5 impactos da IoT na contabilidade

5 impactos da IoT na contabilidade
4 minutos de leitura

Durante muito tempo, a Internet das Coisas (IoT) parecia ser possível apenas nos filmes de ficção científica, mas tem se tornado parte da realidade de empresas dos mais diversos segmentos do mercado, incluindo no setor contábil. Estamos falando sobre a possibilidade de conectar diversos dispositivos e controlá-los remotamente com a IoT na contabilidade.

Não é novidade que o papel do contador está mudando à medida que a sociedade e a tecnologia evoluem. Esse profissional, que antes prestava apenas serviços manuais e compilações de informações sem qualquer análise sobre as entregas, agora está indo muito além. Hoje, ele também presta serviços de consultoria especializada em diversas questões como gestão tributária e planejamento financeiro, por exemplo.

Dito isso, a IoT na contabilidade é uma tendência realista e que causará impactos significativos ao setor nos próximos anos. Para conferir como essa inovação tecnológica mudará tudo o que conhecemos, continue acompanhando este artigo!

O que é a Internet das Coisas na prática?

De forma simplificada, Internet das Coisas trata-se do conceito de realizar a integração de dispositivos eletrônicos distintos em um único sistema, por meio da transferência de dados feita por uma rede (sem que seja necessária a intervenção de humanos para o acionamento).

A IoT permite que uma nova dimensão da praticidade, automação e interconectividade seja proporcionada à vida real e profissional das pessoas. Com ela, a tendência é que — em um futuro não muito distante — praticamente todos os dispositivos já sejam fabricados com sensores que permitam que se conectem entre si e, é claro, com conectividade à internet.

A consequência será uma dinâmica mais ágil e que forneça às empresas uma série de benefícios em relação à segurança de dados, produtividade dos funcionários, armazenamento e compartilhamento de informações, velocidade nas entregas, entre outros fatores que darão suporte à tomada de decisão dos gestores.

Quais são os impactos da IoT na contabilidade?

De acordo com um relatório levantado pela Gartner, uma das maiores empresas de consultoria do mundo, há uma previsão de que mais de 26 bilhões de dispositivos estejam conectados, até o final de 2020, incluindo aproximadamente 7,3 bilhões de computadores, tablets e smartphones — um para cada habitante do planeta.

Logo, a IoT gerará impactos significativos na contabilidade, já que essa tecnologia tem potencial para alavancar o setor, em especial por causa da automação e da mobilidade.

1. Aumento da segurança de dados

Privacidade e segurança das informações são assuntos levados muito a sério no setor contábil. Afinal, estamos falando sobre dados sigilosos dos clientes que, se caírem em mãos erradas, podem desmantelar uma empresa do dia para a noite.

Sendo assim, um dos fortes impactos da IoT na contabilidade é justamente o aumento dessa segurança, já que essa tecnologia também está atrelada a fortes sistemas de criptografia desenvolvidos para certificar que dados bancários, documentos pessoais e arquivos que devam ser mantidos sob sigilo só sejam acessados por meio de dispositivos autorizados.

2. Otimização de custos e tempo

Vivemos em uma era em que, mais do que nunca, tempo é dinheiro. Toda a informação digitalizada e as mudanças no comportamento do consumidor, influenciados pela forte presença da tecnologia na vida da sociedade moderna, têm acelerado o ritmo com que as pessoas compram e consomem serviços.

Portanto, um reflexo muito positivo da automação e integração proporcionada pela interconectividade da Internet das Coisas é que os processos passam a ser realizados com muito mais agilidade e menos custos.

Ou seja, o mesmo trabalho que antes exigia horas de trabalho e uma série de recursos para que fosse finalizado, agora pode ser feito automática e rapidamente por meio de alguns toques na tela de um smartphone integrado a um software de gestão contábil, por exemplo.

3. Melhor gestão de informações e de dados

Todas as fontes de dados relativos às transações financeiras, tributárias e gerenciais das empresas estão sendo beneficiados com a IoT, por conta dos sistemas de gestão contábil que permitem a integração de multidispositivos e o acesso remoto às informações armazenadas em um servidor virtual.

Ou seja, o escritório pode acessar em tempo real qualquer arquivo, documento ou informação que necessite em um dashboard interativo. Isso abre margem para que mais ferramentas de automação auxiliem no processamento e análise de dados.

4. Otimização dos serviços de consultoria

Como já foi dito, o papel do contador mudou bastante no decorrer dos últimos anos. De um profissional que cuidava apenas de questões orçamentárias, agora ele é um prestador de serviços de consultoria especializada, abrangendo os mais diversos assuntos de uma empresa, como:

Entre outros aspectos cruciais, graças à IoT na contabilidade, ele pode se colocar em uma posição muito mais fortalecida para ajudar seus clientes a tomarem decisões financeiras cada vez mais inteligentes e que gerem resultados visíveis.

5. Aumento da performance dos colaboradores

Por fim, mas não menos importante, vale mencionar os ganhos de produtividade que a equipe usufruirá ao poder contar com dispositivos interconectados. Estamos falando sobre a possibilidade de obter dados precisos sobre a jornada de trabalho e o desempenho de cada funcionário.

Pense no quanto a automação dos atividades manuais, burocráticas e repetitivas, tão comuns no setor contábil, pode facilitar a vida da sua equipe. O tempo que gasto analisando manualmente um enorme volume de dados pode ser dedicado às questões mais importantes, como o atendimento ao cliente, que precisa permanecer humanizado para que a relação comercial se mantenha aquecida.

Podemos citar alguns exemplos simples da IoT na contabilidade, mas que já fazem parte da rotina de um escritório, como o fato de um funcionário do departamento de vendas poder enviar um documento sobre os resultados ao setor financeiro, por meio de um dispositivo portátil, a qualquer hora e em qualquer lugar que ele estiver. Os benefícios que a quantidade de energia, tempo e recursos economizados nesse simples processo, gerou, é inestimável.

Como você pôde conferir neste post, a IoT na contabilidade já está gerando impactos que transformarão o segmento de forma significativa com o decorrer dos anos. Para que sua empresa não se torne obsoleta e seja ultrapassada pelos concorrentes, é imprescindível mantê-la atualizada em relação às transformações digitais e tendências tecnológicas.

Este conteúdo foi útil para seu negócio? Então, com certeza você também se interessará por nosso post sobre os 7 passos para implementar valor ao seu escritório com inovação na contabilidade!

ebook-difal
banner-artigos-carga-tributaria-brasileira
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!