Devido a imensa gama de informações e particularidades do ICMS em cada estado tornou-se muito comum a correção de dados de uma nota fiscal após sua importação, o que gera um retrabalho do usuário tornando a escrita fiscal um processo demorado.
Muitas vezes o usuário após importar os arquivos XML das NFE´s precisa incluir informações referentes a substituição, o antecipado e o diferencial de alíquotas.
Buscando agilizar esse processo, a Fortes Tecnologia disponibilizou em sua última atualização a opção para que o usuário possa fazer esse ajuste.
Para isso, acesse o menu de Utilitários e clique na opção “Ajustar Tributação ICMS dos Itens” para que seja exibida a tela a seguir:
Na tela anterior, informe o estabelecimento e o período que deseja realizar o ajuste e em seguida selecione o tipo de documento a ser ajustado.
Ex: Supondo que possua documentos fiscais escriturados com o CST 090 de ICMS e deseje alterar para o CST 030.
Realizando os ajustes, temos;
Informe o estabelecimento e o mês a ser atualizado. Em seguida informe o CFOP/CST de origem e o CFOP/CST destino.
OBS: Os campos NCM e Participante devem ser usados quando o usuário desejar filtrar o ajuste por NCM ou participante.
Selecione o documento que deseja alterar e quando for utilizado um CFOP/CST de Substituição será habilitada a opção”ICMS à recolher dos documentos NFE ou NF1 ou 1A” que deverá ser marcada e na sequencia selecionar a opção “Substituição Tributária” para que sejam habilitados os campos referentes a substituição.
É importante lembrar que as opções “Antecipado e Diferencial de Alíquotas” somente serão habilitadas em documentos de entradas interestaduais.
Preenchidos os campos devidos, selecione o botão “OK” para realizar o ajuste.