Escritório contábil estratégico: 5 ações chave de crescimento exponencial

Escritório contábil estratégico: 5 ações chave de crescimento exponencial
4 minutos de leitura

Ter um escritório contábil estratégico nos dias atuais já não é mais um diferencial, mas uma realidade. Sabemos que há diversos escritórios de contabilidade espalhados pelos cantos da cidade. Todos eles brigando com unhas e dentes para manter seus clientes e garantir resultados satisfatórios no final do mês.

Se você não quer ser só mais um destes escritórios e busca o reconhecimento empresarial por bons serviços prestados à sua clientela, vai precisar fazer um pouco mais o que o serviço mediano oferecido pela maioria dos seus concorrentes.

Sabemos que conquistar melhores resultados não é tão fácil, mas, para ganhar mais notoriedade em seu mercado, separamos algumas dicas que ajudarão bastante na sua jornada rumo ao sucesso.
 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Um escritório contábil estratégico tem que ter  um bom planejamento 

Você não vai conseguir chegar muito longe se só estiver focado em apagar os incêndios e resolver os problemas que parecem brotar de uma hora para a outra na sua mesa.

Conseguir prevenir e evitar todas as situações inesperadas que surgem na rotina de trabalho é algo impossível de fazer, mas minimizar suas ocorrências é outra história e é algo que deve ser feito sempre.

Se você já sabe que na época de entregas da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica seu escritório vai precisar de um reforço, não deixe para procurar esta mão de obra extra na última hora. Considere a possibilidade de já ter uma lista prévia de possíveis profissionais que estejam dispostos a dividir este trabalho com sua empresa.

Se, por outro lado, vislumbrar um período de baixa durante um período determinado do ano, programe já as férias de alguns de seus colaboradores de modo que possa contar com eles quando o ritmo voltar a apertar.

Defina suas metas anuais, semestrais e mensais e vá acompanhando os indicadores correspondentes para estar atento aos ajustes que precisam ser feitos durante o caminhar do ano em vez de perceber que está fora dos trilhos somente na hora da apuração dos seus resultados.

2. Reveja suas rotinas internas

Como o serviço de escritório contábil estratégico é cíclico e normalmente não apresenta muitas variações fora dos padrões sazonais, é muito bom que se avalie como andam os procedimentos internos.

Sendo repetidos incontáveis vezes, poderão trazer mais resultados e agilidade quando bem ajustados ou atrasos e perda de lucratividade se tratados com descaso pela sua gestão.

Considere a sua necessidade de digitalização e organização de alguns documentos. Será que ter um funcionário para fazer isso é mais barato e rápido do que uma parceria com uma gráfica?

A partir de quantos clientes faz sentido ter máquinas próprias de impressão em vez de negociar contratos de aluguel que podem ter custos de manutenção mais baixos e não incorrem em perdas com depreciação de capital imobilizado?

Reveja seus processos e encontre formas de barateá-los e simplificá-los. Seu negócio vai agradecer.

3. Especialize-se em um nicho específico

A atuação contábil tem um mercado de trabalho bastante amplo, mas será que você sabe como se deve se comportar para ser um escritório contábil estratégico?

Embora todas as empresas demandem um escopo de serviço com muitos pontos em comum como, por exemplo, pagamento de pessoal, emissão e controle de notas fiscais, instruções sobre contratos de experiências e outras coisas do tipo, há algumas necessidades específicas que podem exigir mais atenção.

Uma boa forma de você conseguir reconhecimento empresarial no seu ramo é ser especialista em algum tipo de serviço. Não que você vai deixar de fazer o feijão com arroz, mas vale a penas pensar em se dedicar a determinados assuntos de maneira mais aprofundada.

Faça isso escolhendo um serviço que possa prestar com mais eficiência como, por exemplo, processos de fusões e planejamento tributário, ou também por mercados, como atender empresas prestadoras de serviço, indústrias ou comércio internacional.

Em qualquer que seja o caso, quando alguém precisar de algo neste nicho, mais cedo ou mais tarde o nome do seu escritório vai aparecer. Este é um tipo de serviço de consultoria muito bem-visto pelo mercado e que costuma pagar melhor do que só o básico.

4. Use a tecnologia a seu favor

Lançar mão de sistemas informatizados e ferramentas mais modernas de gestão têm como objetivo não só dar um ar mais sofisticado ao seu escritório, mas principalmente ajudar a todos a ganhar tempo e diminuir as falhas das operações.

Imagine, por exemplo, o trabalho que dá para conseguir finalizar os lançamentos do LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real). Agora compare todo este esforço e a margem de erro perante uma ferramenta que já consegue fazer isso além dos cálculos de valores a serem recolhidos pelo IRPJ de maneira automática.

Entendeu por que você precisa investir em um bom sistema para escritório contábil estratégico?

Se, por acaso, você ainda acha que este tipo de sistema contábil ainda é “caro”, faça a conta de quanto é possível economizar em horas dos seus funcionários realizando serviços operacionais em vez de colocá-los empenhados em tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado.

5. Escritório contábil estratégico + equipe estratégica

Leis, instruções normativas, procedimentos, taxas e impostos estão sempre em constate mutação e todo empresário que se preocupe minimamente com seu negócio precisa ter o apoio de um escritório contábil estratégico bastante atualizado para garantir que tudo corra bem e dentro dos padrões.

Por isso, manter seu pessoal atualizado é fundamental para evitar erros e aproveitar oportunidades que possam surgir.

Considere adotar uma política de incentivo para que seus funcionários estejam sempre dispostos a correr atrás de mais conhecimento e que também o tragam para dentro da sua empresa.

Oferecer bolsas, mesmo que parciais, de cursos para aqueles empregados que se destacarem é uma boa ideia. Fazer parcerias com instituições de ensino também.

Complemente a sua programação de reciclagem oferecendo workshops, discussões sobre novos assuntos, pequenas palestras e incentive sempre a troca de informações dentro da sua empresa. Vai ver que os resultados vão melhorar — e a sua notoriedade também.

Agora que você já conhece boas dicas de como organizar e expandir o seu escritório contábil, não perca os nossos próximos conteúdos e descubra as melhores formas de fazer a gestão do seu negócio. Siga-nos em nossa página no Facebookno Twitter e também o nosso canal no Youtube e fique sempre bem informado!

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!