No post de hoje, irei falar sobre uma tendência de mercado: o uso da inteligência artificial para automatizar serviços na contabilidade.
Quando se fala em AI dentro dos escritórios contábeis surgem inúmeras dúvidas. O uso da inteligência artificial irá substituir o profissional? Como essa tecnologia pode ser usada no dia a dia? Quais os benefícios de usá-la?
Se esses são também alguns dos seus questionamentos a leitura desse texto irá te ajudar a entender um pouco mais sobre inteligência artificial e como ela vem modificando a performance dos profissionais de contabilidade!
A grande função social da aplicação do moderno acervo cultural contábil está na orientação dos empreendimentos humanos em direção à prosperidade.” prof. Antônio Lopes de Sá
A inteligência artificial vem avançando diariamente para dentro dos escritórios, empresas e indústrias. Essa transformação está modificando o modo das profissões desempenharem o seu papel. E o contador não foge a regra.
A inteligência artificial na contabilidade substitui o profissional?
Atendente de guichê de estacionamento, cobrador de ônibus, balconista de supermercado, atendente de telemarketing. Essas são profissões que já sofreram transição e, em alguns lugares, ainda estão sofrendo mudanças.
O receio de ser substituído por um software de gestão pode amedrontar o contador. Mas, é preciso se jogar de cabeça na tecnologia para entender quais as mudanças que a profissão estão sofrendo e como permanecer no mercado.
Nasce o contador 2.0
“O que se extingue não é a profissão, como difundem os leigos sobre nossos assuntos, mas, uma das funções que nos absorvia muito tempo e até nos impedia de exercer a verdadeira e que é a de explicar os fatos e traçar modelos de comportamento da riqueza.” prof. Antônio Lopes de Sá
A inteligência artificial na contabilidade transforma relatórios que demoravam dias para ser feitos manualmente, em um trabalho de minutos com o uso de um software de gestão. Os arquivos das notas fiscais agora cabem em qualquer computador com acesso a internet. Receber os comprovantes dos clientes no final do mês é coisa do passado, a tecnologia envia em tempo real.
Inovação na contabilidade garante time de alta performance
“Existem startups atuando em um segmento denominado RegTech (de regulatory tech, ou tecnologia para lidar com regulamentação e compliance) justamente reduzindo drasticamente o custo de empresas lidarem com a excessiva burocracia e regulação do mercado brasileiro.” Edson Rigonatti
A geração que está entrando ou já iniciou no mercado nasceu em meio à tecnologia. Colocar essa geração em serviços operacionais, repetitivos, que podem ser facilmente substituídos por um software de gestão é matar a motivação desta equipe.
Segurança para o empreendedor
O Fisco já possui sistemas com inteligência artificial para cruzar dados empresariais, a fim de evitar possíveis fraudes. Dessa forma é possível identificar com precisão qualquer irregularidade cometida pelos empresários.
Inovação na contabilidade é trabalhar o presente com foco no futuro
O mundo está se reinventando e nessa transformação é preciso estar atento às novas tecnologias. Utilizar ferramentas que otimizam o dia a dia é proporcionar tempo para se dedicar ao que não pode ser automatizado, como: liderança estratégica, gestão e geração de valor aos clientes.
Quer saber também sobre as tendências da contabilidade para os serviços de contabilidade no mercado global? Veja o que pontuei as 6 oportunidades e 7 desafios aplicados fora do Brasil.
Você já parou para pensar que o papel do contador não é (somente) operacional? Que o futuro da contabilidade é ser mais estratégico do que atualmente? Veja o que escrevi sobre Tecnologia para contabilidade: não tenha medo!
Leia o texto completo do artigo Inteligência artificial na contabilidade, clicando aqui.