eSocial Gestão de pessoas

eSocial: Saiba como se adequar a essa nova realidade

eSocial: Saiba como se adequar a essa nova realidade 1
Escrito por Adriana Giffoni
Atualizado em: 14/11/2017 Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Responsável por causar ainda muitas dúvidas, o eSocial é um projeto do Governo Federal, que também envolve a Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e a Caixa Econômica Federal. No post de hoje, você vai saber como adequar a sua empresa para essas mudanças.

Qualificação cadastral

Uma das exigências do eSocial é o recebimento dos dados cadastrais dos trabalhadores de forma consistente, ou seja, sem erros.

Exemplo: o sobrenome do trabalhador no registro do PIS está diferente do CPF. Isto é suficiente para que este cadastro seja rejeitado no eSocial. O primeiro passo é a verificação dos cadastros e, caso haja erros, é muito importante que os mesmos sejam corrigidos.

Não esqueça! Você, que é cliente da Fortes, conta com uma ferramenta eficiente para essa verificação que é a Qualificação cadastral no Fortes Pessoal. Esta funcionalidade permite que você faça a qualificação de todos empregados. Quer saber mais sobre ela? É só clicar aqui.

Verificação do cadastro de rubricas

Na sua folha de pagamento, você costuma realizar vários lançamentos como horas extras, comissões, faltas, descanso semanal remunerado, salário família etc. Estes eventos são as rubricas da folha. No eSocial, existe uma tabela padrão de rubricas, mas você deverá associar as suas rubricas, com as do eSocial.

Exemplo: no seu sistema de folha, a sua rubrica de horas extras é 001, mas no eSocial o código do salário é 1003, logo, será necessário associar essas duas rubricas.

Perceba como é importante a verificação do cadastro de rubricas do seu sistema de folha, pois estas serão enviadas e associadas à tabela padrão do eSocial. Quando comento sobre a verificação, me refiro à descrição, forma de calculo, bem como, a incidências das mesmas.

Por isso, será considerada a incidência que você definiu. Neste momento, o conhecimento sobre a incidência de encargos é de bastante importância. Entender, por exemplo, que a diária de viagem até 50% do salário não tem encargos sociais, mas se passar de 50% é obrigatório o recolhimento de encargos como INSS e FGTS irá evitar que você realize recolhimentos de forma errada Fique atento!

Planejamento e Comunicação entre os setores da empresa

Confira alguns exemplos que acontecem atualmente:

  • Receber a informação ou comunicar que um novo empregado irá começar a trabalhar amanhã (mesmo que de última hora);
  • Perceber que o empregado está afastado e que por isso não deveria ter entrado na folha de pagamento;
  • Pagar as horas extras só na folha do próximo mês porque não deu tempo de lançar na folha atual.

Esqueça tudo isso. É hora de planejar! Como você já deve ter visto, um dos desafios para se adequar ao eSocial é a mudança de cultura, e não tenha dúvidas disso. Planeje e converse com outros setores, pois todas essas situações deverão ser comunicadas ao eSocial nos prazos estabelecimentos. Se você perde esses prazos a empresa será penalizada e tenho certeza que não é isso que você deseja.

Webinar eSocial - Prepare-se

Legislação trabalhista

Sabe aquele ditado: “Conhecimento nunca é demais”? É esse o espirito! O eSocial não trás novas regras trabalhistas, ele apenas passa a exigir que leis já existentes sejam colocadas em prática de forma eficiente, por isso é muito importante que você conheça as leis trabalhistas.

Se você tem alguma dificuldade em relação a isso, aprimore seus conhecimentos, leia mais, procure cursos voltados para área trabalhista, pois isso também fará a diferença. Profissional preparado é profissional de sucesso! Não esqueça de que existe a possibilidade de um novo cronograma para o eSocial, com isso, você terá mais tempo para se preparar.

Curtiu nosso conteúdo? Somos referência no mercado e se precisar de ajuda para otimizar os resultados na sua empresa, você pode contar com a gente. Pense grande e solicite uma proposta comercial!

 

 

eSocial: Saiba como se adequar a essa nova realidade 2Powered by Rock Convert
eSocial: Saiba como se adequar a essa nova realidade 3Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Adriana Giffoni

Graduada em Recursos Humanos, Pós- Graduada em Administração de Empresas e Lideranças de Grupos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é gerente de produtos na área de Gestão de Pessoas do Grupo Fortes, instrutora na área de Pessoal e participa como membro da Comissão Trabalhista e Previdenciária do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.

1 comentário

Deixar comentário.

Compartilhar