eSocial Gestão contábil Gestão de pessoas Gestão de transporte

eSocial: liberado ambiente de testes para empresas de TI

eSocial: liberado ambiente de testes para empresas de TI 1
Atualizado em: 30/08/2017 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Desde a última segunda-feira (26), o eSocial foi disponibilizado para testes em um ambiente de produção restrita aos empregadores das empresas de tecnologia da informação (TI).

A partir de agora, as empresas vão poder testar o sistema que facilita na administração de informações relativas aos trabalhadores. Com isso, as empresas vão ter um ganho de produtividade e redução de processos.

Ambiente único

Em uma única declaração vão constar todas as informações referentes às relações trabalhistas, como FGTS, Caged e Rais, previdenciárias, como GFIP e CAT, e fiscais como a DIRF, por exemplo. 

A medida foi autorizada pela publicação da resolução n° 9 do Comitê Gestor do eSocial, no Diário Oficial da última sexta-feira (23).  O eSocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. 

A iniciativa faz parte de uma etapa de preparação – tanto para o governo, como para o setor produtivo – para o início da utilização obrigatória do eSocial para todos os empregadores do país.  

Webinar eSocial - Prepare-se

Cronograma de implantação 

O cronograma de implantação do eSocial prevê a adoção obrigatória do programa, a partir de 1° de janeiro de 2018, para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais.

Já a partir de 1° de julho de 2018, a plataforma torna-se obrigatório para todas as demais empresas do país. Quando plenamente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo por parte das empresas por apenas uma. 

Orientação

Para apoiar os profissionais das empresas que terão seu acesso liberado ao ambiente de testes do eSocial, já está disponível no portal o Manual para Desenvolvedores, com as diretrizes de uso do ambiente restrito.

Além disso, foi disponibilizado um canal de comunicação com a equipe de suporte do eSocial. Nele é feito um registro de ocorrências poderá ser reportado pelas áreas técnicas das empresas que já estiverem utilizando o ambiente de testes.

E agora, como posso me adaptar?

Não se desespere! Temos diversos conteúdos para que você possa ficar antenado e sempre na frente com as novidades da obrigação. Além da nossa página dedicada a nova mudança, temos nosso guia completo do eSocial.

Entenda de forma simples e descomplicada  sobre o conceito dessa obrigação, quais são as mudanças geradas na contabilidade e processos administrativos dentro da empresa, além de ver as nossas dicas sobre como se preparar para atender de forma correta.

Baixe o Guia eSocial, entenda quais mudanças são incorporadas e como se preparar para essas mudanças.

Descubra mais e saiba também quais as oportunidades geradas pelo eSocial para contadores. Queremos você por dentro de tudo!

Baixe o checklist e saiba como ser um consultor contador!Powered by Rock Convert
Blog-Fortes-Tecnologia-calculo-de-custo-por-colaborador-facebook-linkedinPowered by Rock Convert
Tenha os principais multas do eSocial neste infográfico completoPowered by Rock Convert

Sobre o autor

Patrícia Capistrano

Há 14 anos na área trabalhista, atualmente como Consultora de Relacionamento da Fortes Tecnologia, membro da Comissão de Normas Técnicas Aplicadas às Áreas Trabalhistas e Previdenciária do CRC-CE, graduanda em Direito pela FANOR. Atuou como consultora e coordenadora no suporte de gestão de pessoas da Fortes Tecnologia. É instrutora e palestrante do Programa de Apoio ao Estudante (PAE); Fortes na Prática (FNP); professora da Fortes Treinamentos e Simples Treinamentos com cursos voltados para área trabalhista e atualmente é destaque com palestras sobre eSocial e Reforma Trabalhista em diversas regiões do País.

Deixar comentário.

Compartilhar