5 sinais de alerta da empresa para ter um software de gestão de pessoas

5 sinais de alerta da empresa para ter um software de gestão de pessoas
3 minutos de leitura

O RH é um departamento vital para a organização. Ter um software de gestão de pessoas também, acredite! Afinal, todo negócio depende de colaboradores para tocar suas operações e também para crescer no mercado.

Quem cuida deles é justamente o setor de Recursos Humanos, que auxilia na captação de bons profissionais, acompanha os trâmites burocráticos, ajuda os gestores na condução do time e motiva todos a produzirem mais e melhor para a gestão de pessoas.

Mas para gerar valor para a organização, o RH precisa ser bem administrado. Caso contrário, a gestão de pessoas não será adequada e pode acabar gerando mais prejuízos do que benefícios.

A eficácia de um setor tão importante não pode ser submetida a métodos antiquados, como blocos de anotações e planilhas; é preciso pensar em novas formas de gerir as pessoas, como usando um software moderno e eficiente.

Abaixo, listamos 5 sinais de que sua empresa está precisando de um software de gestão de pessoas e que deve adotá-lo o quanto antes. Confira:

5 sinais que a empresa precisa de um software de gestão de pessoas

1) Os dados do ponto não estão sendo coletados precisamente

Quando feito manualmente, em controles de papel, o ponto de seus funcionários se torna muito burocrático. Quanto mais complexo um processo é, mais ele fica sujeito a erros.

Se o RH está percebendo falhas e vendo que o controle não está sendo feito com a precisão que deveria, então é hora de adotar um software de gestão de pessoas. Esse tipo de sistema coleta os dados de acesso e horários dos profissionais automaticamente, sem quaisquer erros.

2) A folha de pagamento não está sendo elaborada corretamente

Para fechar a folha de pagamento, o RH precisa de dados como admissões, demissões, faltas, horas extras, suspensões, afastamentos, férias, entre muitas outras.

Se o responsável não está conseguindo elaborar a folha devido ao grande volume de dados e à imprecisão deles, então corre o risco de não realizar seu fechamento da forma correta, o que pode gerar uma série de prejuízos para a empresa.

3) O ambiente de trabalho está virando um caos

O papel do departamento de RH vai muito além de efetuar demissões e admissões e gerar folhas de pagamento. Ele também precisa reduzir conflitos e manter a equipe motivada, para que um ambiente de trabalho agradável seja criado.

Mas o pessoal de RH não terá tempo para fazer isso se estiver ocupado demais coletando dados manualmente, o que pode gerar um caos no ambiente de trabalho.

4) A rotatividade de profissionais está alta

A alta rotatividade de colaboradores é um problema que afeta o orçamento da empresa e mancha a sua imagem como empregadora no mercado.

Essa alta rotatividade geralmente ocorre quando os profissionais não veem transparência nos processos do RH ou quando eles percebem a desorganização no ambiente. Tudo isso é causado justamente pelos processos manuais e burocráticos adotados pelo departamento de RH.

5) Multas e processos trabalhistas estão ocorrendo

Dados de ponto imprecisos, falta de transparência e ambiente de trabalho bagunçado — que pode gerar acidentes — resultam em multas e processos trabalhistas.

A incidência deles é, normalmente, o último sinal que seu departamento de RH está desestruturado e que ele precisa contar com um software de gestão de pessoas, antes de ter maiores e mais graves prejuízos, provocando a saída de sua empresa do mercado.

Tenha um software e reduza mais de 40% do seu processo manual

Se um desses sinais já apareceu na sua empresa, então isso mostra claramente que seu departamento de RH precisa contar com um software de gestão de pessoas.

Caso contrário, mais sinais surgirão e mais prejuízos o seu negócio terá. Em uma realidade tão competitiva quanto a atual, a utilização de um software como esse não é algo opcional, mas obrigatório para aquelas empresas que querem crescer e se destacar no mercado.

Você já detectou algum desses sinais na sua empresa? Se sim, aproveite para conhecer os softwares de gestão de pessoas da Fortes, que pode levar o gerenciamento dos seus colaboradores a outro patamar! 

Super KIT do Recrutamento e Seleção 2024
Calendário do RH e DP 2024
Não perca mais nenhuma novidade!

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro das novidades!