Gestão de pneus: como esse controle reduz os custos da frota

Gestão de pneus: como esse controle reduz os custos da frota
3 minutos de leitura

De uma forma bastante simples, pode-se dizer que a gestão de pneus consiste no acompanhamento e no controle do uso dos pneus na frota de veículos com o objetivo de monitorar o rendimento e a sua durabilidade.

Então, para que um transportador possa ser competitivo nos preços que cobra para ofertar seus serviços, é fundamental que ele controle os gastos operacionais (combustível, reposição de peças, manutenção e pneus). O resultado desse controle será a redução de custos e aumento na margem de lucro.

Gestão de pneus: entenda os custos!

Alguns estudos apontam que os custos com pneus, ocupam em média o terceiro lugar no ranking das despesas relacionadas às frotas, ficando atrás apenas dos custos com abastecimento e manutenção. Portanto, um acompanhamento sistemático do rendimento dos pneus, permite coletar informações periódicas ajudando a indicar o momento correto para realizar o rodízio de pneus, alinhamento, balanceamento, entre outros.

As informações coletadas podem ser melhor utilizadas no processo de tomada de decisões na empresa, contribuindo com o aumento da segurança do veículo, da carga e das pessoas. Permitindo então, uma melhor programação e regularidade nos processos de aquisição do produto e possibilitando uma melhoria na gestão dos estoques de pneus da empresa.

Veja abaixo algumas vantagens econômicas e de segurança da manutenção na gestão de pneus:

Procedimentos Troca de Pneus Reduzida Ganho no consumo de gasolina Aumento da segurança Melhor conforto
Calibração
Alinhamento
Rodízio Pneus
Balanceamento

Calibração

O uso dos pneus com calibração correta é fundamental, pois uma pressão adequada traz os seguintes benefícios:

  • melhora a segurança, otimizando a manobra e controle do veículo;
  • aumenta a vida útil;
  • diminui o consumo de combustível e emissão de gases poluentes;
  • reduz os riscos de acidentes.

Alinhamento

O alinhamento correto das rodas, garantem ao veículo melhor estabilidade e maior vida útil dos pneus. Isso é possível se os parâmetros de alinhamento estiverem com seus valores dentro das especificações do fabricante do veículo.

Rodízio de pneus

O rodízio consiste na mudança de posição dos pneus dianteiros e traseiros, garantindo que cada pneu passe o mesmo tempo nas posições de maior desgaste. Dessa maneira, os diversos pneus do veículo desgastam-se de forma igualitária.

Balanceamento

O balanceamento de rodas consiste em encontrar o equilíbrio ideal do conjunto pneu e roda, em média as rodas devem ser balanceadas normalmente a cada 10.000 km rodados. Os pneus e as rodas devem também ser balanceados quando for feito o rodízio de pneus e quando forem colocados pneus novos nos veículos.

Outras inspeções são recomendadas para garantir a conservação dos pneus em bom estado. Assim é importante realizar a inspeção visual dos pneus para observar os seguintes aspectos:

  • a identificação de desgastes irregulares nos pneus ou o surgimento de vibrações;
  • analisar a banda de rodagem para detectar se existem eventuais desgastes anormais, perfurações, deformações ou objetos estranhos presos na borracha;
  • avaliar os flancos para observar eventuais cortes, rachaduras ou quebras por choques (devido a buracos, meio-fio, obstáculos, etc.), o desgaste por raspagem contra o meio-fio (guias) e outras formas de avaria que podem ser provocadas durante o uso;
  • verificar a profundidade do desenho (frisos/sulcos) da banda de rodagem dos pneus, regularmente. Recomenda-se que os sulcos não tenham profundidade restante inferior a 1,6 mm.

Então, tenha o controle minucioso dos pneus e tenha as críticas nas movimentações para evitar falhas operacionais. Com o Fortes Frota, você pode utilizar as regras para rodízio, parâmetros de alinhamento e calibragem, além dos relatórios que apresentam informações analíticas e sintéticas para a melhor tomada de decisão.

Na solução Fortes Frota você tem um ambiente ideal para a gestão da sua frota de forma simples e informatizada, inclusive a gestão de pneus. Com ela, você terá todas as informações necessárias para realizar uma gestão precisa da operação e dos custos de manutenção dos seus veículos.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ficar por dentro de tudo de gestão de transportes. Aproveite e deixe sua sugestão ou dúvida, assim podemos escrever sobre o assunto que você quer ler.

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!