Fortes Fiscal

Integração com o eCAC: aprenda como fazer a baixa de pagamentos no Fortes Fiscal

Escrito por Sherman Alcantara

A Integração com o Portal do eCAC veio para otimizar o processo de consulta e obtenção de informações referentes ao pagamento dos tributos da empresa, ou seja é possível efetuar a baixa automática das guias pagas, a partir do Portal eCAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), da Receita Federal.

Veja agora como utilizar esse recurso no Fortes Fiscal.

Como é feita a integração com o eCAC da Receita Federal?

Acessando o menu de Movimentos – Tributos Federais, localize a opção DARFs Emitidos para que seja exibida a tela abaixo.  Clique no botão  para começar o processo de integração com o e-CAC:

A partir desse momento iniciaremos a integração com o portal eCAC da Receita Federal para consultar os dados das guias pagas dos tributos.

OBS: opção disponível também no menu Movimentos – Tributos Federais – DARFs Retenções.

Informe os dados de acesso ao Portal do e-CAC. As opções de autenticação no portal são código de acesso ou certificado digital.

O certificado utilizado deve ser o da empresa que possua acesso ao portal ou o certificado do próprio escritório, através de Procuração Eletrônica.

ebook completo sobre EFD ReinfPowered by Rock Convert

Instalação do certificado

Certificado A1: certifique-se que ele já está instalado corretamente na máquina antes de clicar em Ok.
Certificado A3: favor conectá-lo ao computador antes de clicar em Ok.  Neste certificado é necessário também informar a senha.

Após realizado o login, será exibida a tela com os pagamentos constantes:

Na tela é possível visualizar os DARFs conciliados automaticamente e aqueles pendentes de conciliação.

Conciliação do DARF

Serão conciliados automaticamente os DARFs utilizando o seguinte critério de comparação, que estão sem data de pagamento informado e que coincidem com as seguintes informações: Código da Receita, Valor do Imposto, Período de Apuração e Data do Vencimento.

Para os DARFs não conciliados de forma automática, selecione os pagamentos disponíveis no e-CAC, em seguida selecione os impostos registrados do Fiscal e clique no botão .

Os valores dos impostos já poderão ser enviados para a Contabilidade, tanto a provisão como o pagamento, com valores de juros e multa para suas contas respectivas. Assim como a informação já estará pronta para ser gerada para a DCTF.

Sobre o autor

Sherman Alcantara

Formado em Contabilidade e Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Foi Analista fiscal na empresa Gênesis Contabilidade. Atualmente é Consultor Técnico da Fortes Tecnologia, onde há mais de 5 anos ministra treinamentos sobre o Tema SPED Contribuições em parceria com o CRCCE.

Deixar comentário.

Compartilhar