Integração de Obras e Lotações Tributárias para o SST

Integração de Obras e Lotações Tributárias para o SST
5 minutos de leitura

Está disponível nas mais novas versões dos sistemas Fortes Pessoal e Fortes RH a integração dos cadastros de obras próprias e o cadastro de Lotações Tributárias.

Sabemos que o Fortes RH já tinha o cadastro de obras, e que era utilizado para o preenchimento do PCMAT (Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção).  E a novidade é que agora o sistema de folha vai compartilhar os cadastros de suas Obras Próprias, assim como suas Obras de Terceiros, mas estas serão recebidas como Lotação Tributária.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Falando em Lotação Tributária, este é um novo cadastro que está disponível no Fortes RH e que também está integrado com o Fortes Pessoal. Tudo isso para atender as necessidades de transmissão dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial, mais precisamente o evento S-1060 (Tabela de Ambientes de Trabalho).

Como essas novidades envolvem dois produtos, deixa eu te passar algumas recomendações:

Conferindo a versão dos sistemas

No Fortes Pessoal

Verifique a versão do seu sistema de folha acessando o menu Ajuda > Sobre. A sua versão deve estar igual ou superior a de número 6.133.0.1

Também é preciso verificar se o WebService está atualizado e esse processo deve ser efetuado no servidor!

Então acesse Utilitários > Integração com o Fortes Pessoal (WebService) > Clique no botão Atualizar.
Se o sistema apresentar “Nenhuma atualização disponível no momento”, então significa que está tudo certo até aqui!  Mas se você acabou esquecendo de atualizar o WebService, então o sistema vai informar que existe uma versão mais atual, e aí basta clicar em SIM para iniciar a atualização.

No Fortes RH

Acesse o módulo Utilitários > Sobre. Sua versão está na 1.2.0.8? Então  estamos alinhados!

Nova ferramenta no Fortes RH

Dentro do Fortes RH foi adicionado um relacionador para o cadastro das obras. Para encontra-lo, acesse o módulo Utilitários > Relacionador Fortes Pessoal > Escolha a opção Relacionar Obra com  Fortes Pessoal.

Vamos encontrar de um lado as obras próprias cadastradas no Fortes RH e do outro os cadastros de obras próprias existentes no Fortes Pessoal

Desta forma, podemos tomar algumas dessas ações que estão disponíveis na coluna central. 

Entendendo cada Ação do Relacionador

Ao escolher a opção Relacionar Automaticamente por Descrição o sistema faz uma comparação entre todas as obras de origem RH e as de Origem Pessoal.
Se elas possuírem exatamente as mesmas descrições,  então elas serão unificadas.

É importante saber que essa verificação é sensível a letras maiúsculas e minúsculas.

Utilize a ação Relacionar, quando tiver certeza que trata-se de obras iguais e a única diferença estava na descrição. Isso pode acontecer quando o usuário do RH cadastrou o nome da obra diferente do administrador do sistema de Folha. 

Para utilizar essa ação, basta selecionar uma obra de origem RH e selecionar outra de Origem PessoalEntão estas obras se tornarão únicas.

Realize a ação Excluir no RH  apenas se uma obra não tiver vínculo com nenhum PCMAT e quando perceber que esta também não existe e nem deve existir no Fortes Pessoal.

Em casos que a obra só existe no Fortes RH mas deveria existir no sistema de folha, então você deve realizar o cadastro manualmente no Fortes Pessoal com a integração desativada. Somente depois tome a ação de Relacionar. Esse procedimento deve ser feito assim pois na ferramenta do relacionador foi decidido que não será possível criar o cadastro automaticamente no sistema de folha.

De forma semelhante, utilize a ação Criar no RH quando o cadastro da obra existir somente no Fortes Pessoal, logo entende-se que esta deve também existir no Fortes RH.

Para  finalizar o processo, basta clicar no botão Aplicar ações. Mas pode concluir a qualquer momento, mesmo que não tenha relacionado todas as obras.  Mas é importante concluir o processo de relacionar todas as obras entre os sistemas. Isso porque, se faltar uma obra, você não vai conseguir por exemplo: Executar a ferramenta do Importador, que insere os cadastros do sistema de folha no Fortes RH, quando a opção Obra estiver marcada.

Novo cadastro de Obras no Fortes RH

Para conferir o que muda no cadastro de obra. No Fortes RH acesse o módulo SESMT  > Cadastros > Obras.

Observe que os novos cadastros de obras que foram adicionados no RH por criação do Fortes Pessoal é apresentado a informação de Cadastro Incompleto, então a edição está  disponível para o usuário apenas para inserir os dados para documentação do PCMAT.

Não será possível incluir novas obras pelo Fortes RH, isso porque o responsável pelo cadastro de novas obras será o usuário do Fortes Pessoal e assim que concluído o cadastro por lá, então o Fortes RH o recebe de forma automática.

Os campos habilitados para concluir o cadastro será o Tipo da obra  e a seleção do Estabelecimento Responsável. No PCMAT será apresentado o endereço do estabelecimento selecionado. E quando estiver  selecionado a opção “Sem Estabelecimento Definido” então o documento será exibido com uma informação “Sem estabelecimento responsável associado”.

Integração das Lotações Tributárias com o Fortes Pessoal

Agora vamos falar da integração do cadastro da Lotação Tributária. E já vou adiantando que é muito simples, isso porque quando o usuário no Fortes Pessoal criar uma nova Lotação, ela será adicionada automaticamente no Fortes RH ao concluir o cadastro.

Para consultar onde ficarão as lotações Tributárias, no Fortes RH acesse o módulo SESMT > Cadastros > Lotações Tributárias.  

Assim como o cadastro de obras, o usuário do Fortes RH poderá efetuar apenas consultas, por isso o sistema alerta que a manutenção desse cadastro deve ser efetuado pelo Fortes Pessoal.

No cadastro de Lotações Tributárias também encontraremos as obras de terceiros  que tiveram seu cadastro vinculado no caminho Movimentos > Situação > Lotações Tributárias > por Obra ou Tomador.

Quanto aos cadastros de Lotações Tributárias que já existem no Fortes Pessoal, para que elas sejam inseridas no Fortes RH, será necessário utilizar a ferramenta Importador.

Para garantir a segurança dos dados, este procedimento deve ser efetuado com acompanhamento do Suporte. Para isso, entre em contato de acordo com a sua região de atendimento!

Aprenda como utilizar o Relacionador de Obras assistindo o vídeo abaixo

Vou ficando por aqui e até a próxima!

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!