Gestão de pessoas

HR Techs: o que são e o que aprender com elas?

hr-techs-o-que-sao-e-o-que-aprender-com-elas
Escrito por Fortes Tecnologia
Atualizado em: 27/01/2020 Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Está sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo.

Você já ouviu falar sobre o termo de HR Techs? Bem, se não, fique tranquilo: você não é o único, pois esse conceito ainda é novo, apesar de diversos empreendimentos já o terem adotado no setor de RH.

O surgimento desse método se deve aos avanços tecnológicos, que têm o objetivo de otimizar o trabalho das empresas e gerar melhores resultados. Um setor tão importante como o de RH não poderia ficar de fora das novas tendências.

Se você está sempre em busca de atualizações sobre sua área, este post é para você. Nele, vamos explicar o que são as HR Techs e como usar essa tecnologia no setor de RH da empresa em que você trabalha. Vamos lá?

O que são as HR Techs?

O termo HR Techs vem do inglês e é uma abreviação para Human Resources Technology, que em português significa “tecnologia para recursos humanos”. O nome é utilizado para se referir a empresas que oferecem soluções tecnológicas para o setores de RH, promovendo a cultura da inovação.

As soluções oferecidas abrangem todo o setor de RH desde o processo de recrutamento e seleção de colaboradores. O objetivo é aumentar a eficiência, a inteligência do departamento e otimizar os processos, proporcionando melhores resultados para a organização de modo geral.

Por que surgiram as HR Techs?

Há algumas décadas, os fornecedores de softwares para o setor de recursos humanos só ofereciam soluções para registro e folha de pagamento. No entanto, isso não era o suficiente para suprir as necessidades, pois havia muita dificuldade na hora de selecionar currículos para o preenchimento das vagas.

Os profissionais de RH recebiam os currículos em pdf ou por um sistema, mas a filtragem dos candidatos era bastante trabalhosa, pois eles precisavam analisar manualmente as informações de cada um.

Falando de forma simples, as HR Techs surgiram da necessidade de otimizar as tarefas do setor de recursos humanos. As companhias que oferecem esse tipo de solução querem tornar a área menos burocrática e facilitar a vida das pessoas que trabalham nela.

Quais as diferenças promovidas por essas tecnologias?

Se existem sistemas de gestão no mercado voltados para o setor de RH, o que diferencia as HR Techs? Justamente as tecnologias que utilizadas para tornar o trabalho do RH mais eficiente e produtivo. Veja quais são elas na sequência.

People Analytics

Essa é uma nova tendência que veio para facilitar o processo de análise de currículos para contratações e possibilitar uma forma de recrutamento inteligente. A ferramenta possibilita que sejam criados padrões para as vagas e para a avaliação de vários perfis diferentes. Assim, é possível selecionar os candidatos mais adequados, que vão oferecer um retorno melhor para a empresa e ainda diminuir a rotatividade.

HR Techs: o que são e o que aprender com elas? 1Powered by Rock Convert

Big Data

O Big Data já vem sendo usado pelas empresas por ser uma excelente ferramenta para processar e armazenar uma grande quantidade de dados. É muito útil no setor de recursos humanos, pois permite que as informações coletadas sejam organizadas e interpretadas com mais facilidade, o que simplifica a tomada de decisões dos profissionais de RH e a análise de métricas.

Gamificação

Como o próprio nome diz, gamificação é o uso de técnicas de jogos dentro das empresas, mas em situações que não estão relacionadas com jogos. O objetivo é manter os profissionais envolvidos com seu trabalho. No setor de RH, a gamificação é utilizada em processos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Os jogos simulam situações nas quais os funcionários devem tomar decisões e resolver problemas. Isso ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, no relacionamento com outros colaboradores e incentiva o trabalho em equipe.

Softwares de gestão

Um setor de RH lida diariamente com um volume muito grande de informações. Logo, colocar as coisas em ordem é um desafio. Contudo, utilizar softwares de gestão vai ajudar a otimizar os processos. Além disso, centralizar todas as funções em uma única plataforma torna o trabalho mais eficaz e produtivo.

Você também vai gostar destes conteúdos 👇
📌 Seleção de currículo: como a triagem automática ajuda?
📌 Desenvolvimento comportamental: 4 dicas para treinar seus colaboradores

Quais as vantagens da tecnologia no RH de sua empresa?

O ideal é utilizar um software de RH. Esse tipo de sistema engloba diversas ferramentas, como aquelas para admissão e demissão de funcionários, folha de pagamento e soluções que permitem otimizar os processos de recrutamento e seleção.

Além disso, você pode contar com um software de avaliação de desempenho, o qual mostra uma análise dos funcionários dentro de determinados períodos. Veja algumas vantagens de utilizar sistemas de gestão de pessoas a seguir.

Redução de custos

Um software de gestão de RH permite a realização de entrevistas e testes on-line, o que reduz os custos com a equipe e o tempo necessário para conversar com os candidatos pessoalmente. Além disso, a filtragem e seleção de currículos se torna mais eficaz, o que também economiza os recursos humanos da empresa.

Crescimento da produtividade

Um sistema de gestão ajuda a aumentar a produtividade de toda a equipe do RH. Isso porque não há a necessidade de longas jornadas para conferência e casos de retrabalho. A realização das tarefas se torna mais simples e prática.

Melhora da organização de documentos

A falta de organização em um setor de RH é um fator que compromete a eficiência das tarefas. Com um software, a gestão de documentos fica bem mais simples. Caso você precise de informações específicas sobre um colaborador, basta puxar o histórico dele no sistema. Bem prático, não acha?

Aumento da segurança dos dados armazenados

Além de ser mais difícil de organizar, papéis ficam velhos, fazendo com que informações importantes sejam perdidas. Com um sistema digital, não existe esse risco, pois as informações estão memorizadas em servidores físicos ou remotos. Esse é um recurso muito seguro que garante o sigilo e proteção de dados fundamentais sobre os funcionários da empresa.

É essa cultura que as HR Techs querem implantar no mercado. Além de inovar o setor, as soluções tecnológicas ainda ajudam a melhorar a qualidade dos serviços da área de RH e a tornar o setor mais produtivo, trazendo benefícios para toda a empresa.

Gostou do post e está à procura de um sistema eficiente de gestão de pessoas? A Fortes Tecnologia tem a solução ideal para você!

Sobre o autor

Fortes Tecnologia

Deixar comentário.

Compartilhar