Gestão financeira

Planejamento estratégico: saiba como estruturar de forma eficiente sua equipe

Planejamento estratégico: saiba como estruturar de forma eficiente sua equipe 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 26/12/2018 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Ter uma empresa que funcione de maneira bem organizada e com eficiência não é uma tarefa muito fácil. Na verdade, tudo isso depende de uma gestão que tenha o foco em uma atuação bastante profissional.

Se você, enquanto empreendedor, busca atingir este patamar, vai precisar ter um planejamento estratégico bem-feito, e é nisso que vamos lhe ajudar hoje.

Veja nossas dicas para se ter um bom planejamento na empresa e com seus colaboradores.

O planejamento estratégico

Uma das ferramentas de trabalho mais importantes para estruturar metas, diretrizes e a metodologia de trabalho de uma empresa, é o planejamento estratégico.

Ele é um resumo objetivo de quais as metas serão perseguidas, a identificação dos motivos que levam a estas metas e a forma como tudo será feito.

Além de sistematizar o esforço que deverá ser empregado e os caminhos a serem seguidos para o alcance dos objetivos propostos, o planejamento estratégico quando bem-feito ajuda a integrar a empresa demonstrando a todos, por meio de uma comunicação clara e direta, em que fase o negócio se encontra, no que se acredita e quais serão as etapas futuras.

Além disso, ele também ajuda a unificar a comunicação de todo esse entendimento perante os funcionários de maneira que cada um possa entender o motivo de desempenhar bem a sua função.

Algumas influências no seu plano de ações

Ao definir as metas a serem perseguidas pela empresa e as formas como se pretende fazer isso, alguns pontos devem ser observados com muita atenção para que sua empresa precise enfrentar menos imprevistos pelo caminho e seja mais efetiva.

Objetivos

Ao definir os objetivos, tenha o cuidado de fazer isso de maneira bastante realista e de fácil mensuração.

Algumas empresas, na hora de definir suas metas, acabam entrando em discussões e se desvirtuando um pouco do negócio.Isso pode fazer com que elas tirem o foco de onde deveriam e acabem por definir objetivos muito fora de suas realidades.

Outro problema é deixar os objetivos de lado. A energia investida nessa tarefa precisa fazer algum sentido, do contrário não precisaria gastar seu tempo com essa tarefa.

Contexto do mercado

Ao estruturar um plano de ação, é muito importante que se observe e respeite a situação de mercado. É preciso ser realista e avaliar bem o contexto em que se está inserido.

Por isso, ao criar o seu planejamento estratégico, lembre-se de considerar o que anda acontecendo ao redor e como o ambiente externo pode afetar sua empresa.

Planos de expansão

Ampliar o negócio é o sonho de muito gestor e uma responsabilidade bem grande.

Acontece que muito empreendedor investe um bom tempo e recursos buscando expandir sua empresa e esquece que após esse movimento será necessário conseguir gerir toda ela (agora maior) tendo as responsabilidades antigas acrescidas das novas.

Para que se possa crescer é necessário ter uma estrutura bem administrada e controlada. Do contrário o risco é grande.

Ao fazer um planejamento que envolva a ampliação do negócio tenha certeza que a sua atual operação está rodando bem.

Processos financeiros

Todo líder sabe que, por mais que se tenha um produto de qualidade, uma clientela específica ou qualquer outra variável que mereça destaque, o coração da empresa é o financeiro e que basta olhar para ele para saber como andam as coisas.

Sendo assim, para qualquer desenho de planejamento estratégico que pretenda fazer, lembre-se de considerar sempre os seus processos financeiros.

Busque sempre formas de reduzir custos e maximizar lucros. A sobrevivência de sua empresa depende disso todos os dias. Veja o que pode ser automatizado e agilizado. Diminua a possibilidade de erros e nunca descuide dos seus relatórios.

Clientes

Independente do seu tipo de negócio, ao criar um plano de ação para nortear o futuro da sua empresa, lembre-se quem é o seu público-alvo. Eles precisam ser uma das suas preocupações quando o assunto é o futuro da empresa. Ao traçar metas, pondere como eles poderão se comportar.

Tente manter fidelizados os que você já tem e busque criar oportunidades para a conquista de novos.

Dicas para facilitar a tomada de decisões

Para quem já sabe mais ou menos o que quer, mas ainda anda tropeçando em como fazer as coisas acontecerem e como definir tudo de forma prática, existem algumas ferramentas que podem ajudar a se ter uma postura mais assertiva.

Análise SWOT

Dividindo o estudo do seu contexto atual em ambiente interno e externo, esta matriz consegue avaliar bem o cenário no qual seu negócio está inserido e mostra possíveis caminhos para a sua gestão se tornar mais estratégica.

Estudando a parte interna da empresa, temos o levantamento das forças (S — Strengths) quando você deve identificar e anotar os pontos fortes da sua empresa, aquilo em que ela se destaca em sua operação diária.

Quanto às fraquezas (W — Weaknesses), elas se referem às dificuldades enfrentadas, carências que precisam ser resolvidas para que a empresa performe melhor.

Olhando para o ambiente externo temos as oportunidades (O — Opportunities) e as ameaças (T — Threats). Elas são, respectivamente, os aspectos favoráveis e desfavoráveis que podem ajudar sua empresa a explorar melhor o mercado ou ter que encontrar formas alternativas para isso.

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Respondendo a estas questões bem objetivas e mirando sempre nas metas estabelecidas para a empresa, seu planejamento estratégico ganha automaticamente um plano de ação bastante funcional. Assim, fica bem mais fácil atingir os objetivos propostos.

Basicamente o que se precisa fazer é responder as seguintes perguntas:

  • 1º W (What) — O que será feito?
  • 2º W (Why) — Por que será feito?
  • 3º W (Where) — Onde será feito?
  • 4º W (When) — Quando será feito?
  • 5º W (Who) — Por quem será feito?
  • 1º H (How) — Como será feito?
  • 2º H (How much) — Quanto vai custar?

Ao destrinchar seus objetivos com estas questões, ficará bastante claro como você deve proceder para atingir cada um deles.

Utilizando estas dicas e levando em conta alguns pontos de atenção pelos quais passamos, seu planejamento estratégico será feito de maneira bastante profissional e acertada.

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