Gestão contábil

Jovem Contador: 7 dicas de como se destacar no mercado contábil

Escrito por Fellipe Guerra

Que a Contabilidade tem se tornado cada vez mais inovadora e adotado tecnologias a seu favor, é inegável. Com isso, as empresas e organizações têm percebido e entendido que a presença de um profissional, capaz de zelar pela “saúde” financeira e econômica dos empreendimentos, é indispensável, se tornando um destaque no mercado contábil.

A grande questão é se, diante de tantos avanços na área, do aumento da demanda por profissionais capacitados e do uso de novas tecnologias, o mercado contábil tem recebido profissionais preparados para enfrentar os desafios que envolvem a profissão e as necessidades das empresas?

Partindo para uma análise geral, a resposta é não. E os problemas começam na própria graduação, que não consegue formar um profissional preparado para encarar um mercado tão competitivo como o da contabilidade. Isto ocorre, porque a rotina prática do dia a dia se distancia das questões acadêmicas. É preciso alinhar a prática à teoria.

A busca pelo aperfeiçoamento

Com uma formação superior limitada, cabe ao aluno buscar de forma mais ambiciosa uma qualificação exterior às paredes da faculdade. É necessário expandir os conhecimentos, absorver conteúdos que vão além da contabilidade, relacionados com gestão e liderança, por exemplo. Esse é o caminho para o êxito!

É preciso, no entanto, chamar o foco para essa limitação acadêmica a fim de superá-la. Pois a graduação, um importante passo na vida de qualquer indivíduo, deveria capacitar a pessoa de forma eficaz e prepará-la bem para o mercado.

 Deveria, pelo menos, influenciar os jovens contadores que se formam todos os anos, pois, o que é possível notar é um grande número de diplomados sem conhecimentos necessários em informática, multidisciplinar e sem uma capacidade de comunicação. Pontos que fazem total diferença dentro de uma empresa.

Por outro lado, vemos algumas instituições de ensino se movimentando para oferecer aos seus alunos experiências práticas que condizem mais com a realidade do mercado contábil como, a utilização de software de gestão na universidade. Mas, ainda assim essas instituições são minoria e é necessário um esforço maior do jovem contador para se destacar profissionalmente.

A especialização também deve partir do aluno

Não adianta oferecer e construir todo o conhecimento “necessário” na graduação se a vontade de crescer e aperfeiçoar não parte também do aluno. E isso começa antes mesmo do ingresso no curso. Para muitos pode parecer exagero, mas se preparar com antecedência faz diferença lá na frente.

A dica a seguir não cabe somente aos jovens que pretendem estudar contabilidade, mas a qualquer pessoa que queira ingressar numa graduação, curso técnico, seja lá qual for: Leia muito! Leia bastante! Os jovens precisam entender que é importante ter um bom domínio do português.

Além disso, o novo perfil de um profissional é aquele que precisa saber se relacionar, conseguir boas relações interpessoais e desenvolver um aguçado senso de responsabilidades. São pontos muito importantes!

Os principais erros de quem está iniciando a carreira no mercado contábil

Devido aos problemas de formação citados acima, dentre outros motivos, é perceptível que os principais erros dos contadores iniciantes estão relacionados à falta de iniciativa, coragem e esforço mesmo. Os contadores têm saído da faculdade esperando que as coisas aconteçam. Mas não é bem assim…

Esperar pode inibir a sua atuação. É preciso ter atitude, ser proativo e se esforçar para conquistar o seu espaço. É claro que a conquista do primeiro emprego ou de uma ótima atuação na empresa não depende somente desses pontos, mas se você demonstrar ativo, corajoso e tomar iniciativa nas decisões, já será um bom caminho andado.

Como deve ser a postura de um profissional iniciante?

Abaixo estão alguns pontos que cabem a qualquer tipo de profissional, seja ele iniciante ou veterano. São questões que têm a ver com o perfil profissional:

– Como já citado, o contador deve ser muito proativo;

– Ele precisa entender das tecnologias para que sua performance na empresa melhore;

– O profissional precisa ser capaz de assumir responsabilidades e gerar resultados. As empresas não querem colaboradores que não dão retorno.

7 dicas para ser o destaque do mercado contábil

E para auxiliar aqueles que estão atravessando a porta de entrada para o mercado de trabalho, se atente às dicas:

1. Não pare de estudar!

Se capacite! Invista na formação continuada e não pare de estudar e se atualizar sobre as inovações da contabilidade.

2. Adquira conhecimentos diversos

Para além dos conteúdos e temas da contabilidade, o mercado pede por profissionais que dominem também conhecimentos multidisciplinares, como liderança, gestão de pessoas, direito, economia, dentre outros.

3. Faça da tecnologia a sua aliada

Utilize as tecnologias para melhorar sua performance e o seu desempenho, ou seja, use todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para potencializar o seu trabalho.

4. Desistir jamais!

Tenha muita dedicação e esforço. Não desista de mostrar o seu potencial na empresa que for trabalhar. Vista a camisa da empresa e conquiste o seu espaço.

5. Seja humilde para reconhecer as suas falhas

Ter humildade para reconhecer os seus erros é algo muito importante, pois leva a superá-los e a melhorar, se aperfeiçoando cada vez mais.

6. Seja um ótimo comunicador!

É preciso saber se comunicar com as outras pessoas, escrever bem, falar bem, pois isso faz diferença na atuação dos contadores.

7. Experiência nunca é demais!

Se você conseguir estágio já no primeiro semestre da faculdade, agarre essa chance! Busque estar na área o mais cedo possível, atuando, praticando estágios e outras atividades relacionadas à contabilidade. Deixar de adquirir experiências pode comprometer a sua atuação no mercado de trabalho.

A importância da Contabilidade

Para os que se iniciam na Contabilidade, sejam muito bem-vindos! Tudo o que foi falado acima tem o único objetivo de direcionar melhor a trajetória que você irá traçar a partir do momento que escolher ser um profissional da área.

Saiba que sua escolha é importante para a continuidade da profissão, tão necessária no mundo em que vivemos. Pois o contador é o responsável que, a partir dos números fornecidos pela contabilidade, irá auxiliar a gestão da empresa na tomada de decisões.

Uma tarefa árdua, mas que fará com que as empresas tomem as atitudes corretas frente aos investimentos, decisões de vendas, compras, contratações, entre outros.

E não pense que a atuação de um contador se restringe às quatro paredes de um escritório. Os campos de trabalho são muitos! O profissional pode atuar em empresas privadas, auditorias digitais, com cruzamento de informações, revisões fiscais, como professor em salas de aulas e treinamentos específicos para profissionais já formados e até mesmo com o empreendedorismo contábil.

Se capacite, se apaixone e seja um Contador de destaque!

Sobre o autor

Fellipe Guerra

Deixar comentário.

Compartilhar