Você tem dificuldades em controlar o crédito do imposto de forma correta e apurar o imposto pago pelo cliente?
Então, saiba como controlar o crédito de acordo com o o Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições e entenda melhor como apurar o imposto de seu cliente e o benefício de controlar o crédito do seu imposto, gerando redução no valor a pagar.
Entenda mais sobre o Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições
De acordo com o Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições, o controle de crédito tem por objetivo realizar o controle de saldos de créditos fiscais de períodos anteriores ao da atual escrituração, além do eventual saldo credor apurado no próprio período da escrituração.
Com isso, o controle de crédito de PIS e COFINS deve ser gerado nos registros 1100 e 1500 respectivamente.
E como será feito esse controle no sistema?
Conforme dispositivo legal, as empresas do Lucro Real podem se creditar de algumas aquisições realizadas. Dessa forma, para fazer o controle e a apropriação dos créditos de PIS e COFINS em nosso sistema, basta seguir as instruções:
1) Acesse o menu de “Cadastros – Histórico da Empresa” para que seja exibida a tela conforme a seguir:
2) Ao selecionar a opção “PIS/COFINS Cálculo do débito e controle do crédito com base nos itens de acordo com o SPED Contribuições”, o sistema irá fazer a apuração do débito e do crédito com base nos itens, conforme determina o leiaute do SPED Contribuições.
3) Ao selecionar a opção , o sistema irá apropriar o crédito levando em conta sempre o mais antigo. Caso a opção não seja marcada o sistema apropriar o crédito usando primeiramente o saldo do mês atual.
4) Já a opção serve para que o sistema realize o aproveitamento de forma automática, não necessitando que o usuário informe de qual mês deseja utilizar o saldo.
5) Caso a opção não seja marcada, uma nova tela será exibida para que o usuário informe qual crédito deseja utilizar, conforme a imagem a seguir: