Integração do eCAC: aprenda como fazer a baixa de pagamentos no Fortes Fiscal

Integração do eCAC: aprenda como fazer a baixa de pagamentos no Fortes Fiscal
3 minutos de leitura

A Integração do eCAC veio para otimizar o processo de consulta e obtenção de informações referentes ao pagamento dos tributos da empresa, ou seja é possível efetuar a baixa automática das guias pagas, a partir do Portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), da Receita Federal.

Veja agora como utilizar esse recurso no Fortes Fiscal neste artigo completo.

O que é e para que serve o eCAC?

Lançado em dezembro de 2005 com papel fundamental na desburocratização das relações entre a Receita Federal e os contribuintes, o portal do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) efetiva milhões de serviços ao mês.

O e-CAC é um portal eletrônico que funciona de forma similar a um Internet Banking. Entenda todo o seu funcionamento no artigo completo que escrevi sobre o eCAC e como ter mais agilidade na conciliação dos tributos dos seus clientes. Obviamente, os serviços são colocados à disposição com garantia de preservação do sigilo fiscal do contribuinte. Além disso, há validade jurídica nas transações realizadas pelo portal, graças à criptografia de certificados digitais.

Como é feita a integração do eCAC da Receita Federal?

Acessando o menu de Movimentos – Tributos Federais, localize a opção DARFs Emitidos para que seja exibida a tela abaixo.  Clique no botão  para começar o processo de integração com o e-CAC:

A partir desse momento iniciaremos a integração com o portal eCAC da Receita Federal para consultar os dados das guias pagas dos tributos.

OBS: opção disponível também no menu Movimentos – Tributos Federais – DARFs Retenções.

Informe os dados de acesso ao Portal do e-CAC. As opções de autenticação no portal são código de acesso ou certificado digital.

O certificado utilizado deve ser o da empresa que possua acesso ao portal ou o certificado do próprio escritório, através de Procuração Eletrônica.

Instalação do certificado para integração do eCAC

Certificado A1: certifique-se que ele já está instalado corretamente na máquina antes de clicar em Ok.
Certificado A3: favor conectá-lo ao computador antes de clicar em Ok.  Neste certificado é necessário também informar a senha.

Após realizado o login, será exibida a tela com os pagamentos constantes:

Na tela é possível visualizar os DARFs conciliados automaticamente e aqueles pendentes de conciliação.

Conciliação do DARF

Serão conciliados automaticamente os DARFs utilizando o seguinte critério de comparação, que estão sem data de pagamento informado e que coincidem com as seguintes informações: Código da Receita, Valor do Imposto, Período de Apuração e Data do Vencimento.

Para os DARFs não conciliados de forma automática, selecione os pagamentos disponíveis no e-CAC, em seguida selecione os impostos registrados do Fiscal e clique no botão .

Os valores dos impostos já poderão ser enviados para a Contabilidade, tanto a provisão como o pagamento, com valores de juros e multa para suas contas respectivas. Assim como a informação já estará pronta para ser gerada para a DCTF.

Qual é o benefício para você, contador?

Por meio da integração com o e-CAC, é possível visualizar os DARFs dos tributos pagos e fazer a vinculação com os DARFs emitidos pelo Fortes Fiscal, facilitando o processo de conciliação dos valores pagos e sem a necessidade de sair do sistema para acessar o site.

Com a segurança do Certificado Digital, o sistema buscará as guias pagas do Portal e-CAC (DARF e DAS). Elas serão relacionadas aos DARFs apurados no sistema, a baixa será efetuada automaticamente e será realizada a contabilização.

Com a baixa automática, o ciclo completo dos tributos pode ser controlado de forma prática no Fortes Fiscal, da apuração e integração com a contabilidade até a geração da DCTF. Isso se traduz em mais agilidade e precisão na obtenção dos valores pagos pelos seus clientes, sem a necessidade de solicitar ou esperar a devolução dessa informação por parte do cliente.

Hoje, o e-CAC é uma ferramenta praticamente indispensável para contadores, que otimiza muito as burocracias envolvidas nessa responsabilidade. Com as suas funcionalidades, um contador consegue fazer muito mais em menos tempo, atendendo mais clientes de forma completa. Quando integrado aos softwares de contabilidade, o portal se torna ainda mais poderoso, pois é possível automatizar parte do trabalho que será realizado.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Precisa de alguma ajuda? Quer saber como fazer todos os processos em um sistema prático, automático e fácil de se adequar? Conheça o Fortes Fiscal e saiba como integrar seus dados e consultas dos pagamentos

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!