Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?

Qual é a importância da diversidade no ambiente de trabalho?
5 minutos de leitura

Está sem tempo para ler? Clique no player abaixo para ouvir o conteúdo.

Adotar uma política de diversidade e inclusão nas empresas, além de ser uma questão ética, é uma medida que só traz benefícios para todos os envolvidos. Pesquisas recentes mostraram que, quando a diversidade ultrapassa 30%, as empresas têm lucros maiores. Outro levantamento mostrou que ações de empresa com mais diversidade de gênero sobem mais. Assim, o incentivo à inclusão e à diversidade deve ser compreendido por gestores e líderes também como uma estratégia de negócio.

Afinal de contas, uma instituição com uma equipe diversificada tem acesso a diferentes pontos de vista sobre inúmeros assuntos, o que estimula a inovação e permite formular soluções e comunicá-las de maneira adequada para diferentes públicos.

Neste post, falamos sobre os benefícios da diversidade no ambiente de trabalho e as formas de incentivá-la na sua empresa. Quer saber mais? Continue a leitura!

Benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

Como mencionamos, são inúmeros os benefícios que surgem do incentivo à diversidade e à inclusão no ambiente de trabalho — e, ao contrário do que se imagina, eles envolvem todos os que participam desse processo. A seguir, entenda melhor como.

Redução de conflitos

Os conflitos tendem a ser menores em organizações nas quais existe respeito à diversidade. Isso ocorre devido ao fato de haver uma política de convivência muito mais saudável em relação às diferenças, fazendo com que as equipes e os seus membros tenham mais facilidade para conviver com as divergências que podem surgir no dia a dia.

Assim, os pontos de vista diferentes não causarão desentendimentos ou atritos. De acordo com a situação, essas divergências se tornam fomento para uma maior sinergia no ambiente de trabalho, o que melhora o clima organizacional e reduz o turnover de funcionários na empresa.

Você também vai gostar destes conteúdos ????
???? Comportamento do consumidor: o que é e por que é tão importante?
???? Como implementar uma cultura colaborativa na sua empresa?
???? Entenda como implementar um culture code na empresa!

Melhora no employer branding

Recentemente, movimentos sociais que exigem a igualdade de minorias ganharam força em todo o mundo. Impulsionar a inclusão no mundo corporativo compreende entender a relevância do respeito e da valorização das diversidades.

É aí que entra um dos principais benefícios desse posicionamento para as empresas: otimizar o employer branding — a maneira como o empregador é visto, sua reputação.

Atração e retenção dos colaboradores

Esse aspecto está justamente relacionado ao employer branding. Cada vez mais pessoas de diversas origens têm interesse em se juntar a uma empresa reconhecida pela diversidade. Isso facilita a atração e retenção de talentos, visto que haverão muita opções de candidatos para preencher as vagas.

Reter esses profissionais na empresa também é mais fácil, afinal de contas, um ambiente respeitoso e diverso beneficia o clima interno. Consequentemente, os funcionários ficam mais satisfeitos com seu trabalho e os conflitos no dia a dia se reduzem, elevando a produtividade.

Melhores resultados

A consequência de todas as vantagens citadas até aqui é o alcance de melhores resultados gerais. A razão é bastante simples: em um empreendimento no qual a diversidade é promovida, a atmosfera se torna acolhedora, colaborativa e estimulante.

Os profissionais se sentem mais entusiasmados e envolvidos com a execução de suas tarefas. Com a melhora da qualidade de vida dos funcionários, os afazeres serão entregues com maior efetividade.

Formas de trabalhar a diversidade e inclusão na sua empresa

Não existe maneira padrão de incentivar a diversidade e a inclusão na sua empresa. É preciso adequar a estratégia aos seus processos já estabelecidos — e isso varia bastante dependendo do segmento e do tamanho do negócio.

No entanto, existem algumas medidas que já se mostraram eficazes nesse sentido. A seguir, reunimos algumas para inspirá-lo. Confira!

Programas de inclusão

Não basta incentivar a diversidade: é necessário saber incluir as pessoas e motivar o respeito entre elas. A inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo, é uma forma das organizações realizarem uma função social, oferecendo a essas pessoas a oportunidade de exercerem um trabalho remunerado com direitos assegurados e dignidade.

Vale lembrar que toda empresa com cem ou mais funcionários, de acordo com a Lei de Cotas, deve preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas com deficiência.

Rodas de conversa

É imprescindível a criação ou intensificação de canais de comunicação interna para cuidar de assuntos específicos, como os ligados à diversidade, a fim de propagar as ideias e valores de uma cultura de inclusão no ambiente de trabalho.

Logo, é importante adotar recursos tecnológicos e digitais para viabilizar o diálogo na equipe, de modo que os profissionais possam ter liberdade para apresentar críticas e sugestões que favoreçam a adoção dessa cultura.

Uma possibilidade é o uso de ferramentas que viabilizem a troca de experiências e diálogo, como a criação de um grupo nas redes sociais para o compartilhamento de textos e ideias que colaborem para a valorização da diversidade no ambiente de trabalho.

Comitês

Muitas organizações formam comitês para promover a diversidade. Esse molde de ação pode ser uma excelente opção para conscientizar a equipe sobre a igualdade racial, de gênero e de pessoas LGBTQ+. Com isso, espera-se um aumento dos níveis de empatia e respeito entre os profissionais, causado pela maior compreensão dessas causas.

Esses comitês de apoio à diversidade devem ser permanentes e também devem contar com o apoio do setor de Recursos Humanos a fim de desenvolver ações eficientes. Treinamentos com os líderes, palestras e semanas temáticas são algumas das atividades que o comitê pode promover.

Melhoria de imagem do negócio

Valorizar a diversidade, cumprindo com o seu papel social, é extremamente importante para a construção da boa imagem de um negócio. Nos tempos atuais, em que as redes sociais garantem exposição instantânea e de grande alcance, a organização que deseja ser bem-vista deve assumir uma postura consciente e de responsabilidade perante a sociedade.

Recrutamento inteligente

O apoio à diversidade deve ter início ainda no processo seletivo. Desde o começo, os recrutadores devem procurar profissionais com diversos perfis, impedindo que seja formada uma equipe apenas com pessoas que tenham pensamentos iguais.

Uma ótima forma de fazer isso é realizar a seleção às cegas e retirar dos currículos alguns detalhes que não condizem com as qualificações do profissional, como nome, idade, gênero, estado civil etc. Dessa forma, torna-se mais fácil escolher o candidato pelo que ele tem a oferecer em relação à função que exercerá.

A cultura inclusiva deve ser exposta já nas primeiras entrevistas para que o RH consiga avaliar se o candidato é capaz de se relacionar com pessoas diferentes. Atualmente, já existem softwares que interligam os dados dos candidatos com o perfil dos atuais funcionários, a fim de ver os que estão mais preparados para fazerem parte da equipe.

Por fim, agora que você já compreendeu a relevância da diversidade no ambiente de trabalho e como implementá-la, basta aplicar as dicas no dia a dia da sua organização. Lembre-se de que, além de melhorar o clima organizacional, a soma de todos os benefícios garante, ainda, melhores resultados para o negócio. Então, mãos à obra!

Agora que você sabe como a diversidade nas empresas é importante, já pode iniciar estratégias nesse sentido, não é mesmo? Então aproveite e baixe agora mesmo o e-book Kit RH Estratégico — Guia Completo para empresas para continuar aprendendo sobre o assunto!

Você também vai gostar destes conteúdos ????
???? Comportamento do consumidor: o que é e por que é tão importante?
???? Como implementar uma cultura colaborativa na sua empresa?
???? Entenda como implementar um culture code na empresa!

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!