Gestão financeira

Inovação no setor financeiro: como competir no jogo empresarial?

Inovação no setor financeiro: como competir no jogo empresarial? 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 24/01/2018 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em um mercado cada vez competitivo, a disputa entre empresas concorrentes está cada vez mais acirrada. Com isso, o setor financeiro também se tornou peça fundamental para ajudar as empresas a alcançarem uma posição de destaque.

Além de cuidar da saúde financeira da empresa, o setor financeiro pode desenvolver habilidades e  implementar ações que refletem em toda a empresa, conquistando um destaque no mercado.

Mas afinal, como podemos reinventar e ganhar a disputa no jogo empresarial? Vamos indicar aqui algumas ações que podem ser feitas. Disponibilizamos também, no final deste post, uma espécie de “manual da sobrevivência” para você aprender um pouco mais sobre como virar esse jogo.

Seja um líder de gestão de negócios

Antes de vencer o jogo empresarial, é importante lembrar que é necessário ter uma boa equipe, dotada de competência, proatividade, responsabilidade e que pense “fora da caixa”.

Tenha uma equipe que seja comprometida e que queira atingir juntos um objetivo maior. Nenhum “supertime” cresce sem um líder. Esta pessoa deve caminhar em conjunto com a equipe e se enxergar como uma ferramenta necessária a contribuir para o desenvolvimento de cada membro. A partir da descoberta e aperfeiçoamento dos pontos fortes de cada um, os resultados serão alcançados mais facilmente.

Outro aspecto importante é promover a cultura da inovação dentro da empresa. Isso porque o termo “inovação tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Porém, ainda assim são poucas as empresas que de fato apresentam o perfil voltado a ela. Uma cultura da inovação propriamente dita diz respeito a algo muito mais amplo do que simplesmente apresentar boas ideias.

Invista em tecnologia e gere um ambiente propício à inovação no setor financeiro

Quando a empresa se concentra em modernizar sua atuação visando facilitar a ação do colaborador, ela permite a ele contar com toda a estrutura necessária para desempenhar o seu trabalho e, assim, progredir profissionalmente.

Procure investir também em ferramentas modernas para criar processos sistemáticos para identificar, criar, renovar e aplicar os conhecimentos estratégicos na organização. Assim, você pode administrar melhor o capital intelectual e os ativos de conhecimento na sua empresa, o que permite a ela utilizar melhor o potencial da equipe.

No mercado financeiro, a prática de utilização de sistemas para gerenciar os setores é cada vez mais comum, você consegue, por exemplo, realizar rotinas de envio e recebimento de informações a bancos e administradoras de cartões, disponibilizar relatórios gerenciais, fazer planejamento orçamentário e conciliação bancária, e outras ações que auxiliam na tomada de decisão, o que torna todo o processo mais eficiente, deixando de lado a parte manual e partindo para a automatização. Hoje, já é possível contar com essas soluções para melhor gerenciar as rotinas e processos.

Não tenha medo de mudar. Sair da zona de conforto é essencial para crescer e se desenvolver no dia a dia. Abra a empresa para novas ideias e assimile novos pontos de vista.

eBook Gestão de Negócios: como inovar para competir no jogo empresarial?

Para que você entenda melhor como o setor financeiro pode ajudar a empresa a se diferenciar no mercado, criamos um eBook gratuito, junto com o IPOG, com dicas de como inovar para competir no jogo empresarial. Portanto, se você deseja saber quais são essas dicas e como isso vai ajudar a sua empresa, não deixe de conferir o nosso conteúdo.

Veja o que você vai encontrar no e-book:

  • Como se reinventar para manter-se competitivo no mercado;
  • Os benefícios de usar a cultura da inovação;
  • Como usar a tecnologia no setor financeiro.

Clique na imagem e baixe o nosso material

Inovação no setor financeiro: como competir no jogo empresarial? 2

Fortes_Tecnologia_Banner_Fluxo_de_CaixaPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar