eSocial

eSocialBX: Governo Federal libera ferramenta de recuperação de dados

esocialbx-governo-federal-libera-ferramenta-de-recuperacao-de-dados
Atualizado em: 05/09/2018 Tempo estimado de leitura: 1 minuto

O Governo Federal liberou, nesta quinta-feira (28), a ferramenta “eSocialBX” que possibilita o empregador recuperar arquivos já enviados ao eSocial. A liberação dessa nova ferramenta veio facilitar a vida dos empregadores em seus sistemas de folha na recuperação de dados.

O que é o eSocialBX e para que serve?

O eSocialBX é uma ferramenta que tem por objetivo baixar alguns arquivos enviados ao eSocial, recuperando os dados e facilitando a sincronização de informações  registradas em seu sistema de folha e o ambiente do eSocial.

Como recuperar arquivos já envidados ao e Social?

Essa solicitação deve ser feita diretamente do seu sistema de folha de pagamento. Para isso, basta que a empresa tenha o número do recibo ou mesmo o número identificador do arquivo que deseja recuperar.

Com o eSocialBX, tenho a possibilidade de baixar o backup da empresa a partir do eSocial?

Não! A ideia é que a empresa possa recuperar apenas alguns arquivos do ambiente nacional e recepcioná-los direto ao seu sistema de folha. Ou seja, não é possível recuperar toda a base de dados da sua empresa como ocorre, normalmente, na restauração dos backups. 

Exemplo: A empresa perdeu a informação de determinado empregado no sistema de folha. O que fazer?

Neste caso, não há necessidade de cadastrar o trabalhador novamente. Basta baixar o arquivo da admissão do trabalhador por meio da  solicitação que é realizada pelo seu sistema.

Enviei informações direto no eSocial Web Geral. Posso baixá-los para meu sistema de folha?

Sim. Se a empresa entrou em produção utilizando o eSocial Web Geral, e quer passar a utilizar um software, basta recuperar os arquivos já enviados e sincroniza-los com o sistema de folha. 

Posso baixar os arquivos a qualquer momento?

Não. Os arquivos não poderão ser recuperados apenas entre os dias 1 e 7 de cada mês.

Mais de um empregador pode baixar os mesmos arquivos?

Cada empregador só pode baixar um arquivo por vez e realizar, no máximo, 10 solicitações por dia, com retorno dos 50 primeiros solicitados que atendam ao filtro informado em cada solicitação.

Vale lembrar que, antes de baixar os dados, a empresa pode realizar uma pesquisa dos arquivos que deseja recuperar em seu sistema, porém a pesquisa se restringe ao período máximo de 31 dias.

 

Tenha os principais multas do eSocial neste infográfico completoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Patrícia Capistrano

Há 14 anos na área trabalhista, atualmente como Consultora de Relacionamento da Fortes Tecnologia, membro da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas às Áreas Trabalhistas e Previdenciária do CRC-CE, graduanda em Direito pela FANOR. Atuou como consultora e coordenadora no suporte de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia. É instrutora e palestrante do Programa de Apoio ao Estudante (PAE); Fortes na Prática (FNP); professora da Fortes Treinamentos e Simples Treinamentos com cursos voltados para área trabalhista e atualmente é destaque com palestras sobre eSocial e Reforma Trabalhista em diversas regiões do País.

Deixar comentário.

Compartilhar