Você está terminando a faculdade de Ciências Contábeis e chegou a tão temida hora do TCC? Não se apavore! O trabalho é apenas mais uma etapa dos seus estudos e pode abrir muitas oportunidades de um profissional de ciências contábeis.
Aproveite esse momento para se dedicar um pouco mais ao aprendizado, trocar ideias com o professor e entender mais sobre as aplicações da contabilidade no mercado de trabalho.
Quer saber como desenvolver uma pesquisa de sucesso? Acompanhe!
A importância do TCC bem estruturado
O trabalho de conclusão de curso (TCC) é a última avaliação do estudante antes de concluir a graduação em Ciências Contábeis ou especialização. Ele é usado pela faculdade para verificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno durante os estudos, assim como a habilidade de construir um raciocínio lógico e realizar uma pesquisa aprofundada. Para tanto, há dois modelos que podem ser solicitados pela instituição de ensino: o artigo científico ou a monografia.
Antes de pensar que a atividade é um “bicho de sete cabeças”, o aluno precisa compreender que essa é uma oportunidade de se destacar diante dos colegas. Em alguns casos, os alunos usam esse conhecimento para seguir na vida acadêmica, enquanto outros se dedicam às atividades em empresas onde podem usar a teoria para construir a prática.
Vale lembrar que um TCC bem-estruturado é capaz de abrir portas para o mercado de trabalho, seja na hora de buscar um novo emprego ou até montar o próprio negócio.
Estratégias para desenvolver o TCC do curso de Ciências Contábeis
Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer o trabalho de conclusão de curso, confira o passo a passo a seguir:
1) Considere falar sobre um tema com o qual você tenha contato
As ideias e contribuições se tornam mais relevantes quando se fala de algo próximo a você. Por exemplo, se você trabalha em uma multinacional, por que não falar da contabilidade em empresas multinacionais? As vantagens são inúmeras, desde o acesso facilitado às informações até a contribuição da pesquisa para o mercado.
2) Busque um assunto interessante
As atividades contábeis oferecem muitas possibilidades de realização do trabalho. Enquanto alguns estudantes gostam da área tributária, outros preferem atuar com perícia contábil ou na área econômica financeira.
Então, a melhor estratégia para desenvolver um bom TCC é optar por um tema com o qual o aluno tenha afinidade. Afinal, você passará algumas horas lendo e pesquisando assuntos para conseguir escrever.
Pense nos temas sobre os quais gostaria de saber mais e que podem ajudá-lo a conquistar um emprego depois. Veja algumas dicas:
-
práticas de contabilidade em pequenas empresas;
-
o papel ético do contador no serviço público;
-
auditoria contábil em grandes corporações;
-
o papel do planejamento tributário para o sucesso do negócio;
-
a função do contador na gestão financeira da empresa.
3) Avalie as demandas do mercado
Procure pesquisar quais áreas estão em ascensão para identificar como o seu trabalho pode ser útil para as empresas. Essa aproximação entre o meio acadêmico e as companhias é muito importante, pois um contribue com o outro.
Alguns temas permitem uma aplicação prática na sua área de atuação. Quem sabe você até consegue fazer uma análise sobre a empresa de algum parceiro ou do local em que trabalha? Essa é uma maneira de aprofundar os conhecimentos e ajudar o empreendedor.
4) Defina o objetivo do TCC e suas limitações
Trace uma estratégia para o desenvolvimento do trabalho. A metodologia científica exige que seja listado um objetivo geral e o específico. A ideia é sinalizar quais são os temas pesquisados e os resultados que o leitor poderá esperar.
Lembre-se de que na área contábil não é possível criar um novo processo, pois é necessário seguir as normas legais do país. Contudo, você pode buscar abordagens diferenciadas, pesquisas internacionais e exemplos para contextualizar o tema abordado.
5) Pesquise a bibliografia
No curso de Ciências Contábeis, é comum o aluno focar mais nas questões práticas do cotidiano e não realizar muitas pesquisas acadêmicas. Porém, na hora de desenvolver o TCC, é fundamental buscar um apoio teórico.
Sendo assim, realize uma pesquisa bibliográfica prévia sobre o tema que você pretende abordar. Isso vai ajudá-lo a encontrar pontos de divergência no assunto e definir um foco diferenciado. A leitura preliminar também auxilia na hora de elaborar as ideias iniciais da atividade e nas discussões com o orientador.
Busque conteúdos na biblioteca da universidade, em artigos acadêmicos submetidos em congressos e em plataformas online, como o Portal de Periódicos da Capes e Academia.edu.
Também é possível buscar materiais estrangeiros para aprofundar determinado assunto e exemplificar as diferenças em algumas situações, principalmente se o tema focar no fator tributário brasileiro ou no planejamento financeiro.
6) Encontre um orientador
Escolha um professor que tenha afinidade com o tema e também com o seu jeito de trabalhar. Não tenha receio de optar por um orientador rigoroso, pois ele poderá orientá-lo sobre diferentes abordagens para deixar o seu projeto ainda melhor.
Também é indicado verificar o currículo Lattes do professor. Assim, você poderá saber se ele tem mais prática em trabalhar com artigos e monografias, o que pode ajudá-lo com boas indicações de referências bibliográficas.
Lembre-se de fazer essa escolha cedo, pois os professores têm compromissos com outras turmas e projetos pessoais. Então, é necessário verificar se ele terá tempo para orientá-lo da forma correta.
7) Crie um cronograma de trabalho
Avalie quais são as regras da instituição de ensino e o prazo de entrega do trabalho. Algumas universidades dão um prazo de 6 meses, enquanto outras são mais rígidas. Não deixe para realizar o TCC na última hora, pois imprevistos podem ocorrer.
Estabeleça um cronograma de atividades para se manter produtivo. O ideal é separar as tarefas por semanas. Procure ler os conteúdos, anotar os trechos mais importantes e iniciar o processo de escrita.
8) Siga as regras da ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece regras específicas para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Portanto, leia as normas e estruture o TCC de acordo com elas. Um trabalho científico exige uma organização básica composta por:
-
capa e contracapa;
-
sumário;
-
introdução para tratar sobre a relevância do assunto e uma justificativa do projeto;
-
título e formulação do problema;
-
objetivo geral e específico;
-
hipótese para responder as perspectivas do tema;
-
materiais e métodos utilizados no estudo;
-
cronograma com a previsão de gastos na pesquisa;
-
orçamento para os materiais permanentes e de consumo;
-
conclusão;
-
referência bibliográfica;
-
anexos e apêndices com eventuais planilhas ou demais materiais complementares.
9) Faça uma revisão antes da entrega
O trabalho só ficará pronto depois de uma avaliação geral. Leia e releia a pesquisa e faça os ajustes necessários em relação à Língua Portuguesa, à bibliografia utilizada e ao tema apresentado.
Depois que tudo estiver pronto, é hora de entregar o trabalho e se preparar para a apresentação da banca examinadora. Ela é composta por professores ou profissionais da área que farão uma análise sobre a consistência do tema apresentado. O aluno tem o papel de defender suas ideias e explicar como chegou a determinado resultado.
Pronto! Ao seguir essas dicas você desenvolverá o seu TCC do curso de Ciências Contábeis e estará apto para entrar no mercado de trabalho como contador profissional.
Gostou dessas sugestões? Então, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e ajudar outros colegas de faculdade!