Fortes Tecnologia evidencia a falta de conhecimento do eSocial pelas empresas

Fortes Tecnologia evidencia a falta de conhecimento do eSocial pelas empresas
2 minutos de leitura

Desenvolvedora de softwares contábil e corporativo, a Fortes Tecnologia registrou um aumento significativo no número de ligações de clientes em busca de esclarecer dúvidas relacionadas ao programa do eSocial.

As solicitações à equipe de suporte da empresa cresceram 83% em janeiro de 2018, se comparado ao mês anterior, totalizando mais de 25 mil ligações somente neste período. “Atendemos empresas de diferentes regiões do Brasil. As principais dúvidas referem-se à resolução de erros com os primeiros envios, certificado digital e desconhecimento quanto às fases do eSocial. Isto revela claramente que muitas companhias não se preocuparam em qualificar as equipes no período de teste”, explica Ricardo Gonçalves, diretor comercial e de suporte da Fortes Tecnologia.

Desde 1º de janeiro, o eSocial é obrigatório para empresas que registraram faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016, enquanto para as demais companhias, a norma entra em vigor no mês de julho do mesmo ano.

O projeto visa unificar o envio de informações do empregado pelo empregador ao Governo Federal. “Com as informações centralizadas na plataforma do Governo, a tendência é que a fiscalização seja mais ágil. Ou seja, é bom estar em conformidade com o eSocial para evitar multas e penalidades”, ressalta Gonçalves.

O eSocial e suas obrigações

O prazo de adesão ao eSocial em ambiente produção para as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e para aquelas que solicitaram adesão antecipada está chegando ao fim: até o dia 28 de fevereiro elas devem enviar toda a carga inicial, que corresponde a primeira fase do eSocial.

Entender como funciona o eSocial na Prática é um desafio, mas estamos seguros que, com nossas dicas, você vai ficar muito mais preparado para enviar todos os dados que precisa. No portal da obrigatoriedade, você pode consultar se sua empresa está obrigada à enviar as informações ao programa.

Checklist do eSocial 

Mas o que essas empresas tiveram que fazer para conseguir realizar as transmissões no prazo e o que deverão continuar fazendo para transmitir as demais fases? Fizemos um checklist com ações que estas empresas fizeram para conseguir se adequar ao eSocial a tempo. 

Com o passo a passo a seguir a sua empresa vai conseguir se adequar com segurança à nova obrigatoriedade do Governo Federal.

Lembramos que o eSocial não veio para mudar a legislação e sim fazer com que se cumpra. Com essa exigência online do eSocial,  muitas empresas irão se organizar involuntariamente. Sabemos que essa organização não será imediata, mas com o passar do tempo todas as empresas estarão dentro do formato exigido pela legislação e o setor de RH/DP com certeza deixará de ser tão operacional e passará a atuar de forma mais estratégica.

Entenda mais sobre eSocial

Apesar disso, muita gente ainda não sabe o que é exatamente esse projeto. Pensando nisso, elaboramos um guia básico de tudo que é preciso conhecer sobre o programa. Confira!

[INFOGRÁFICO] Agora ou nunca: prepare-se para o eSocial

 

 

 

 

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!