Controle de combustível: faça uma gestão eficaz da frota

Controle de combustível: faça uma gestão eficaz da frota
5 minutos de leitura

O transporte de carga rodoviário no Brasil concentra cerca de 61% da movimentação de cargas do país e 95% da movimentação de passageiros. Boa parte dos veículos utilizados nestas movimentações tem como seu principal combustível o óleo diesel. Neste post vou falar sobre controle de combustível e a importância dele para sua empresa.

O custo do combustível tem um peso bastante elevado para os negócios de transportes, alguns estudos apontam que este custo representa em média 40% dos gastos logísticos. Por essa razão, as variações constantes no preço do petróleo e do óleo diesel, trazem impactos diretos à cadeia de distribuição. Portanto, surge a necessidade de implantar uma criteriosa gestão de combustível para maximizar a utilização deste insumo com custos menores.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Veja abaixo um infográfico completo com uma comparação dos preços praticados nos anos de 2018 e 2019, além de uma média atual do preço por região do Brasil.

Fortes tecnologia controle de combustível

Preço do diesel por região

Desde a adoção de um novo formato na política de ajuste de preços em 2017, o diesel já acumulou um aumento de 54,52%. Abaixo apresentamos um panorama atual dos preços praticados nas 5 regiões do Brasil para que possa garantir um controle de combustível baseado em dados reais, vejamos a seguir:

Fortes tecnologia apresenta controle de combustivel 2

Fonte: Agência Nacional de Petróleo

No modal rodoviário, encontramos alguns fatores que influenciam no desempenho do combustível, são eles:

Carga a ser transportada

A influência da carga a ser transportada, está diretamente relacionada ao peso total da carga que será acondicionada no veículo. Quando os veículos transportam cargas acima do seu limite de peso recomendado pelo fabricante do veículo e por órgãos fiscalizadores, logo, haverá também o aumento do consumo de diesel e assim fazer com que o controle de combustível não seja eficiente.

Estradas 

O excesso de peso de um caminhão desgasta o pavimento, cujo conserto é pago com os impostos de todos nós, além de pôr em risco a vida de quem está na estrada. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um caminhão com cerca de 50% de excesso de carga, causa 10 vezes mais danos ao pavimento do que se estivesse com o peso normal.

Motorista

Os gastos de frota estão diretamente relacionados ao perfil de direção dos condutores, por este e outros motivos, é importante que a empresa invista em treinamentos, adoção de boas práticas e ter uma rotina de acompanhamento dos motoristas. 

Estas ações levam à prática da condução econômica, que é um método que visa tornar os motoristas mais produtivos ao conduzir os veículos. Ou seja, significa utilizar o veículo em sintonia com as situações que acontecem ao longo da viagem (subidas, descidas, retas, curvas) e usar da melhor maneira os mecanismos de controle de veículo (acelerador, freios, direção, caixa de transmissão).

Algumas ações dos motoristas que contribuem para a melhoria no consumo de diesel:

  • utilização correta dos freios;
  • superar as resistências ao rolamento;
  • aproveitar a inércia dos veículos;
  • conduzir o veículo em velocidade econômica;
  • conduzir o veículo na rotação adequada.

Veículo correto

Escolher o veículo correto para a sua operação não é tarefa fácil, pois, envolvem fatores como: capacidade, volume de cargas a serem transportadas, consumo médio, entre outros.

Como você deve saber, quando os veículos de uma frota não possuem programas regulares de manutenção, eles tendem a consumir bem mais combustível, aumentando diretamente os seus custos operacionais. Por esta razão, é fundamental desenvolver um cronograma de manutenções preventivas de acordo com as especificações de cada fabricante. Isso irá garantir um bom funcionamento dos veículos, aumentar a vida útil de peças e garantir maior disponibilidade dos veículos para operação.

Controle de combustível para veículos a diesel

Confira abaixo, algumas dicas importantes sobre gestão de combustível que devem fazer parte da rotina dos veículos movidos a diesel:

Excesso de velocidade

O excesso de velocidade impacta no aumento do consumo de combustível e compromete seu controle, e claro, aumenta o risco de acidentes. Além de aumentar o uso do freio que consequentemente reduz sua eficiência e durabilidade.

Por fim, ainda aumenta o desgaste de pneus, transmissão, aumento na emissão de gases poluentes e contribui para o desrespeito a legislação de trânsito.

Faixa Verde de RPM

Na faixa verde do conta-giros é onde está o maior torque e o menor consumo do motor. Rodando nela, o veículo é mais econômico, tem maior vida útil e polui menos.

Pneus

Pneus com a pressão de inflação abaixo do recomendado, aumentam a resistência ao rolamento que resulta no aumento do consumo de combustível.

Filtro de ar 

Não passe ar no filtro para limpar. Isso danifica o cartucho e permite a entrada de poeira, o que irá danificar o motor. Troque sempre o cartucho por um novo quando estiver saturado. Observe o indicador de restrição do filtro e troque sempre que for necessário.

Manutenção preventiva

O plano de manutenções preventivas, garantem a sua operação um dos principais recursos da sua empresa — o veículo. Além de evitar o desperdício com paradas inesperadas (manutenções corretivas). É importante também usar peças originais e ter oficinas bem capacitadas, estes aspectos podem garantir um melhor resultado. Lembre-se, que o veículo é um conjunto de sistemas que deve estar sempre em boas condições.

É papel do gestor de frota implementar uma solução inteligente de gerenciamento, operação e controle eficiente da sua frota. A solução Fortes Frota é um ambiente onde se pode ter a gestão da sua frota de forma simples e informatizada. Com ele, você tem todas as informações necessárias para realizar uma gestão precisa da operação e dos custos de manutenção dos seus veículos.

Ficou interessado em entender como implementar todas estas boas práticas de controle de combustível e reduzir seus custos operacionais? Entre em contato com nosso time de especialistas que estão aptos para lhe ajudar na solução desses problemas.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!