Saiba como fazer o controle de Crédito de Pis e COFINS

Saiba como fazer o controle de Crédito de Pis e COFINS
2 minutos de leitura

Você tem dificuldades em controlar o crédito do imposto de forma correta e apurar o imposto pago pelo cliente?  

Então, saiba como controlar o crédito de acordo com o o Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições e entenda melhor como  apurar o imposto de seu cliente e o benefício de controlar o crédito do seu imposto, gerando redução no valor a pagar. 

Entenda mais sobre o  Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições

De acordo com o Manual da Escrituração Fiscal Digital (EFD) de Contribuições, o controle de crédito tem por objetivo realizar o controle de saldos de créditos fiscais de períodos anteriores ao da atual escrituração, além do eventual saldo credor apurado no próprio período da escrituração.

Com isso, o controle de crédito de PIS e COFINS deve ser gerado nos registros 1100 e 1500 respectivamente.

E como será feito esse controle no sistema?

Conforme dispositivo legal, as empresas do Lucro Real podem se creditar de algumas aquisições realizadas. Dessa forma, para fazer o controle e a apropriação dos créditos de PIS e COFINS em nosso sistema, basta seguir as instruções:

1) Acesse o menu de “Cadastros – Histórico da Empresa” para que seja exibida a tela conforme a seguir:

1

2) Ao selecionar a opção “PIS/COFINS Cálculo do débito e controle do crédito com base nos itens de acordo com o SPED Contribuições”,  o sistema irá fazer a apuração do débito e do crédito com base nos itens, conforme determina o leiaute do SPED Contribuições.

3) Ao selecionar a opção 1, o sistema irá apropriar o crédito levando em conta sempre o mais antigo. Caso a opção não seja marcada o sistema apropriar o crédito usando primeiramente o saldo do mês atual.

4) Já a opção  1 serve para que o sistema realize o aproveitamento de forma automática, não necessitando que o usuário informe de qual mês deseja utilizar o saldo.

5) Caso a opção não seja marcada, uma nova tela será exibida para que o usuário informe qual crédito deseja utilizar, conforme a imagem a seguir:

1

 

Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!