Gestão de pessoas

Páscoa na empresa: 9 ideias para celebrar com a sua família do trabalho

pascoa-na-empresa-fortes-tecnologia
Escrito por Isabel Holanda
Publicado em: 17/03/2020 Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Já parou para pensar que passamos mais tempo no trabalho do que em casa com a nossa família de sangue? Tanto tempo assim faz com que criemos laços e vínculos afetivos com as pessoas com as quais trabalhamos.

Isso faz com que os colegas de trabalho se tornem a nossa segunda família, e fazer celebrações que reforcem esses vínculos só trarão ao RH e à empresa mais benefícios do que apenas custos. 

No artigo hoje, você vai conferir dicas sobre como comemorar a Páscoa na empresa e engajar ainda mais os seus colaboradores.

Quando se comemora a Páscoa

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente, no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

E claro, respeitando todas as crenças, é possível aproveitar essas ocasiões para se trabalhar valores como amor, integração dos seus colaboradores e aumentar o nível de engajamento e motivação das equipes. 

Olhar as pegadas: caminhando para o engajamento

Não sei se você tem crianças em casa, mas uma das brincadeiras que costumamos fazer é esconder ovos pela casa e criar caminhos com pegadas de coelho para ajudá-los a encontrar o rumo certo e, assim, aumentar a empolgação da conquista.

Com esse período, você também pode trabalhar esses conceitos e saber que tão importante quanto decidir qual ação de endomarketing você irá fazer para a páscoa, é preciso ter em mente os objetivos da ação para a empresa.

Quando pensamos em ações de endomarketing, principalmente para datas comemorativas, podemos cair na armadilha de fazer coisas parecidas e de isso gerar a ideia de repetição e desânimo em quem participa. O fator surpresa nesse caso já não vai te ajudar.

Portanto, a primeira coisa que precisamos ter em mente é buscar sair da “mesmice”, estar atento às novidades e, principalmente, conhecer as pessoas para buscar o que elas querem e preferem. Saber mapear as suas personas internas pode te ajudar muito a encontrar as melhores ações.

Minha dica para você é fazer algo legal e divertido, para que você possa ter espaço para trabalhar a construção ou reforço de uma cultura de engajamento.

Encontrar os ovinhos: estimulando valores

Não é com frases ou só com mensagens enviadas por e-mail que você vai estimular o seu colaborador. 

Tenha sempre o seu colaborador como o seu cliente, o que de fato é. A diferença é que ele é o seu cliente interno, o que fará com que sua cultura, seus valores, seus objetivos estratégicos reverberem até chegar no seu cliente externo. 

Aproveitar esses períodos para trabalhar com os valores da empresa de forma mais genuína, saindo do papel e aplicando na prática pode ser o começo de uma mudança considerável no seu clima organizacional.

Pensar nos conceitos que movem a empresa e aplicá-los de forma estratégica nas ações de endomarketing é um tiro certeiro para desenvolver os profissionais.

Trabalhar uma marca engajadora e valores internos vai muito além de apenas trabalhar com entrega de brindes, acessórios e símbolos. É fazer entender que a empresa está ali com um propósito muito maior e que o colaborador tem um papel relevante e faz parte.

Comer o chocolate: mensurando resultados

Nós que trabalhamos com pessoas sabemos da importância dessas ações. Talvez você tenha uma direção que também tenha ciência de que o colaborador é algo importante para estratégia, mas sabemos que as sentenças “redução de custos” e “verba limitada” também fazem parte do nosso dia a dia.

Sabemos que não adianta só programar e executar ações. Já sabemos os benefícios que todas as ações trarão, então por que não criar mecanismos de mensuração?

Portanto, saber como mensurar os resultados de uma ação é essencial para que se possa medir o retorno real ou subjetivo do investimento que a empresa fez a curto, médio ou longo prazo.

Além disso, nos ajuda a entender se essa ação corrobora com os objetivos estratégicos.

9 dicas de ações para a Páscoa na empresa

Fiz uma coletânea de algumas ideias criativas para que você se inspire no que discutimos aqui e possa trabalhar a Páscoa na empresa, aproveitando esse período tão gostoso e de confraternização. 

#1. Caça aos chocolates

Vamos começar com ações simples. Para você que tem uma empresa com poucos colaboradores, uma das ações que podem ser feitas é uma brincadeira como caça aos ovos. 

Ninguém resiste a um chocolate! A ideia aqui é criar um breve enigma com os valores da empresa para mostrar ao colaborador onde os ovos estão escondidos.

Coloque alguns chocolates em uma caixa com o nome de algum valor da empresa e oriente seus colaboradores a procurarem por esse valor. 

Adicione um cartão com uma mensagem personalizada. Isso irá demonstrar preocupação e atenção com todos os colaboradores. Tenho certeza que, além da diversão, eles se sentirão valorizados e parte integrante da empresa.

#2 Organize um lanche de Páscoa

Outra ação simples e que estimula a confraternização é fazer um lanche de Páscoa.

Powered by Rock Convert

Aproveite as pausas no trabalho para promover lanches coletivos. É nesses momentos que se criam as melhores memórias e experiências no ambiente trabalho. 

Prepare uma mesa recheada com as iguarias da época, especialmente os doces, e desfrute junto dos seus colaboradores. Esses momentos gerarão awareness e engagement para a sua marca.

Não esqueça de criar hashtags e compartilhar nas redes sociais essas ações a fim de inspirar outras empresas.

#3 Team Building

Você pode trabalhar também o engajamento por equipe. Promova uma caça aos ovos utilizando-se de todo o espaço na empresa e separe seus colaboradores em pequenas equipes para trabalharem juntos. 

A equipe mais encontrar ovos, ganha o prêmio final!

#4 Voluntariado

Pesquisas mais recentes apontam que ajudar os outros faz com que nosso cérebro libere substâncias de prazer, e as datas comemorativas são ótimos momentos para incutir os valores da organização nos colaboradores. 

Arrecade alimentos ou, se for um lar para crianças, você pode arrecadar chocolates, doces e outros itens relativos à data.

Convide os seus colaboradores para irem em grupo e entregar as doações pessoalmente. Caso não haja possibilidade de fazer isso no horário de expediente, organize a turma em um momento no fim de semana ou no horário de almoço, por exemplo.

O voluntariado é ideal para promover a responsabilidade social ou ambiental, bem como aumentar a empatia e compreensão com o próximo. 

#5 Visita do coelho da Páscoa

Se você nunca fez uma ação assim, pode ser uma boa ideia para começar o dia. A ideia é trazer um coelho da páscoa para recepcionar as pessoas logo cedo.

Ele pode entregar doces com mensagens de amor e que também reforcem os valores da empresa, ou sobre a importância das pessoas, das relações. Use toda a sua criatividade!

#6 Game

Que tal organizar game onde as pessoas respondam a determinadas perguntas e possam receber chocolates como premiação?

Você também pode fazer um “passa ou repassa” com tortas de chantilly. Além disso, outros jogos simples de fazer na empresa são jogo da memória, roleta, quizzes. Um game que utilizo para isso e recomendo é o Kahoot.

#7 Oficinas sobre chocolate

Uma ação bem divertida que você pode fazer é produzir uma oficina sobre como fazer ovos de Páscoa.

Existem empresas que ensinam como fazer ovos caseiros de maneira prática e simples. 

Incentivar os colaboradores a aprenderem para depois fazerem em casa pode ser algo maravilhoso.

Estimule-os a compartilhar suas experiências e, se você tiver budget, pode preparar um kit simples com forminhas e uma barra de chocolate para entregar ao que participarem das oficinas. 

#8 Convênios com lojas de chocolates

Nesse período de Pascoa, várias empresas fazem parceria com lojas especializadas para negociar descontos especiais para os funcionários.

Se preferir uma ação complementar, você pode sugerir que a loja monte um quiosque dentro da empresa para que, nos intervalos, os colaboradores possam fazer suas compras de Páscoa com mais comodidade.

#9  Competição com M&M’s 

E, por último, você pode realizar um concurso interno com chocolates do tipo M&M’s. A ideia da brincadeira é encher um recipiente transparente com os chocolates e pedir que as pessoas tentem adivinhar quantos M&M’s existem lá.

Deixe o potinho à mostra por um período na empresa e estimule os colaboradores a darem deus palpites. Quem acertar, ganha um prêmio que pode ser uma cesta de páscoa com chocolates, pão de coco, vinho e guloseimas.

E para finalizar… 

Não se renda à falta de orçamento ou de investimento. Alguns RH’s vivem isso todos os dias!

O primeiro passa é buscar parceiros, realizar ações, mensurar resultados e, depois, buscar convencer diretores e sócios a investir nessas ações nas próximas datas comemorativas.

Tem uma frase que gosto demais de usar que é a seguinte: “Melhor feito do que perfeito!” 

E se você gostou deste artigo e tem outras ideias para comemorar a Páscoa na empresa, aproveite para deixar o seu comentário e compartilhar com a gente!

Sobre o autor

Isabel Holanda

Há mais 10 anos atuando na área de gestão de pessoas, atualmente, é gerente de conteúdo na Fortes Tecnologia. Graduada em Pedagogia pela UFC, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia e Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Além disso, é palestrante de temas relacionados aos subsistemas de RH com foco em liderança e desenvolvimento de equipes.

Deixar comentário.

Compartilhar