande e solicite uma proposta comercial!

Profissional ideal: como identificar as principais habilidades e características 1Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Karina Souza

Graduada em Recursos Humanos, Coach e Especialista em Gestão Empresarial. Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de RH, gestão de pessoas e SST. Participa como membra da Associação Brasileira de Recursos Humanos e do grupo de SST das empresas piloto do eSocial. Cursando Técnico de Segurança do Trabalho.

Deixar comentário.

Compartilhar