Gestão contábil

Marketing Contábil: Otimize os resultados do profissional de contabilidade

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Escrito por Ivanise Magalhaes
Atualizado em: 07/02/2019 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Sabemos que a competitividade no mercado profissional de contabilidade é acirrada e uma maneira para sobreviver – e mais do que isso, conquistar clientes – é fazer o possível e o impossível para se destacar.

Para tanto, é necessário ter boas habilidades contábeis, obviamente, mas também é preciso estar atento às novas demandas dos seus clientes, não só do ponto de vista do seu negócio, mas também do marketing contábil.

Ou seja, o marketing contábil é nada mais que conhecer estrategicamente todas as necessidades do seu cliente e trabalhar as principais motivações, para a partir delas construir uma linguagem que consiga comunicar bem com ele, tem sido a principal estratégia a ser trabalhada no marketing de empresas contábeis.

Nesse aspecto devemos entender o cliente não como uma “persona” genérica, mas sim a persona para cada tipo ou nicho de cliente que componha a carteira da empresa contábil.

O que é marketing contábil?

Basicamente, é uma forma de atrair seus clientes de maneira estratégica, estando atento às suas necessidades e problemáticas e procurando mostrar suas soluções de maneiras vendáveis.

Transformar em oportunidades de negócio tudo que dificulta a vida do cliente e impede que ele chegue no tão almejado lucro é definitivamente a motivação principal das ações de marketing. Agregar valor vendendo facilidade e possibilidade de ter informações que deixem seu cliente cada vez mais próximo dos objetivos dele.

Um exemplo muito comum no mercado contábil é ter clientes que não conseguem ter um controle financeiro eficiente e por tanto não integram informações com seus contadores.

Essa tem sido uma oportunidade muito explorada por profissionais contábeis, pois esse serviço pode ser inclusive vendido a parte dos serviços de contabilidade. No final de tudo é uma solução que agrega aos dois lados. Uma dificuldade que foi transformada em oportunidade.

Quando falamos de marketing contábil, precisamos ter em mente que essa noção vai muito além de vender um produto ou serviço, e é preciso concentrar-se na venda de um profissional de contabilidade – você. É a sua marca que estará em jogo, é nela que seus clientes irão investir – ou não.

Esse é o seu marketing contábil e ele será o responsável por otimizar seus resultados profissionais. Por isso, aqui vão algumas dicas. Ainda mais hoje em dia que as pessoas pesquisam sobre você e sua marca mesmo antes de falar com você. Pense nisso! Você mesmo deve agir assim.

Estratégias fundamentais de marketing contábil

A estratégia de marketing é um fator crítico, que separa os profissionais de contabilidade de destaque, que apresentam alto crescimento, dos profissionais que apresentam baixos resultados.
Contudo, tenha em mente que o marketing não se refere à quantidade de dinheiro investida, e sim como a estratégia planejada é executada. Por isso ela é tão importante para o sucesso de um profissional contábil. Ou seja, faz-se importante acompanhar todas demandas na legislação e investir em tecnologia para aumentar a sua produtividade.

Alguns fatores devem ser levados em conta em sua estratégia, são eles:

Marketing Digital:

Estima-se que mais de 90% dos consumidores fazem algum tipo de pesquisa online antes da tomada de decisão. Por isso, atualmente, os profissionais de contabilidade que estão se destacando são aqueles que investem na internet com sua página exclusiva, podendo ser exibidos os conteúdos de blog e seus serviços exclusivos, além das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn.

Com isso, sua empresa cria um relacionamento próximo com seus clientes, além de fortalecer sua imagem profissional, gerando ainda mais crescimento com um bom site institucional e atraindo mais serviços contábeis.

Você já possui um site? Quer saber se de fato está funcionando para os seus clientes? A Fortes Tecnologia faz uma auditoria gratuita do seu site. Coloque as informações abaixo no formulário, faça a auditoria gratuita do seu site, conheça suas potencialidades e venda mais.

Conteúdo:

Ter conteúdo relevante no seu site, blog e redes sociais vai aumentar sua visibilidade na Internet e ampliar sua autoridade no mercado que você deseja atender. Por isso, leve o conteúdo que você produz a sério.

Nesse ponto é importante salientar que o conteúdo deve ser encontrado da forma que o cliente busca por ele. Assim, vale apena aprofundar em palavras chaves e um título interessante para quem busca esse assunto.

Networking:

O mundo não acontece somente online, por isso os relacionamentos são fundamentais neste mercado. É preciso aumentar sua rede de conexão com profissionais e influenciadores do seu segmento, adquirindo novos conhecimentos e contatos.

Procure engajar em eventos onde seus clientes e desejáveis clientes estão, assim será muito mais fácil entender o cenário e anseios deles.

Dicas para otimizar seu tempo e dinheiro! 

Invista em publicidade:

ela pode ocorrer de maneira paga ou espontânea, mas você precisa considerá-la na sua estratégia de negócio. Além das mídias tradicionais de massas, considere usar a o poder de segmentação da Internet como um importante canal de publicidade para comunicar os seus serviços.

Tenha contato influenciadores:

Estimule as indicações de clientes atuais. As pessoas confiam mais nas indicações feitas por quem já teve alguma experiência positiva com o produto ou serviço contratado. Pequenos vídeos com depoimentos, ou mesmo “fotocasos” de sucesso.

Participe de eventos:

Você já fez seu networking, então é hora de usá-lo. Vá a eventos em que é convidado, mas escolha também os que tenham valor educativo e que tragam um retorno para o investimento que você faz na sua qualificação profissional. E se for dada a você a oportunidade de falar, aproveite.

Um discurso rápido e eficaz sobre que tipo de solução que o seu serviço oferece é fundamental estar na ponta da língua e pertencer ao seu portfólio nas mídias sociais pra ratificar as informações que você está passando.

Que tipo de estratégias você tem utilizado para se destacar no mercado e conseguir novos clientes? Compartilhe sua experiência nos comentários!

 

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Sobre o autor

Ivanise Magalhaes

Coordenadora de Relacionamento da Fortes Tecnologia.
Contadora, Especialista em Administração Estratégica. Experiência de 15 anos na área contábil, gestão patrimonial e de tecnologia da informação.

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