Gestão financeira

Planejamento financeiro e orçamentário: como elaborar na sua empresa

Planejamento-financeiro-como-fazer-em-passos-simples-e-praticos

ESTÁ SEM TEMPO PARA LER? CLIQUE NO PLAYER ABAIXO E OUÇA TODO O CONTEÚDO DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA!

É normal que em algum momento você  se pergunte: por que eu preciso fazer o planejamento financeiro e orçamentário? Como toda essa organização de dados vai me ajudar nos meus negócios?

Para sua empresa ter sucesso ela precisa de organização e nada mais importante do que organizar dados para as suas análises, com isso você consegue ter um conhecimento mais claro sobre a situação financeira da sua empresa.

O que é planejamento orçamentário?

orçamento é a etapa onde a empresa irá projetar as receitas, despesas, custos e investimentos de cada um dos seus centros de custos/resultados. 

Para garantir que a organização continue crescendo e estabeleça um diferencial perante as suas concorrentes, é essencial investir em um bom planejamento em todas as áreas da empresa.

Um empresário conta com diversas ferramentas para manter a estabilidade financeira em sua empresa. Alguns exemplos são os demonstrativos financeiros, que ajudam a verificar a saúde econômica no momento. Para quem deseja ir além e se planejar para o futuro também existem opções e o planejamento orçamentário é uma delas.

Benefícios do planejamento

Ao utilizar essa ferramenta, será possível não só entender o cenário econômico em que sua empresa se encontra, mas também prever de forma segura como sua empresa estará nos próximos 12 meses. Dessa forma, é simples entender quais passos precisam ser dados para desenvolver a empresa nas áreas estratégicas durante o período planejado.

Tenha certeza que não é tão difícil assim conseguir prever o que acontecerá dentro do período de um ano. Basta ter uma boa experiência na área e ter relatórios realizados que possam te ajudar a tomar decisões, estou falando do fluxo de caixa.

Fazer seu orçamento com o fluxo de caixa em mãos, ajudará a identificar os pontos que houveram falhas no ano anterior e que agora merecem maior atenção. Depois só precisa ajustar o planejamento dos próximos meses à situação atual da sua organização.

O planejamento precisa ser acompanhado

Não adianta fazer o orçamento e deixar guardado na gaveta, ele deve e precisa ser revisado, acompanhado periodicamente para os devidos ajustes conforme for necessário.

Mas não devemos confundir Planejamento Orçamentário com adivinhação ou chute. Muito pelo contrário! Estamos falando de uma disciplina que busca sempre se embasar em fatos e argumentos para realizar as previsões mais precisas e exatas possíveis.

O que considerar no Planejamento Orçamentário?

De maneira geral, orçamento de uma empresa geralmente é composto por:

Vendas

Programar o faturamento no próximo ano, como vou saber?  Você pode analisar o ano anterior e fazer uma média das vendas quem aconteceram.

Deduções de Vendas

Os impostos que são deduzidos do faturamento e reduzem o seu lucro devem ser incluídos nesta projeção do seu orçamento.

Custos

Saber quanto custa seu produto é essencial para calcular um valor correto na hora de precificar. Você precisa prever os reajustes no custo das matérias-primas.

Despesas

Todos os valores gastos com bens e serviços que são relativos à manutenção da atividade-fim da empresa, precisam ser bem definidos para não ter prejuízo.

Investimentos

Veja quanto foi dedicado para os investimentos nos anos anteriores e calcule quanto será possível fornecer para o futuro.

A importância do planejamento na empresa

É importante criar metas atingíveis e que motivem a equipe, deixar claro qual o papel de cada departamento para o planejamento da empresa naquele período;

Não adianta traçar um caminho para o ano e abandoná-lo logo em seguida. Ao fazer a programação da empresa, defina também como e quando ela será acompanhada e ajustada, se necessário.

Aproveite a estimativa das despesas e receitas para saber qual o capital necessário em caixa, em todas as fases do ano. Não dar importância ao capital de giro pode causar grandes transtornos econômicos.

É importante acompanhar o planejamento orçamentário e compará-lo ao fluxo de caixa real. Dessa forma, você consegue identificar pontos de falha que merecem maior atenção e ajustar o planejamento dos próximos meses à realidade da sua organização.

Neste artigo vimos sobre a importância do planejamento e do acompanhamento do orçamento na sua empresa. Então continue nos acompanhando e fique atualizado!

Conheça o nosso sistema Fortes Financeiro, ele tem diversas ferramentas que podem te ajudar no controle desse orçamento.

Quer saber mais sobre tipos de orçamentos e a importância de cada um? Confira aqui.

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_CaixaPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Geordânia Oliveira

Graduada em Administração de Empresas; Especialização em Gestão de Pessoas; MBA em Controladoria e Finanças; Com experiência 13 anos na área financeira; Consultora de Conhecimento Financeiro e Gestão de Estoque na Fortes Tecnologia em Sistemas; Produtora de Conteúdo sobre assuntos Financeiros; Instrutora do Fortes na Prática Presencial e Web; Instrutora dos Treinamentos dos Sistemas Fortes Financeiro e Fortes Compras e Estoque para os Colaboradores Internos, Clientes e Unidades da Fortes Tecnologia.

Deixar comentário.

Compartilhar