Conheça os 5 tipos avaliação de desempenho mais utilizadas pelas empresas

Conheça os 5 tipos avaliação de desempenho mais utilizadas pelas empresas
3 minutos de leitura

Como sabemos a avaliação de desempenho é uma das ferramentas mais importante em gestão de pessoas, ela permite a coleta de dados relevantes para a empresa.

Além disso, traz para o funcionário, a oportunidade de receber feedbacks sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria deste, e para as empresas, cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerar melhores resultados organizacionais.

Além disso, a avaliação é um meio da empresa comunicar aos seus colaboradores que se importa com eles e com suas carreiras. O sucesso de uma organização é baseado no desempenho de seus colaboradores, por isso é de suma importância aplicar a avaliação de desempenho para mensurar o desempenho dos profissionais e permitir a tomada de decisão em busca de maior produtividade.

A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

Acompanhe este artigo e conheça os principais tipos de avaliação de desempenho.

5  tipos de avaliação de desempenho mais utilizadas nas empresas

1) Avaliação por competências

Esse tipo de avaliação mensura o desempenho do profissional em relação as competências definidas no cargo que o mesmo exerce. É uma avaliação  bastante utilizada em empresas grandes que possuem o plano de cargos e salários bem definido. São avaliadas competências comportamentais e técnicas.  

Através desse tipo de avaliação, a empresa pode realizar a auto – avaliação, avaliação direta ou de 90º, avaliação de 180º, avaliação de 360º, nas quais iremos conhecê-las logo a seguir.

2) Auto avaliação:

Esse modelo é aplicado por grandes empresas, é um tipo de avaliação que o profissional avalia o próprio desempenho. Permitindo que o mesmo realize uma reflexão dos resultados entregues para organização.

A Avaliação é baseada em critérios ou competência definidas de acordo com o cargo que o colaborador exerce.]

3) Avaliação direta ou 90º:

Esse é um modelo mais tradicional. É um tipo de avaliação onde o colaborador é avaliado pelo seu gestor. Nesse tipo de avaliação o gestor em algumas vezes tem o apoio do RH.

O gestor avalia qual foi a performance do colaborador diante de determinada meta ou desafio proposto. Neste tipo de avaliação o gestor tem mais proximidade e oportunidade de conhecer melhor os colaboradores de sua equipe.

4) Avaliação conjunta ou 180º:

Trata-se de um tipo de avaliação também bastante utilizada pelas empresas, ela é bem convencional. É uma ferramenta que tem como foco a gestão estratégica de pessoas. Ela é realizada em conjunto entre o superior e o avaliado.

No momento da avaliação, ambos entram num consenso em relação a avaliação realizada pelo avaliador de acordo com o desempenho do colaborador avaliado.

5) Avaliação 360º:

Esse tipo de avaliação tem a participação de muitas pessoas, por esse motivo possui essa nomenclatura. Nesse modelo o colaborador é avaliado por diversas avaliadores.

Gestores, líderes, colaboradores, clientes, fornecedores, pares, possuem participação ativa. Para que não tenha exposição dos avaliadores, muitas empresas fazem o formulário de forma anônima, com isso a tabulação das respostas é realizada de forma confidencial. Ou seja, sem informar quem respondeu e argumentou algo relacionado a determinada competência do avaliado.

Kit completo para ter um RH Estratégico

Pensando em ajudar tanto os profissionais de RH a reposicionarem sua área como gestores a reconhecer o que seu RH precisa, produzimos o Kit completo de RH Estratégico.

Nele, você vai descobrir quais as atividades e a estrutura que uma área de RH realmente estratégica precisa ter para contribuir de forma relevante para a organização.

KIT RH Estrategico

Você vai encontrar neste kit:

  • 1 E-book RH Estratégico: O Guia Básico
  • 1 Webinar RH Estratégico: Como melhorar os resultados da sua empresa na prática
  • 3 Artigos sobre como tornar o RH peça chave da organização, como deixar o processo de avaliação de desempenho 90% mais rápido e dicas de indicadores para ficar de olho.

Tenha esse guia gratuito para que possa pôr na prática medidas e ações que ajudarão a desenvolver mais a sua equipe, dando mais fôlego financeiro a sua empresa.

Você ainda tem dificuldades de estruturar as equipes de sua empresa? Quer dicas indispensáveis para sua gestão? Se sim, aproveite e baixe agora o Kit completo de RH Estratégico.

 

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!