Fortes Contábil

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 1
Escrito por Sherman Alcantara
Publicado em: 06/06/2017 Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Se você trabalha com alguma empresa enquadrada com o segmento de  entidade sem fins lucrativos, deve estar atento na geração da SPED ECF e em todos os seus detalhes. De acordo com o manual da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a partir do ano-calendário 2015, todas as pessoas jurídicas imunes ou isentas estão obrigadas a entregar a ECF.

Podemos entender como entidade sem fins lucrativos, a instituição de educação e de assistência social que não apresente superávit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exercício, destine referido resultado integralmente à manutenção e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais.

Saiba como fazer a geração da SPED ECF no sistema Fortes Contábil:

a) Histórico da Empresa

No menu de cadastros – histórico da empresa na aba Fiscal, você deve selecionar a opção “entidade sem fins lucrativos” e em seguida classificar o tipo de entidade como mostra a imagem:

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 2

Não esqueça de informar o plano de contas referencial e o método de avaliação dos estoques na aba Contábil:

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 3

b) Plano de contas

Ainda no menu de cadastros, localize a opção “Plano de Contas” onde você vai editar as contas utilizadas pela sua empresa e vincular ao plano de contas referencial:

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 4

c) Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

Para montar a DRE, acesse o menu de Movimentos – DRE/Apurações Diversas onde você realizará a apuração do resultado da empresa vinculando as contas que influenciaram no cálculo das informações:

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 5

Faça a análise da sua DRE clicando no botão “Verificar” onde será possível ver se alguma conta não foi vinculada ou vinculada em duplicidade.

d) Encerramento de Exercício

Ainda no menu de Movimentos localize a opção “Encerramento de Exercício” e realize o encerramento da movimentação da empresa.

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 6

e) Recuperação da ECD

Outro ponto importante é a recuperação do arquivo do SPED Contábil na ECF.

De acordo com o Manual de Orientação do Leiaute da ECF, a recuperação de dados da ECD é obrigatória para as empresas obrigadas a entregar a ECD, o que implica que na geração da ECF deve escolher da opção “Contábil” no tipo de escrituração Contábil, no passo 1.

Quando selecionada a opção Contábil e a empresa esteve obrigada a entrega do SPED Contábil, no passo 4 deverá ser marcada a opção de Gerar os registros de Mapeamento Contábil/ Referencial, ou seja os registros de Plano de Contas e Detalhes dos Saldos Contábeis.

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 7

No momento da recuperação do arquivo SPED Contábil no próprio validador da ECF, deverá ser desmarcada a opção de “Utilizar dados recuperados da ECD para preenchimento automático do balanço e/ou DRE.” pois essas informações já estão sendo enviadas através dos bloco J e K.

Entenda as entidades sem fins lucrativos e como fazer a geração correta da SPED ECF 8

Pronto, viu como é fácil? Quer ficar mais atualizado sobre SPED, então leia as nossas dicas e esteja preparado para a entrega SPED ECF.

 

Sobre o autor

Sherman Alcantara

Formado em Contabilidade e Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Contabilidade e Direito Tributário pelo IPOG. Foi Analista fiscal na empresa Gênesis Contabilidade. Atualmente é Consultor Técnico da Fortes Tecnologia, onde há mais de 5 anos ministra treinamentos sobre o Tema SPED Contribuições em parceria com o CRCCE.

Deixar comentário.

Compartilhar