Gestão contábil Fortes Gestão

Controle automaticamente as Certidões Negativas de Débitos de seus clientes

Controle automaticamente as Certidões Negativas de Débitos de seus clientes 1
Escrito por Eliane César
Atualizado em: 27/11/2018 Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Webinar Fortes Tecnologia e Exact SalesPowered by Rock Convert

A maioria dos escritórios contábeis demandam muito tempo do seus colaboradores no gerenciamento das Certidões Negativas de Débitos (CND) dos seus clientes. Veja como é fácil fazer a automatização de tarefas contábeis e como descobrir o que merece prioridade.

Para isso, acessam diversos sites governamentais como INSS, Receita Federal, SEFAZ e outros. Preenchendo informações repetidas como o CNPJ da empresa, digitam caracteres especiais (Captcha) e, dessa maneira, recebem a certidão.

Após isso, compartilham com o seu cliente e preenchem diversas planilhas onde controlam o vencimento desses documentos.

No Fortes Gestão todo esse processo é realizado de forma centralizada e automática. Confira os principais benefícios:

Consulta Certidões Negativas de Débitos automaticamente

Após definidas quais certidões serão consultadas para cada cliente, o Fortes Gestão irá consultar, emitir, publicar e disponibilizar as informações de forma automática.

Alerta sobre Débitos

Em caso de certidão positiva de débito, a empresa contábil e a empresa cliente recebem um alerta por e-mail. Tudo com muita segurança.

Vencimentos das Certidões

A empresa contábil acompanha e recebe alerta, através da Agenda de Obrigações, os vencimentos das certidões.

Quer conhecer o processo por dentro do nosso sistema? Saiba como cadastrar a CND em lote no sistema Fortes Gestão.

Atualmente, para o seu escritório contábil fazer o controle das certidões negativas de débitos de seus clientes, é necessário, antes de qualquer coisa, acessar os sites de diversos órgãos governamentais como INSS, Receita Federal, SEFAZ, SEFIN, etc. Em cada site acessar a guia da CND, inserir o CNPJ da empresa, digitar os caracteres especiais (conhecidos como Captcha) para emitir a certidão. Além de todo esse processo demorado, teria que ficar controlando em planilhas se a certidão estava vencida, qual a data do vencimento e etc.

Agora, todo esse processo foi automatizado e você, cliente Fortes, conta com uma funcionalidade que automatiza todo o processo de geração e controle dessas Certidões no Fortes Gestão!

Como funciona?

Para registrar as certidões que deverão ser controladas automaticamente, acesse o menu Cadastro – Certidões e Alvarás:

Ao acessar a tela teremos alguns botões padrões na tela:

C3

Novo(F2): Incluirá uma nova certidão.

Certidões

Empresa:

Deverá ser informada a empresa que deseja controlar as certidões negativas de débitos.

Estabelecimento:

Deverá ser informado o estabelecimento que deseja controlar as certidões. Se a empresa tiver matriz e filial, deverá ser feito um cadastro para cada CNPJ.

Emitir Certidão Negativas de Débitos Online:

A empresa está informando que deseja controlar a certidão de forma automática;

Tipo de Certidão Negativa:
Deverá ser escolhida dentre a lista de opções qual tipo a empresa quer controlar;

Reemitir certidão automaticamente quando faltarem x dias para vencer:
 
Deverá ser informado com quantos dias de antecedência ao vencimento o sistema deverá emitir a nova certidão, caso não seja informado a certidão será renovada no dia de seu vencimento.

Emitindo as certidões negativas de débitos:
 
Ao clicar no botão, o sistema já iniciará o processo de controle automático da CND junto ao órgão.
Caso ocorra lentidão na resposta do site responsável pela certidão, aparecerá o alerta abaixo, informando que o sistema se encarregará de realizar a emissão automaticamente das certidões solicitadas pendentes sempre ao acessar a tela de Certidões e Alvarás.

CND2

Editar (F3): 
Em caso de edição de uma certidão, somente será possível alterar as informações de Título, Número, Data de emissão, Validade, Tipo, Alerta por e-mail e Observação.
Para controlar uma certidão já cadastrada de forma automática, deverá ser utilizado o utilitário de Iniciar Controle Automático de Certidão.

Excluir (F4): 
Excluirá o registro da certidão.

Documentos: 
Caso a certidão seja controlada de forma automática, estará disponível o link de acesso a certidão que foi emitida e armazenada nas nuvens.

Reemitir:
Rotina que será utilizada para as certidões com status Irregular que o usuário deseja uma consulta instantânea de status direto ao órgão. Ressalta-se que em caso de certidões irregulares, o sistema fica verificando periodicamente se o status da certidão foi atualizado.

Viu, como é simples!? Quer saber mais conteúdos sobre as responsabilidades do setor de contabilidade de uma empresa é prevenir, detectar e evitar que cometa qualquer fraudes contábeis. Então, saiba como evitar fraudes contábeis.

Controle automaticamente as Certidões Negativas de Débitos de seus clientes 2Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eliane César

Gerente de Produto nas áreas Fiscal, Contábil e Patrimônio na Fortes Tecnologia. Contadora. Especialista em Gestão e Planejamento Tributário pela Faculdade 7 de setembro. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Piauiense. Representante da Fortes Tecnologia no Grupo de Trabalho Piloto do projeto SPED. Membro da Comissão Técnica do SPED do CRC/CE.

Deixar comentário.

Compartilhar