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Data driven: como criar uma cultura orientada por dados na sua empresa?

Data driven: como criar uma cultura orientada por dados na sua empresa? 1
Escrito por Fortes Tecnologia
Publicado em: 11/11/2019 Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Com o avanço da internet e da tecnologia, as empresas estão buscam aproveitar ao máximo dessas ferramentas para obter mais informações sobre o mercado, aperfeiçoar a tomada de decisões e criar modelos de negócio. A cultura data driven é uma das principais tendências que possibilitam o alcance desses objetivos.

Apesar deste ser um termo bastante conhecido atualmente, nem todos sabem exatamente como ela funciona e implantá-la na empresa. Neste artigo, explicamos o que é data driven, qual é a sua importância para a organização, bem como quais são as melhores estratégias para implementá-la. Confira!

Qual é o conceito de data driven?

Data driven é um termo em inglês que significa “direcionado por dados” e consiste em uma cultura corporativa com foco na utilização inteligentemente de dados, fazendo com que eles sejam o centro do planejamento estratégico e das tomadas de decisões da empresa.

Seu objetivo é utilizar todas as informações possíveis a favor da empresa, elas são bastante versáteis e podem ser utilizadas para gerar melhores insights, identificar problemas antecipadamente, conhecer as tendências de mercado, prever comportamento dos clientes e mais. Tudo isso traz muitas vantagens, como:

  • aumento das vendas;
  • geração de engajamentos;
  • qualificação de leads — potenciais clientes;
  • potencialização dos resultados.

Na prática, são utilizadas ferramentas tecnológicas que coletam e trabalham os dados automaticamente, sendo preciso que os gestores saibam como analisá-las e treinem seus colaboradores para utilizá-las.

Por fim, antes de investir nessa cultura, é importante diferenciá-la do marketing data driven:

  • marketing data driven: dados coletados dos clientes, fornecedores e colaboradores são utilizados para melhorar as estratégias de marketing;
  • cultura data driven: informações são usadas para criar melhores planejamentos estratégicos e adequar o comportamento dos colaboradores.

Por que é importante investir na cultura data driven?

Data driven está cada vez mais popular no mundo corporativo. De acordo com os dados da Gartner — empresa autoridade no ramo da tecnologia e informação —, 80% das organizações de todo o mundo terão investido nessa cultura em 2020.

Isso ocorre pelo amplo rol de benefícios obtidos pelas empresas que a implementam, confira os principais deles nos tópicos abaixo.

Possibilidade de fazer análises preditivas

Um dos maiores desafios para empresas que desejam manter seu crescimento a longo prazo é saber quais serão os desejos do cliente e o comportamento do mercado no futuro, quais são as tendências, plataformas mais utilizadas pelo público, suas preferências etc.

Graças aos dados coletados, os gestores saberão com precisão como será o futuro do mercado, permitindo que ele estrutura adequadamente objetivos e planejamentos a longo prazo, como também invista nos projetos mais benéficos para o negócio.

Redução de custos

De forma geral, a tecnologia é uma aliada que traz grandes reduções de custos para empresas, mas a economia é maximizada quando se implementa uma cultura direcionada aos dados, pois os colaboradores são incentivados e treinados para aproveitar de seus recursos.

Além disso, os custos dos produtos e do desenvolvimento da empresa são calculados com maior precisão.

Conforme a revista Harvard Business Review, 48,4% das 1000 empresas da lista da Fortune confirmam que conquistaram economias com a implementação da cultura Data Driven.

Decisões assertivas

Quando o gestor toma decisões baseadas no instinto ou suposições, ele está deixando o futuro da empresa à mercê da sorte, o que pode resultar em prejuízos ou até mesmo à sua falência. Mas a cultura data driven faz com que o máximo de dados seja aproveitado pelos gestores, tornando a tomada de decisões mais assertivas.

Otimização de processos

Além da tomada de decisões, outros processos da organização também serão otimizados. Você conseguirá investir em iniciativas e campanhas de marketing mais vantajosos, minimizando a probabilidade de alocar capital em projetos que não trarão bons resultados à empresa.

Segmentação de clientes

Com o data driven é possível delimitar melhor o seu público-alvo, você saberá o perfil de consumidor que mais consome seus produtos ou serviços. As informações auxiliam na criação de planejamentos estratégicos, de comunicação ou de marketing mais adequados para o seu público.

Por exemplo, se os seus consumidores se preocupam com o desenvolvimento sustentável, você poderá alterar a composição do seu produto para atraí-los, bem como fazer com que essa qualidade seja foco principal de sua campanha de marketing.

Insights para o planejamento estratégico

Insight pode ser traduzido para “introspecção” e, dentro do mundo corporativo, é o momento que o empreendedor tem uma súbita compreensão sobre um tema ou situação. Esse fenômeno é resultado da aquisição de conhecimento e maturação do subconsciente do gestor.

Quanto mais informações os envolvidos na empresa têm sobre o negócio e seu mercado, eles têm mais momentos de insights e visualizam com mais clareza, quais são as melhores decisões a serem tomadas.

Como implementar a cultura data driven na empresa?

Para implantar essa cultura dentro da empresa, aproveitar das vantagens listadas e maximizar seus resultados é necessário seguir alguns passos básicos, entenda quais são eles a seguir.

Localizar, identificar e coletar todos os dados

Qualquer ação gera algum tipo de dado, seja uma movimentação do mercado, contato com os clientes, vendas realizadas, entre outras atitudes. O primeiro passo é coletar essas informações e armazená-los para uma futura análise.

Como há um grande volume de informações, recomendamos a utilização de tecnologia em nuvem, em que são usados sistemas e servidores de terceiros para armazenar as informações.

Separar apenas o que é necessário

Depois de conseguir as informações, é preciso verificar quais são relevantes para o negócio, caso contrário a empresa poderá se sobrecarregar de dados irrelevantes, levando à ineficiência operacional.

É recomendável ter o apoio de um especialista no assunto, denominado Chief Data Officer (CDO). Esse profissional gerencia os dados ativos estratégicos da empresa, zela pela qualidade e governança dos dados, aplica as métricas adequadas e mais.

Também é crucial conferir se os dados estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD ou Lei n.º 13.709/2018 —, norma que diz como deve ser o tratamento dos dados pessoais coletados pelas empresas visando a segurança de dados.

Alinhar os colaboradores à cultura data driven

Invista no treinamento adequado para que os colaboradores saibam analisar os dados, separar os mais importantes e utilizá-los. Não é preciso dispensar o pessoal e contratar pessoas experts na área, recomendamos que sejam realizados treinamentos e cursos de capacitação para que seus talentos aprendam sobre o tema.

Usar ferramentas amigáveis

São várias fontes e ferramentas que podem ser usadas para coletar os dados, as mais amigáveis — cuja utilização é mais fácil — disponíveis no mercado são:

  • Google Analytics: permite entender como os usuários do site, blog ou aplicativo interagem com seu conteúdo, gerando relatórios sobre o comportamento dos clientes;
  • redes sociais: plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são úteis para que você entenda a opinião dos seus clientes;
  • Retargeting: essa ferramenta permite identificar quem já teve contato com sua empresa;
  • e-mail marketing: estratégia usada para desenvolver relacionamentos com seus clientes.

A cultura data driven é uma impactante tendência futura, sendo que os empreendedores que aproveitarem dessa novidade no presente conseguirão estar à frente de seus concorrentes e garantir seu lugar no mercado.

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